sábado, 29 de março de 2014

Beijo de Judas ? Não, abraço de Barrabás.

Rezam as crónicas (d'O Jogo, quem mais ?) que no final do último Porto-Benfica, o Presidente portista Pinto da Costa esperou por Jorge Jesus, deu-lhe um abraço e acompanhou-o até à sala de imprensa. Curiosamente (ou talvez não) não existem imagens ou fotografias do encontro, mas como ninguém do Benfica (incluindo JJ) o negou, dou por verdadeira a saudação.

Já o disse aquando da suposta defesa de Villas Boas que Jesus terá feito em Londres (e posteriormente nas conferências de imprensa), o cidadão Jorge Jesus pode ter os amigos que bem entender, o treinador do Sport Lisboa e Benfica encerra em si outro estatuto e competência, e esse treinador não pode nunca colocar a sua imagem privada à frente da sua imagem pública.

Jesus não pode dissociar o seu estatuto de treinador da maior potência futebolística do país das suas aparições e comportamentos (públicos ou privados). Mais estranheza me causa esta forma macia e dócil de lidar com o maior rival, quando ainda há pouco tempo havia "mostrado os dentes" - sem aparente razão ou sentido - a um jovem treinador (Marco Silva) e a uma equipa (Estoril Praia) que nunca desrespeitaram o Benfica ou o seu treinador.

E por falar de respeito, que dizer dos "gozos e graças" constantes da casa azul ao Benfica e ao próprio Jesus ?? Ainda está fresca na memória de todos os benfiquistas, a piadola de Pinto da Costa com o ajoelhar de Jesus, as críticas vorazes e desrespeituosas de alguns treinadores azuis para com o treinador do Benfica, mas, pasme-se, Jesus não só deu a outra face como mostrou uma inusitada falta de amor próprio (logo ele!!).

É nestes pormaiores que Jorge Jesus se esquece de "vestir a camisola". Ele que já esta época foi castigado por defender um adepto, acha que há algum adepto benfiquista no Mundo que defenda um abraço seu a Pinto da Costa ?? Vivemos num mundo civilizado, bem sei, mas há situações em que Jesus fica a milhas da mulher de César; ao retribuir um cumprimento venenoso (porque é Jesus quem é manipulado em toda esta situação, ou alguém acha que o "encontro" foi acidental ? mais, esperaria Pinto da Costa por Jesus se este tivesse ganho o jogo ? pois...) JJ caiu no engodo e ficou à mercê de todos aqueles que sentem o Benfica 365 dias por ano.

Barrabás foi um criminoso que saiu absolvido pela "populaça" face ao desejo desta em condenar Jesus de Nazaré (e depois de Pilatos não encontrar motivos para condenar Jesus, trouxe aquele criminoso para que o povo decidisse quem poupar, lavando as mãos dessa decisão), na verdade, um era inocente e o outro um claro culpado, ainda assim as hostes resolveram condenar o justo pelo pecador. Jesus foi muito inocente nesta história, porque todos sabemos quem é o verdadeiro culpado, mas se nos cabe a nós - povo do Benfica - não repetir o mesmo erro condenando o indivíduo errado, Jesus tem que fazer muito mais pelos seus "seguidores", tem que ser e parecer Benfica sempre! E naquele momento não defendeu os milhões de adeptos constantemente insultados, não defendeu o clube mais vilipendiado por aquele Barrabás e não soube ter a postura e o orgulho que se exige ao treinador do Benfica.

Isto no fundo não passa de mais um fait-diver, basta o Benfica derrotar amanhã o Braga e ninguém recordará este episódio, mas os benfiquistas de gema não esquecem, e estes "imbróglios" também terão peso na hora de condenar ou absolver. Disse e repito que JJ é treinador tecnicamente muito competente, mas parece não estar a esse nível no que ao futebol "jogado" fora das 4 linhas diz respeito.

Se ele realmente quer apagar este episódio (e gostava imenso que alguém do Benfica o tivesse chamado à razão acerca desta história) não tem outro remédio senão eliminar o Porto na Luz e, aí sim, ir retribuir o abraço a Pinto da Costa.

P.S. - parabéns ao Maestro Rui Costa! Faz hoje 20 anos que estive pela primeira vez na Luz (Benfica 2-1 Parma), na 1ª mão das meias-finais da Taça das Taças. Oxalá o Rui possa conquistar esta época aquilo que lhe fugiu naquele ano enquanto jogador: um título europeu.

2 comentários:

Sarilhos Grandes disse...

Tyler Durden, mais uma vez o teu
reparo na atitude do JJesus é mui-
to bem visto, mesmo sabendo que
não é tempo para guerras entre Benfiquistas.Desde que està no Benfica,JJesus NUNCA FALOU CONTRA o FCP nem contra O P.da Costa apesar de vez em quando sofrer algumas humilhações vindas do la-
do FCP. Não esquecer sobretudo o episodio do almoço com o mesmo
P.da Costa, apös ter ganho o ùnico campeonato, ( ganho na 2a parte da ùltima jornada...),com o LFV a ter de aumentar a parada em termos de ordenado!!! Admiro-o,mas
tive e tenho sempre a sensação que ele não està a 100% na nossa
casa; e é um sentimento natural:
não me esforço para ser contra ele! Mas o nosso Presidenten,tam-
bém nunca foi contundente com o P.da Costa;pensei sempre que hà algo de secreto entre os dois que
impede a LFV de insistir mais no caso do 'Apito...'e noutras situações. Boa sorte para a nossa
equipa amanhã!


Tyler Durden disse...

Caro Sarilhos Grandes, tanto quanto sei, o Jesus foi aliciado pelo Porto no final da época 09/10 e no final da época 12/13. Do almoço que fala não sei...admito que sim, mas se puder adiantar mais qualquer coisa...

E sim, irrita-me que o Jesus não vista a camisola e seja também cáustico com o principal rival, essa é mesmo a maior pecha que tenho que lhe apontar.

Quanto a Vieira e o AD discordo, acho que durante muito tempo o nosso Presidente foi a única voz a insurgir-se contra isso, a denunciar a quem de direito o que se passava (e passa...) nos meandros do futebol português. Talvez seja ressabiamento dessa fase que levou ao castigo sui generis de Vieira (impedir de festejar ??), mas esta semana ainda vou escrever um post sobre isso.

Abraço.