quinta-feira, 4 de abril de 2013

45.862 = 6-1 (Rio Ave atropelado)

Na sequência do último post confirmaram-se duas coisas:

- atropelámos o Rio Ave;
- juntos, todos, com Estádio da Luz muito bem composto, é muito difícil jogar contra o Benfica;


Veremos se se confirmam as restantes opiniões no que falta deste micro-ciclo. Mas o que importa ressalvar é que o Benfica fez sábado passado (véspera da ressurreição cristã) um regresso ao futebol espectáculo e ao rolo compressor doutras alturas.

Uma equipa "a toda a pedalada", confiante e a demonstrar que estava ali para arrasar depressa com o seu adversário. Cavalgadas, posse, jogo bonito e muita gente a destacar-se com qualidade superior. Melgarejo - que abriu o marcador - vai ser grande, mas já está um belíssimo lateral (e agora até golos marca). No início da época não era muito ofensivo, precisamente porque Jesus estava a trabalhar a sua vertente defensiva (onde, obviamente estava desajustado dos deveres que a posição obriga), e era raro vê-lo com o fulgor actual no último terço do terreno. Pois bem, Melgarejo não só está um lateral muito competente defensivamente como começa agora a dar sinais do vendaval que pode criar na "banda" esquerda.

Matic fez o segundo e - o homem não sabe jogar mal - voltou a encantar. A classe com que este sérvio (olá Sinisa) domina literalmente o centro do terreno coloca-o, actualmente, entre os 10-20 melhores centro-campistas do Mundo! A forma como, a passo, "deita" adversários, gira, dribla e encontra os companheiros é fabulosa. É Matic (com toda a sua técnica e visão), mesmo sendo "médio defensivo", quem começa a derrubar as defesas contrárias. É a maior pérola do Benfica actual.

De seguida Lima fez 3 golos. E que dizer de Lima ? Um gajo que corre, luta e trabalha (sozinho ou com outro avançado) o jogo inteiro! E depois leva "só" 24 golos desde que se estreou em Coimbra! A posição, ou melhor, a função de Saviola (naquela equipa 09/10) é dele. Lima pode não ter a inteligência para jogar entre linhas do argentino, mas tem mais pujança e finalização. Até final da época, creio que Lima brilhará nos jogos mais duros que nos faltam...

Por fim, Enzo Pérez fechou a goleada. Enzo que fez um partidazo e encheu o campo, ainda teve tempo para deitar um adversário e fuzilar o impotente Oblak. Enzo não é Ramires, Enzo não é Salvio, mas Enzo Pérez foi votado o melhor jogador argentino do Campeonato das Pampas, antes de chegar ao Benfica. Só quem não o conhecesse se pode surpreender com pedazo de jugador que temos entre nós. Um jogador tecnica e tacticamente evoluído que junta a garra e determinação argentinas para construir um cocktail explosivo.

Javi & Witsel who ? Alguém se lembra hoje desses 2 jogadores ? Mais, alguém trocaria hoje Matic/Enzo por Javi/Witsel ?? O mérito é dos dois jogadores mas também de Jorge Jesus.

Chegados a Abril o Benfica segue invicto nas competições nacionais e contabiliza 2 derrotas na época (ambas na Champions e ambas em 2012). Os profetas da desgraça, os "velhos do restelo" têm metido, semana após semana, a "viola no saco". O Benfica está a fazer, a todos os níveis, uma época extraordinária, mas à medida que a Glória se aproxima esses "zunzuns" vão perdendo fulgor, importância e relevo, mesmo na blogosfera.

Resta continuar a encher o Estádio da Luz e continuar a demonstrar que unidos somos mesmo um Inferno para o adversário! Venha o Newcastle!!

Sem comentários: