sábado, 15 de março de 2014

Mantém os amigos perto (aos berros ?) e os inimigos ainda mais perto ??

Nefasta a Conferência de Imprensa de Jesus antes do jogo frente ao Nacional. A "súbita" amizade com Manuel Machado levou o nosso treinador a afirmar que o Nacional é a melhor equipa depois dos três grandes porque pontuou em Alvalade (0-0) e no Dragão (1-1). O Estoril, só no Dragão (0-1) já fez mais pontos que esses 2 jogos do portento Nacional da Madeira, e ainda empatou em casa tanto com Porto (2-2) como com Sporting (0-0).

Mais, esse novel quarto grande foi despachado por 3-1 na Amoreira e empatou (2-2) na recepção ao Estoril depois de ter estado a perder por 2 golos de diferença. Afinal, o Nacional da Madeira (5º classificado com 34 pontos e uma diferença de golos de 30-22) é melhor que o Estoril (4º classificado com 39 pontos e um saldo de +12 nos golos marcados e sofridos: 34-22) exactamente em quê ?? Em 22 jornadas, o Nacional ganhou...8 jogos! Já o "fraco" Estoril leva 11 vitórias...e tem apenas mais uma derrota (5) que o Nacional (4) mas já fez 5 dos 6 jogos com os ditos "três grandes", ao passo que o Nacional fez 3/6. Portanto, o Estoril tem mais vitórias, mais golos marcados e os mesmos sofridos, mas o Nacional é melhor ??

Isto é claramente a falta de chá de Jesus a falar, Marco Silva (e o seu Estoril) deve fazer-lhe "comichão", o que é para mim surreal porque o jovem treinador sempre se mostrou respeituoso para com o Benfica (diz-se que é mesmo benfiquista...) e tem demonstrado ser um excelente técnico. O ego de Jesus sentiu-se claramente beliscado pela qualidade de Marco Silva, mas o que realmente me irritou foi que essa "comichão" não seja dirigida a outros "artistas" do futebol, que esses sim já afrontaram várias vezes o nome do Benfica.

Um desses artistas é o André Villas Boas. Ouvir JJ solidarizar-se com esse personagem e por via da sua defesa (?!??) "pegar-se" inclusive com a sua equipa técnica deixou-me siderado. Com quem devia ser implacável passa a mão no pêlo, e com quem está do seu lado...grita e empurra ? Não esperava de todo estas palavras (e parece que antes da segunda mão com o Tottenham haverá mais...), mas ainda estou à espera que ele se refira a Shéu, Rui Costa e Raúl José com palavras positivas ou de relevo...

Jesus pode ter os amigos que quiser, obviamente, mas há situações, por contrastantes que são, que o deixam muito mal visto. Se calhar sou eu que, admito, não consigo ter fair-play para com personagens e símbolos de um polvo corrupto que há 30 anos tenta achincalhar o bom nome e a honra do Sport Lisboa e Benfica, mas Jesus devia saber (ou alguém lhe devia explicar - à força se for preciso) para com quem demonstrar fair-play e para com quem ser duro.

Jesus mudou alguma coisa esta época, acreditou em mais jogadores (ok, que este plantel pode ser o mais forte em opções que já teve ao seu dispor), teve um discurso mais rectilíneo (sem grandes picos de euforia) e não menosprezou nada (sejam adversários, sejam os recursos ao seu dispor). Falta-lhe vestir verdadeiramente o Manto Sagrado e identificar objectivamente quem são os nossos adversários. Deixo-lhe uma dica: temos 4 Benfica-Porto garantidos (que ainda podem ser 6) até final desta época, todos a darem acesso a títulos, vou escutar atentamente todas as palavras dessas antevisões, análises e pós-jogo do treinador do Benfica.

Gosto do Jesus, é um treinador fabuloso, o melhor que vi no Benfica desde Eriksson (que um dia disse, depois do imbróglio para a marcação do local de uma final da Taça de Portugal, «Deixa-os marcar o jogo para as Antas que nós vamos lá ganhar na mesma.») mas falta-lhe vestir a camisola, mostrar que é um de nós, sobretudo quando defrontamos equipas que através da corrupção nos roubaram (e a Jesus também!) tantos títulos. É isso que te falta Jesus, porque mesmo que ganhes tudo, se continuares com esta postura "simpática" para com adversários indignos nunca serás tão grande como poderias ser entre nós, os benfiquistas de berço.

2 comentários:

Sarilhos Grandes disse...

Caro Tyler Durden,acabas de publi-
car o comentàrio MAIS INTELIGENTE
e pertinaz sobre os acontecimen-
tos que envolveram o JJesus; tam-
bém fiquei estupefacto quando se
falou numa pertensa solidariedade
para com esse vaidoso ( ainda mais que o JJesus...)do A.V.Boas.
E essa de quase se vangloriar de
não ter pedido desculpa ao Shéu
e talvez também aos outros é mesmo
de alguém que jà traiu o BENFICA,
quando apös ter ganho o ùnico cam-
peonato, se reuniu com presidente
batoteiro do FCP, obrigando o LFV
a melhorar-lhe substancialmente o contrato...! Saudações Benfiquis-
tas de Paris.

Tyler Durden disse...

Caro Sarilhos Grandes, o treinador do nosso Clube não tem que ser tão benfiquista como nós (mas devia), mas se algo ou alguém ataca o Sport Lisboa e Benfica, por inerência...ataca o seu treinador também. E também não sei se compete ao treinador expor-se numa contínua defesa do Clube, mas sei que lhe compete não se associar a anti-benfiquistas (porque o Benfica é o símbolo que ele veste actualmente e que lhe paga - não há salários em atraso por aqui - o ordenado) ou muito menos elogiá-los.
Os "acontecimentos" de White Hart Lane até poderiam já ter passado à história como fait-divers se Jesus não permitisse que os nomes de Shéu-Han ou Raúl José ou Rui Costa continuassem a ser beliscados. Bastava dizer publicamente que foi o "calor do jogo" e que já havia sido resolvido no seio do grupo, elogiando ainda a competência dos três visados. Não custava nada, toda a gente veria a situação como um momento próprio de futebol entre pessoas que se respeitam e cuja relação permanece inalterada. Assim, dá-se azo a todo o tipo de especulações e teorias...

Abraço para a Cidade-Luz.