sábado, 8 de março de 2014

O Jorge e o Jesus

«Nota Prévia: Da mesma forma que lhe aponto todas as qualidades que tem quando o critico, não me esqueço dos erros e dos problemas que apresenta ano após ano quando o elogio.


O Jorge Jesus é um Treinador incrível. O Jorge Jesus tem qualidades nalguns momentos do jogo que pouco se vê na Europa do Futebol. O Jorge Jesus sabe de Futebol como muito pouca gente e as suas equipas taticamente são simplesmente soberbas.

O Jorge Jesus erra ano após ano na gestão, nas teimosias épicas e na facilidade com que se incompatibiliza com alguns jogadores. É uma besta na forma mas não o é no conteúdo, ou seja, refila de forma ridícula com os seus jogadores não sabendo que alguns reagem de forma diferente de outros, mas o porquê desse "refilanço" é sempre bem visto, é sempre válido.

O Jorge Jesus parece todos os anos que vai partir a corda, que já não vai ser a mesma coisa, que já não vai dar outra vez, mas depois recupera SEMPRE a equipa... é incrível... Esse trabalho este ano parecia impossível, parecia que ninguém seria capaz de recuperar uma equipa que perde tudo nas finais do ano passado, que regressa com uma derrota e que parece mais apática que nunca...

O ciclo tinha de facto acabado (continuo a achar o mesmo) mas ele respondeu de forma categórica com uma equipa a crescer e a tornar-se novamente demolidora. Uma equipa que é das que melhor defende na Europa com poucos jogadores (como ele em tempos disse, defender com muito é fácil... difícil é defender com pouco), uma equipa que não deixa o adversário respirar e que tem movimentações muito bem trabalhadas e difíceis de parar, que tem processos bem conseguidos e que fazem alguns jogos parecer mais fáceis do que realmente são.

Nunca pensei que ele conseguisse recuperar uma equipa que ele próprio esgotou, que ele próprio não conseguiu conduzir a títulos na época passada embora tenha chegado às decisões todas (exceto Taça da Liga).

Provou que merece o nosso apoio incondicional até final da época, foi criticado por muitos e todos lhe escreveram um autêntico Requiem (eu incluído), mas a verdade é que a corda esticou mas voltou a não partir e parece ter engrossado mais que nunca. Grande trabalho.

Muitos (ou quase todos) os problemas do Jesus surgem de um excesso de poder que é culpa da estrutura onde está inserido. Assim sendo, se alguma corda tiver que partir que não seja a dele, o trabalho apresentado depois de um péssimo momento merece toda a confiança e apoio para avaliarmos os sucessos ou insucessos no final desta época.
Os enormes vêem-se nas más fases e o Jesus recuperou um Benfica que parecia destruído mentalmente. Grande trabalho e os meus sinceros Parabéns.

Agora? Agora é continuar e espero poder festejar no Marquês em vez de só reservá-lo para depois não aparecer (coisa de rico como fazem os Abramovich's quando reservam restaurantes inteiros e almoçam no iate).»



Texto retirado do blog http://gordovaiabaliza.blogspot.pt/2014/02/jorge-jesus-mao-palmatoria.html  os negritos são da minha autoria.

Copiei este texto porque o acho um perfeito exemplo do trabalho de Jorge Jesus. Fui contra a sua entrada em 2009, mas no final da 1ª jornada (e depois de um empate em casa - !!! - frente ao Marítimo) estava rendido. Desde essa data apoio-o e acho que é, de longe, o melhor treinador que tivemos desde Sven Goran Eriksson. Tem falhas ? Tem. Erros ? Alguns. Mas tem também virtudes e competências que tornam o balanço das suas capacidades claramente favorável.

Acho que a sua principal falha reside na comunicação: com os media e com os atletas. Falta-lhe aquela pontinha de astúcia e sagacidade (vulgo mind-games e/ou capacidade de motivação) que demonstra tantas vezes dentro do terreno de jogo. A treinar Jesus deve estar entre os melhores do Mundo, já a passar a mensagem está longe de figurar em qualquer ranking de destaque. JJ subiu a pulso, nunca teve "cunhas" nem "padrinhos" no mundo do futebol, talvez isso tenha ajudado ao seu ego desmesurado, mas a verdade é que o homem apresentou trabalho em inúmeros clubes.

O treinador contemporâneo não pode ser apenas um Mestre da táctica, é preciso ser também um Mestre da câmara e um Mestre das palavras, saber conjugar o técnico-táctico com o emocional, retirar mais dos jogadores não só aprimorando o treino mas apelando também ao psicológico. Como futebolista digo há muito que o estado psicológico é no mínimo tão importante quanto o físico, quando um jogador está bem, feliz, motivado, rende muito mais (mesmo que o seu estado físico não esteja na plenitude. Já o contrário não acontece: um jogador pode estar nos píncaros fisicamente que se tiver algum "problema" emocional, não renderá. Ou pelo menos ficará aquém do seu real valor.

Como disse uma vez António-Pedro Vasconcelos, o Jesus «sabe de futebol para encher uma enciclopédia, e sabe coisas que não estão nem nunca estarão em nenhum livro». Mas hoje em dia isso per se não chega, há que estar atento a todas as vertentes do futebol, do futebolista e do grupo.

Se calhar é fácil "escrever bem" de JJ agora, mas eu sempre fui seu defensor e este Benica 13/14 até me parece o que menos se ajusta ao meu gosto pessoal (pouco espectacular e poucos golos) tendo uns míseros 38 golos marcados em 21 jornadas do Campeonato (os golos do Benfica de Jesus à 21ª jornada: 51 em 12/13; 49 em 11/12; 44 em 10/11; 56 em 09/10), o seu pior registo.

Há ainda muito Campeonato pela frente e quatro provas em disputa e se este Benfica não empolga como outros (pela ausência de vertigem e espectacularidade à la rolo compressor) também é verdade que esta equipa é muito sólida e difícil de bater, portanto apesar de as perspectivas serem positivas ainda falta...tudo.


Sem comentários: