domingo, 2 de março de 2014

Agridoce

Ponto 1 - o Benfica foi a única equipa que mereceu ganhar;

Ponto 2 - há um golo incrivelmente mal anulado ao Belenenses que lhes daria o empate a cerca de quinze minutos dos 90;


O Benfica continuou a senda de bons resultados (voltando a não sofrer golos, é já a defesa menos batida da prova: 13 golos sofridos em 21 jogos) batendo o Belenenses por 0-1 no Restelo. Mas jogou "pouquinho". O jogo vale pelos 3 pontos e pela (enésima) genialidade de Gaitán. No dia de aniversário de Lazar Markovic, o argentino Nico Gaitán teve uma arrancada brutal e culminou-a com um chapéu soberbo. Estavam decorridos 7 minutos de jogo.

O golo parece ter transmitido um excesso de confiança aos jogadores, é verdade que o Belenenses nunca esteve perto de marcar ou assustar sequer, mas o Benfica "pôs-se a jeito". O adversário deu o que tinha: suou, correu e nunca virou a cara à luta. Já o Benfica procurou resguardar-se e terá tentado proteger um resultado magro cedo demais.

Houve muita entrega de ambas as equipas, mas ao Benfica exigia-se muito mais. O segundo golo tardava em aparecer e os abnegados atletas do Belém fizeram das tripas coração para não perderem este jogo. Marcaram mesmo um golo, muito mal anulado por offside inexistente. O erro é tão gritante que o fiscal de linha dá a sensação de ter levantado a bandeira por reflexo, e muito depois do lance ocorrido.

Gosto que o Benfica vença e bata recordes (neste caso defensivos) mas vencer assim com um erro grosseiro que nos beneficia é horrível (nem consigo imaginar o que alguns portistas "a sério" sentirão com 30 anos de coisas assim...) e deixa-me um sabor amargo na consciência. Sim, o Belenenses não mereceu vencer, mas a displicência dos benfiquistas talvez merecesse o castigo do empate, empate que talvez também fosse um prémio justo à enorme luta dos homens do Restelo.

Na 1ª volta perdemos 2 pontos na Luz, frente a este Belenenses com o golo deles em offside, mas nem isso apaga a sensação estranha e agridoce dos 3 pontos de hoje: sim vencemos, não, não estou contente. Do jogo gostei de muito pouca coisa, além do génio de Gaitán pouco mais há a realçar. Gostei muito das declarações finais, sobretudo dos homens do Restelo. Tanto o treinador como o jogador do Belenenses não fizeram um choradinho com o lance e procuraram realçar o sacrifício e bom trabalho da sua equipa. Passar um jogo inteiro dominado pelo Benfica e depois vir "chorar" de uma semi-oportunidade de golo mal anulada parecer-me-ia exagerado. O Belenenses correu mas nunca esteve perto de incomodar o Benfica, portanto a vitória seria sempre uma miragem, mas pelo fair-play demonstrado no final a minha vénia.

Também gostei das declarações de Jesus nessa mesma flash-interview porque resumiu exactamente aquilo que eu pensei: a equipa não sofre golos e às vezes demonstra excesso de confiança que nos pode sair caro. Não custou hoje, mas... Só gostava que Jesus tivesse também dito claramente que o golo do adversário era legal, só lhe ficava bem. Apesar de ter "contra-atacado" com o offside da 1ª volta que nos roubou 2 pontos (e essa referência, no fundo, admite o erro que hoje nos beneficiou) não custava nada dizer que hoje havia sido beneficiado. Era uma lufada de ar fresco no Futeluso e uma chapada de luva branca em muita gente.

Faltam 22 pontos. (mas depois do que vi hoje....22 pontos são uma enormidade ainda)

3 comentários:

Anónimo disse...

Incrivelmente mal anulado só para quem não conhecer as regras do fora de jogo...

Anónimo disse...

Deixa de ser anjinho...

Tyler Durden disse...

Para mim é um fora de jogo bizarro porque simplesmente NÃO existe. Nem conheço regra nenhuma que invalide aquele golo, mas se quiserem expô-la...

O Benfica ganhou bem (jogando pouco) mas o golo do Belenenses foi mal anulado.