quinta-feira, 20 de março de 2014

Mau jogo, mau resultado mas...rumo aos quartos de final (pelo 5º ano consecutivo)

Sentia-se que este jogo não tinha chispa, não havia pressão nem grandes feitos a atingir depois da estrondosa vitória (1-3) de White Hart Lane. Um Tottenham sem ambições (e com alguns jogadores importantes fora) frente a um Benfica que não tinha nada a ganhar nesta partida.

O início da partida mostrou isso mesmo, um Benfica tranquilo a deixar correr o marfim e uma equipa inglesa que, sem grande espalhafato ou pressão, tentava ter bola e chegar perto da área encarnada. Houve um remate falhado de Soldado, sozinho na área, que era bem o espelho de um Benfica relaxado emocionalmente.

Jesus voltou a mudar muita gente (e o jogo de hoje era ideal para isso) mas essas mudanças só se sentiram nos últimos 15 minutos, onde os menos utilizados "sofreram" fisicamente num momento do jogo mais "partido" que nunca. É verdade que (e JJ sublinhou-o) o desgaste dos minutos de hoje serão importantes daqui em diante, porque os jogadores que hoje "sofreram" estarão melhores nas próximas disputas, e só com minutos nas pernas podem atingir melhores desempenhos.

O Benica está num período de pouco descanso, pouco treino e muitos jogos, logo era essencial poupar jogadores hoje (e até Domingo frente à Académica, mas parece que, de momento, Jesus só tem olhos para o Campeonato). Jogámos segunda-feira, hoje (5ª) e voltamos a entrar em campo Domingo e quarta-feira. Com a passagem aos quartos de final da Liga Europa os jogos vão-se suceder a um ritmo frenético, esperemos que a imagem de hoje não se volte a repetir nos jogos de enorme tensão que aí vêm.

E foi essa tensão inexistente de hoje que nos permitiu chegar ao primeiro golo, Salvio acreditou, chegou à linha final e entregou o golo a Garay que cabeceou sem defesa para Brad Friedel. A eliminatória estava sentenciada. Se até aí jogávamos relaxados, nada se alterou daqui para a frente e o próprio Tottenham pareceu baixar definitivamente os braços.

Esperava-se apenas o fim do jogo (tanto os nossos jogadores como os deles) quando Chadli fez um belo remate e empatou a partida (78'). Não tenho a certeza se Oblak poderia ter feito mais alguma coisa, o remate é bom mas fiquei na dúvida sobre a colocação e estirada do esloveno (fica o benefício da dúvida). Parecia então que os ingleses já não regressariam à sua Pátria tristes por mais uma derrota.

No minuto seguinte (79') Chadli volta a marcar. Apesar do offside do belga ter passado em claro, houve muita passividade da defesa e o jogo ganhou pela primeira vez emoção. Os ingleses arriscaram tudo e semearam o pânico com 2 situações claras de golo (numa valeu Luisão com Oblak já fora da baliza, e na outra o esloveno fez uma bela defesa a um cabeceamento sem oposição). Os benfiquistas pareciam tremer, as bolas aéreas eram terríveis e não conseguíamos ter posse de bola com o mínimo de critério aceitável. Acho até que estes minutos "nervosos" do jogo foram mais demérito nosso que mérito dos ingleses.

Haveríamos de chegar ao empate no último suspiro (num penalty clarinho de Sandro sobre Lima) com Lima a impedir que sofressemos a primeira derrota na Luz, nesta "nova" Liga Europa. Sofremos 4 golos em 2 jogos (dois na Choupana e dois hoje) e foi o terceiro jogo consecutivo a sofrer (Tottenham - Nacional - Tottenham) depois de longas semanas sem ir ao fundo das redes.

Não gosto de colocar tudo em causa ao primeiro resultado negativo, mas se o Campeonato está mais que ganho, teremos vida difícil nas restantes competições. Veremos se o menor fulgor de hoje foi uma excepção dos nossos rapazes (que tantas alegrias já nos proporcionaram esta época) ou se foi um aviso sério que o Benfica ainda não está uma equipa imbatível e fiável em todas as competições.

Ninguém se destacou, talvez Garay fosse o melhor em campo do Benfica na 1ª parte (onde além do golo deve ter vencido todos os duelos individuais), mas notei que Enzo voltou a entrar mal (será que só consegue render o máximo entrando de início); André Gomes tem pormenores de classe mas é ainda muito trapalhão; Salvio caminha para voltar a ser decisivo; e Djuricic está a ter uma não-época, voltou a roçar o zero e não acredito que tenha algum grande destaque positivo no que resta da época (oxalá me engane). Ah, e Oscar Cardozo. Não era o dia dele. Mas acho que devia lutar mais e reclamar menos. Bem sei que o Cardozo (até pela sua fisionomia) é um jogador que demora a ficar em forma, mas nos 2 jogos desta eliminatória o seu contributo assemelha-se ao de Djuricic. Tacuara é preciso mudar essa atitude e "apertar" ainda mais no trabalho, oxalá Domingo venha o golo que te sossegue e traga de volta o melhor que tens para nos dar.

Benfica, Juventus, AZ, Lyon, Valencia, Porto, Basel e Sevilla são os apurados, comungo da ideia de JJ (e já o havia escrito): só não queria a Juventus. O empate (e a exibição) de hoje fizeram-nos descer à Terra, vamos apoiar para que Domingo iniciemos nova subida ao Céu.

Sem comentários: