domingo, 23 de março de 2014

Vitória briosa com nota artística

Grande exibição esta tarde frente à Académica (sofreu mais golos hoje - 3 - que em toda a segunda volta) a fazer lembrar a nota artística doutros tempos. A Académica é uma boa equipa, mas o Benfica hoje foi fortíssimo.

A gestão de quinta-feira frente ao Tottenham resultou em cheio (Jesus referiu que a vitória de hoje começou mesmo na anterior partida) e a equipa hoje esteve insuperável, portanto foram conseguidos os 2 objectivos: 3 pontos esta tarde e quartos de final da Liga Europa.

O Benfica foi dono e senhor do jogo do primeiro ao último minuto, enviou 3 bolas aos ferros e desperdiçou, pelo menos, mais 3 golos feitos. Continuamos, ainda assim, a ser o melhor ataque (a melhor defesa e melhor goal-average) do Campeonato (mas com números muito distantes do que vinha sendo habitual na era Jesus) e a liderar isoladíssimos a principal competição de clubes em Portugal.

Depois do primeiro golo de Lima (iniciou a boa jogada de Rodrigo - em força e velocidade - com um excelente toque de peito), o minuto 27 traria, para mim, o momento do jogo. Fejsa recupera uma bola na parte lateral do terreno, junto à nossa grande área, e o que se seguiu foi pura magia:

Fejsa -(1)- Garay -(2)- Siqueira -(3)- Fejsa -(4)- Siqueira -(5)- Lima -(6)- Fejsa -(7)- Garay -(8)- Luisão -(9)- Enzo -(10)- Sílvio -(11)- Markovic -(12)- Sílvio -(13)- Markovic -(14)- Lima = GOLO!

14 passes e o Benfica vai de uma área à outra, sempre em posse (há uma perda momentânea no 12º passe, de Markovic para Sílvio, mas que o português imediatamente recuperou) para Lima (que havia estado junto à nossa área no início da jogada) concluir com o seu segundo golo uma jogada fabulosa.

Antes do intervalo, Siqueira (bem melhor a atacar que a defender hoje) desperdiçou o terceiro em mais uma excelente jogada. A segunda parte trouxe mais do mesmo mas apenas um golo, de Enzo Pérez (furou a defensiva contrária e já em desequilíbrio teve a frieza e a classe para concretizar um bonito golo):

 
 
 
Fejsa foi um monstro (para mim o melhor em campo). Lima trabalhou como sempre e já vai em 17 golos em todas as competições (melhor marcador do plantel), é incrível o quanto o brasileiro corre e trabalha em prol da equipa, e muitas vezes não se dá mérito ao seu desempenho (principalmente quando não marca). Não tem a espectacularidade ou a técnica de Rodrigo, nem a eficiência do melhor Cardozo, mas corre para todo o lado, desgasta as defesas adversárias e abre muitos espaços para os colegas, e de vez em quando marca uns golitos ("só" vai em 17 depois dos 30 do ano - incompleto - passado).
 
Rodrigo e Gaitán, sobretudo o primeiro, também estiveram em bom nível, e Salvio (a acrescentar minutos) esteve quase a voltar aos golos (maldita trave). O Enzo, além do golo, também subiu uns furos em relação aos últimos jogos.
 
Despachada a Académica vêm aí dois bons jogos, difíceis e competitivos, e ambos no Norte: quarta-feira às 21h no Dragão (1ª mão da Taça de Portugal) e Domingo às 17h no Estádio Axa em Braga (25ª jornada do Campeonato).
 
Se Jesus não poupou ninguém hoje, acho que devia fazê-lo no Dragão. É apenas a primeira mão e acho que a nossa teórica segunda equipa chega e sobra para vencer lá. Bem sei que eles vão entrar que nem cães procurando vingar as vergonhas que têm sofrido no Campeonato, mas o Benfica é muito mais equipa. E se há coisa mais saborosa que vencer no Dragão...só vencer no Dragão com os "suplentes".
 
A eliminatória não ficará decidida 4ª feira, não há porque desgastar em demasia a equipa nesse jogo (menos decisivo que a segunda mão com o AZ, por exemplo), mas sim jogar de forma inteligente (importante não entrar nas quezílias e armadilhas que estarão presentes em campo) e utilizar a o desespero contrário a nosso favor.
 
Acredito que Jesus não jogue com a melhor equipa, mas a sua (e nossa) ambição de vencer a Taça, certamente que o levará a apostar numa equipa competitiva e forte (Cardozo e Salvio devem ser titulares) trocando no máximo 5 jogadores (mantém-se o quarteto defensivo e a dupla de meio-campo). Veremos que acontece até lá, mas confio que temos muitas chances de vencer.
 
Quanto a Braga e ao Campeonato falamos depois. Para já faltam 11 pontos.
 
 

Sem comentários: