sábado, 22 de março de 2014

Juniores e Futsal: raça, querer e ambição!

A equipa de Juniores, que quarta-feira se apurou para as meias-finais da UEFA Youth League eliminando «uma super equipa» (como o treinador João Tralhão apelidou o City), voltou hoje à fase de apuramento do Campeão Nacional (do qual é detentora do título). E fê-lo da melhor maneira, derrotando o Porto por 1-0 no Caixa Futebol Campus.

Foi um jogo de muita luta e suor, com os jogadores portistas e o seu treinador a parecerem réplicas dos sombrios anos 80 e 90 para os lados das Antas: provocações, insultos e muita porrada. Mas estes meninos benfiquistas já não caem nesses jogos de bastidores, são miúdos formados noutra era e tentam ser melhores - pasme-se !! - apenas jogando dentro das 4 linhas.

Mesmo com o jogo a meio da semana (os portistas despediram-se da UEFA Youth League em Dezembro) os benfiquistas foram inteligentes na hora de gerir o jogo e não permitiram qualquer sufoco do Porto (apesar de estes terem entrado bem e com muita posse de bola). Só nos faltou "matar o jogo" com um segundo golo (não surgiu sobretudo por demérito nosso), porque de resto fomos uma verdadeira equipa: solidária, esforçada e lutadora.

Uma arbitragem completamente desfasada (que tipos de agressões serão passíveis de cartão vermelho ?!? É que hoje houve várias, umas não tiveram qualquer punição e outras um ridículo amarelo) e sem qualquer tipo de autoridade com as afrontas do treinador e jogadores portistas não foi suficiente para nos desconcentrar e terminamos a 1ª volta da Fase de Apuramento de Campeão como líderes.

Com 7 jornadas disputadas temos 16 pontos, os mesmos de um excelente Braga que derrotámos no CFC com muita dificuldade (1-0), mais dois que o Sporting (3º) e mais 7 (!!) que este Porto (4º). Mas atenção, nada está ganho, os três primeiros estão em posição de lutar até ao fim com as mesmas armas. Nos 7 jogos finais, o Benfica vai jogar fora frente a Leixões, Braga, Oeiras e Porto, recebendo Guimarães, Leiria e Sporting, sendo que as últimas duas jornadas são um Benfica-Sporting (penúltima) e um Porto-Benfica (última).

Mas estes miúdos já nos surpreenderam mais que uma vez esta época, portanto confio que conseguirão o bi-campeonato.

Numa das modalidades onde temos títulos europeus (e temos em 4: futebol, futsal, hóquei e atletismo), o futsal, recebemos e vencemos aquela que diziam ser "a melhor equipa do mundo e arredores" (a mais arrogante é-o sem dúvida, treinada por um gajo que fala, fala, fala mas...voltou a levar uma lição de humildade), o Sporting (3-1).

Não tenho problemas em dizer que a equipa de futsal do Sporting é fortíssima (individualmente acho que têm mesmo melhor plantel que nós) mas o treinador deles é um arrogante de primeira e tenta constantemente menosprezar o Benfica. Pois bem, depois de na 1ª volta termos ido derrotá-los a sua casa (7-8), hoje repetimos a dose e somos líderes do Campeonato (e prováveis vencedores da fase regular, que nos dará a vantagem do factor casa no playoff).

Vamos ver se o Sporting (que, segundo eles era candidato à Champions e nem à final-four chegou) continua com a mesma garganta daqui até final da época, porque a verdade é que os nossos atletas têm-se superado e deram hoje mais uma demonstração da sua raça. Numa época difícil (o plantel desta época foi quase refeito de raíz, e o 5 inicial também) que é de transição, os rapazes do futsal dão provas que podemos acreditar neles e que o melhor está para vir. Parabéns.

P.S. - não sei se alguém reparou (ou sabe explicar), mas tem-me chamado a atenção um pormenor nas capas do Record (penso que nos outros desportivos não acontece), ao promoverem um jogo televisionado colocam o logo e o nome da SportTV mas não o da BenficaTV (e acho que também não colocaram o da SIC aquando do Tottenham-Benfica). Motivos legais ??

Sem comentários: