domingo, 21 de abril de 2013

O derby dos derbys

Joga-se hoje o maior derby do país no Estádio da Luz, defrontando-se as duas equipas com as maiores falanges de apoio do desporto nacional. Mas defrontam-se separadas por 34 pontos (!) na tabela.

O Benfica leva 37 jogos consecutivos invictos, o Sporting, por seu lado, apenas realizou 37 jogos em toda a época 12/13, conseguindo ter menos vitórias (11) que empates (13) ou derrotas (13). Só estes dados chegariam para provar as enormes diferenças entre o momento dos clubes, mas em termos de qualidade futebolística, a diferenção é tão ou mais abissal. Não fosse o Sporting um rival histórico e este seria um jogo sem grandes dúvidas e história. Mas não é.

E só isso "ajuda" a explicar a campanha da nossa Comunicação Social nos últimos 10/15 dias. Lemos de tudo um pouco para tentar equivaler os rivais, chegando mesmo ao limiar da comédia quando deparamos com frases destas:

Sporting é favorito ; Sporting não vai perder ; Sporting vai ganhar

O destaque que tiradas destas (por parte de "notáveis" leoninos) encontraram na CS esbarraram no silêncio e prudência do Benfica e benfiquistas. O agigantamento que a CS procurou fazer nos últimos tempos em relação à equipa do Sporting (equivalendo, provavelmente, os piores registos da história do Sporting face a um dos melhores de sempre da história do Benfica) é algo digno de twilight zone.

Não quero ser sobranceiro ou desprezar um dos maiores clubes portugueses, mas a diferença actual é tão grande que o Benfica (1º) está obrigado a derrotar o 9º classificado (Sporting) sem apelo nem agravo.

Sei tudo do Benfica. Ou melhor, sei tudo aquilo a que um espectador tem acesso. Conheço os nossos jogadores todos, sei como jogam, sei do que são capazes. Conheço o instinto predador de Oscar Cardozo; conheço a capacidade de Salvio se desembaraçar do seu marcador directo e criar chances de golo umas atrás de outras; conheço o génio e o pique de Nicolás Gaitán; conheço o tandem-táctico que Matic & Enzo constituem; e conheço ainda a sagacidade do nosso treinador.

Do outro lado conheço pouco ou nada. O único jogo que vi completo do Sporting foi o derby da 1ª volta (1-3 para nós), logo a minha análise sobre este adversário será sempre escassa. Ainda assim têm jogadores interessantes como Wolfswinkel, André Martins ou Carrillo. E dos bons jogadores espera-se sempre um toque de magia. O prolema é que falamos de um desporto colectivo, de táctica, e aí, o nosso conjunto parece-me verdadeiramente superior em todas as variantes futebolísticas que queiramos analisar.

Outros mitos "analisados" esta semana fala da irreverência da juventude leonina. Pois bem, vamos ver se a irreverência se coaduna com 60.000 fanáticas vozes em contra. Incrível como ninguém aborda isso, o medo cénico, a pressão insuportável de enfrentar o Inferno da Luz, arena que não raras vezes se demonstra inultrapassável para o mais veterano dos profissionais (Olá Papin) mas que será um "pormenor" face à "irreverência leonina".

Depois "diz-se por aí" que a pressão é toda do Benfica. Ora bem, aconteça o que acontecer, o Benfica continuará líder isolado deste Campeonato logo à noite. Já o Sporting corre sérios riscos de falhar o apuramento europeu (pela 3ª vez na sua história), o que, para um clube depauperado financeiramente, seria um golpe brutal.

Mas há que vender o "peixe" e vendeu-se este derby dos derbys como um desafio duríssimo e equilibrado. Parece-me irreal e acho sinceramente que isso funcionará a nosso favor. O Sporting tem esta noite a sua noite do Marquês, visto que o anti-benfiquismo (segundo os próprios, sinónimo de sportinguismo) daquelas bandas é resumir o "campeonato" a vencer o Benfica. Ano atrás de ano é esse o sonho do Sporting/sportinguistas.

Pois bem, aqui reside a maior dificuldade desta partida, eles vão dar tudo por tudo para vencer ou empatar. E um adversário com esta motivação peculiar é sempre difícil. Por outro lado, para nós é "apenas" mais um jogo na caminhada do(s) título(s). Se os nossos jogadores entrarem em campo com a mesma mentalidade de fazer sangue, de derrotar o adversário como se de sobrevivência se tratasse, então prevejo vida muito difícil para o Sporting e grandes probailidades de vitória expressiva.

Mas o Benfica ainda tem muitas finais. Ao contrário do Sporting, para nós, a época não acaba hoje nem se resume ao desafio desta noite. Se a nossa equipa incorparar a raça, querer e ambição deste clube (e particularmente dos Benfica-Sporting) então não haverá CS que valha ao nosso rival, o jogo será desequilibrado.

Vamos esperar que seja um bom jogo de futebol, mas eu, se tiver que arriscar um prognóstico apontaria a uma vitória do Benfica por 3-0.

Sem comentários: