segunda-feira, 17 de março de 2014

O vento é do Benfica. O melhor ataque e melhor defesa também.

Pela primeira vez no Campeonto 13/14, o Benfica fez 4 golos. Em todos os jogos (41) desta época, só por duas vezes conseguimos marcar tantos golos: 4-3 ao Sporting (9 de Novembro de 2013) e 5-0 ao Gil Vicente (4 de Janeiro de 2014), ambos os jogos na presente edição da Taça de Portugal.

Com os 4 golos de hoje, o Benfica torna-se - com 44 golos - no melhor ataque do Campeonato, e continua a ser a defesa menos batida (15 golos sofridos em 23 jornadas), apesar de não sofrer 2 golos num jogo desde 15 de Dezembro (2-3 no Estádio do Algarve, frente ao Olhanense). Aliás, o Benfica sofre 2 golos para o Campeonato em 4 ocasiões (Marítimo fora, Arouca em casa, Olhanense fora e Nacional fora) que representam mais de metade do total de golos sofridos. Se em casa isso só aconteceu uma vez, não deixa de ser quase inadmissível que tenha sido frente a um recém-promovido (Arouca) e que tenha custado um empate.

O que estes números transmitem, é que ver hoje um jogo do Benfica é um sossego, para o bem e para o mal. Positivamente porque mesmo sem grande espectacularidade o Benfica vence quase sempre, e de forma inapelável. O negativo, na minha opinião vem dessa mesma falta de espectáculo. Pode-se dizer (e bem) que o Benfica é hoje uma equipa de classe: madura, sólida e cínica. Para ser sincero tenho saudades de um Benfica mais ofensivo, mais demolidor e goleador, mas se o caminho para o(s) título(s) é este...que assim seja!

Tinha escrito que, na 2ª volta, tínhamos 3 saídas difíceis (Nacional, Braga e Porto), com os 2-4 desta noite na Choupana ficam a faltar duas, e frente a um Braga & Porto distantes (nesta altura da época) dos seus melhores dias, portanto não conto com nenhuma derrota até final no corrente Campeonato.

Com 7 pontos de avanço a 7 jogos do fim, o Benfica tem o Campeonato Nacional mais que controlado, por isso se calhar era interessante virar agulhas para as outras 3 Taças onde estamos envolvidos (Europa, Portugal e Liga). Bem sei que convém não ter mais olhos que barriga e que os fantasmas de Maio último só desaparecerão quando, efectivamente, levantarmos canecos, mas também não posso escamotear que temos equipa, plantel e calendário para alcançar grandes feitos.

Seguem-se dois jogos na Luz para cumprir calendário (com Tottenham e Académica) e depois dois jogos mais a sério e mais difíceis (no Dragão e no Estádio Axa), o primeiro para a 1ª mão da meia-final da Taça de Portugal e 3 dias depois para o Campeonato (25ª jornada). Talvez fosse interessante gerir a equipa nos 2 jogos que se seguem para podermos atacar os dois seguintes compromissos na máxima força.

Mas chega de futurologia. Faltam 14 pontos.


P.S. - a equipa de basquetebol do Benfica conquistou ontem a Taça de Portugal, dezoito (!!!) anos depois da última, em 96, era o Enorme Carlos Lisboa (treinador actual) jogador do Sport Lisboa e Benfica. Ao nosso dream team o meu obrigado!

2 comentários:

Unknown disse...

Concordo com quase tudo, mas:

- deixe-se lá na gaveta o espetáculo, em prol da efetividade, sa segurança e da eficácia nas vitórias;

- dizer que temos calendário para aspirar a ganhar tudo ... bem, olha para a sucessão de jogos que podemos ter pela frente: se formos a tudo, podemos ter 18 jogos até ao final de Maio. Só ao alcance das grandes equipas, sem dúvida.

Mas quanto ao resto, bora lá BENFICA!

Tyler Durden disse...

Unknown, no primeiro ponto tens toda a razão, ainda assim eu acho que no Benfica não basta ganhar, há que jogar bem, marcar golos e dar espectáculo. Eu penso assim, e há mesmo vitórias que me aborrecem. Não se trata de super exigência, cresci com esta ideia, com a sensação que ganhar "só" não chega. Não vou ao ridículo de afirmar que prefiro dar show a vencer títulos, mas se pudermos dar um toquezinho de futebol à Benfica (ofensivo e empolgante) nessas conquistas...perfeito!

Quanto ao segundo ponto, desta vez não estamos pressionados no Campeonato como noutras alturas (o ano passado, entre outros exemplos) e não temos que "ir a jogo" sempre com os melhores jogadores (até porque este ano temos uns 17/18 "titulares"), portanto seria interessante procurar dosear a euforia e o desgaste físico por forma a discutir tudo o que está em jogo.

Depois dos deuses nos terem virado costas na última época, o Karma deve-nos muito, só não esperava que nos "pagasse" tão cedo, a ver vamos. Muito optimista acerca do que aí vem.

Abraço.