segunda-feira, 15 de julho de 2013

Reforços 13/14

DJURICIC - é a pérola da nova época, jogador ágil, com uma técnica tremenda, visão de jogo e jogador de equipa. Desenvencilha-se com facilidade dos adversários, faz a equipa jogar (quase sempre em velocidade) sabe assistir e concretizar. Filip Djuricic tem aquele plus, aquela centelha dos génios, não há volta a dar, vai ser craque. No Benfica vai-se deparar muitas vezes com blocos baixos e esquemas defensivos distintos do futebol holandês e é aí que reside a incógnita acerca do seu rendimento, ou melhor, de quanto demorará até encaixar neste futeluso quezilento e trapaceiro. Apesar de franzino é muito ágil o que o ajudará nas movimentações entre linhas no último terço do terreno, ter Matic atrás será importante, mas é na conexão com Lima (ou outro PL) que residirá muito do nosso sucesso ofensivo. Porque se no meio do terreno temos jogadores dotados todos de boa técnica (Enzo, Amorim, Gomes) isso ajudará a que o nosso futebol "deslize" facilmente até Djuricic (e com segurança), mas é importante olear o processo daí em diante. E é nessa fase que as rotinas levam mais tempo e precisam mais trabalho (porque aí haverá mais adversários e, à partida, apenas uma referência - PL - ofensiva). É aqui que poderá acontecer uma "novidade" na nova época, com os "extremos" a serem cada vez mais interiores, auxiliando Djuricic nas linhas de passe, podendo até trocar de posição com o 10. Djuricic tem alguma verticalidade no seu jogo, mas é adepto do futebol apoiado, de toque. Talvez não tenhamos este ano um PL com 30 golos, mas provavelmente os dois extremos/interiores + Djuricic possam atingir os dois dígitos na contabilidade final. Parece ser muita a responsabilidade nos ombros do jovem sérvio, mas isso é algo que não afectará o rendimento de Djuricic, pelo contrário, ele é alguém que adora jogar futebol e adora o "jogo bonito". Será uma das figuras do Sport Lisboa e Benfica 13/14.

MARKOVIC - Lazar Markovic é o segundo génio sérvio (depois de Djuricic) que o Benfica contratou esta época. Tem um pique demolidor, consegue acelerar em curtos espaços de terreno e, normalmente basta-lhe a velocidade para se desembaraçar dos adversários. Tem classe, técnica e superior e, para meu espanto face à sua juventude, é um jogador não-egoísta, joga muitas vezes de primeira e normalmente passa a bola a um colega bem tocado. Com 19 anos e idolatrado no seu país, seria "normal" ver ali tiques de vedeta e um "agarrar-se à bola" como se fosse o craque da rua dele, mas pelo contrário, Lazar Markovic é bastante generoso e demonstra até uma certa "vergonha" dentro de campo. Devido à sua velocidade, técnica e jogo explosivo tem tudo para ser um ala de elite, mas vejo em Markovic (hoje) um ala diferente, porque procura muito zonas interiores. As suas diagonais e o jogo apoiado podem ser letais porque ele demonstra alguma profundidade nas movimentações, mas está pela primeira vez fora do seu país e creio que não vai explodir já (porque os nossos extremos, tacticamente têm uma das missões mais desgastantes e não se podem limitar a atacar, e de Markovic conheço pouco ou nada defensivamente). Mas o Benfica tem aqui matéria-prima de excepção, com paciência e muito trabalho, Markovic pode virar lenda para o 3º Anel, esperemos que a equipa tenha estabilidade nos resultados e que a equipa técnica saiba extrair o melhor deste miúdo, porque no dia que ele perder a "vergonha", quando se sentir confortável na equipa e no Clube...será um caso sério!

LISANDRO - vem rotulado como o melhor central do Campeonato Argentino e já é internacional o que deixa pouca margem para dúvidas. Potente, muita classe no desarme e ainda uma muita interessante taxa goleadora são algumas das suas características. Não é rápido mas tem um belíssimo sentido posicional que permitia que se destacasse no Arsenal de Sarandi. O grande desafio de Lisandro Lopez no Benfica é defender uns bons metros mais à frente que na Argentina, porque enquanto que o seu antigo clube optava por um bloco baixo (o que ajuda os centrais...), no Benfica raramente terá essa postura. Mas é alguém que me dá totais garantias e segurança no futuro, e tendo Luisão ao lado a tendência é melhorar muito. Penso que o Benfica acertou na mouche com mais este argentino.

MITROVIC - não o conhecia de parte alguma e nunca o vi jogar. Mas nas primeiras declarações à Benfica TV impressionou-me verdadeiramente, vi ali um gajo de carácter, muito profissional, humilde e trabalhador. Mas declarações pouco ou nada interessam dentro de campo, mas não deixei de registar positivamente as palavras do sérvio, sinceramente gostei bastante, nada de show-off, apenas atitude e muita garra. Depois dos primeiros minutos com o Manto Sagrado acho que não me enganei, o homem veio mesmo para deixar marca, ainda é cedo, mas o Benfica terá contratado 2 grandes centrais, vénia para a nossa prospecção.

SULEJMANI - é, se calhar, o jogador com mais nome na Europa de todas as contratações do Benfica esta época, mas a mim não me entusiasma por aí além. Tecnicamente é fortíssimo, coloca a bola onde quer e tem uma muita boa visão de jogo, mas acho-o "lento", ou melhor, sem velocidade para ser ala no Benfica. E depois parece-me outro jogador muito melhor no jogo interior que no exterior. Um jogador com a sua habilidade e toque de bola é sempre uma boa arma (ainda por cima se se confirmar a preponderância do jogo interior em 13/14) mas não o vejo, longe disso, como titular indiscutível. Será talvez uma opção/solução em determinados jogos, mas não o vejo com intensidade para dar cartas no Benfica de Jesus.

STEVEN VITÓRIA - foi uma contratação que não percebi, acho por exemplo o Jardel mais útil que ele (e mais rápido já agora) mas chega com o rótulo de goleador e exímio marcador de bolas paradas. Se JJ o pediu ele saberá o porquê, mas a menos que saiam 1 ou 2 centrais...não o vejo com muitos minutos. Alto, forte fisicamente, pode ser uma alternativa interessante, mas não tenho grandes esperanças nele.

SÍLVIO - outro com que não "simpatizo, na direita com Maxi, Cancelo e André Almeida estou tranquilo, na esquerda com Melgarejo e Cortez...talvez tenha mais possibilidades, ainda assim parece-me outra contratação escusada. Regressa como internacional português e bastante experiente na nossa Liga, talvez venha a ser útil. Não é nenhum génio mas também não é cepo, trouxe mais opções ao grupo (faz as duas laterais). Era bom (para ele e sobretudo para nós) que explodisse em ano de Mundial...mas mantenho as minhas reservas, oxalá me engane e Sílvio demonstre qualidade para ser destaque no Benfica.

CORTEZ - lateral esquerdo muito ofensivo e que também tem muito jogo interior. Bom tecnicamente mas fraco no último passe/centro. Penso que para Cortez ter sucesso no Benfica tem que ser "combinado" com um extremo forte no jogo interior também, mas que saiba compensar defensivamente. Markovic é o mais forte no jogo interior mas defensivamente é quase inexistente; Gaitán também é muito bom em zonas interiores e embora tacticamente apoie mais que Markovic também não o acho o parceiro ideal para Cortez; já Ola John é muito bom no jogo exterior e menos forte no jogo interior, logo... Mas o brasileiro não deixa de ser uma alternativa diferente a Melgarejo, menos forte defensivamente que o paraguaio mas com muito mais pendor ofensivo. Se JJ conseguir corrigir tacticamente o brasileiro, o Benfica ganha mais uma arma...ofensiva.

É importante realçar que esta é a opinião que eu já tinha dos reforços ANTES de chegarem ao Benfica (com a excepção de Mitrovic) e que os 2 jogos já realizados não alteraram, primeiro porque são apenas 180 minutos e depois, porque nesta fase da época os jogadores acumulam sobretudo cargas físicas e estão longe do seu fulgor (exceptuando talvez Lisandro que vem de jogar o Torneo Clausura).

Sem comentários: