terça-feira, 16 de abril de 2013

A primeira final já cá canta

O Benfica apurou-se ontem para o Jamor, terminando assim o mais longo hiato sem presença na disputa da Prova Rainha (exactamente 7 épocas; 04/05 foi a última - de má memória - presença, derrota por 1-2 frente ao V.Setúbal). Mas não conquistamos esta Taça desde 03/04 (2-1 frente ao Porto), 8 anos que significam também o mais longo período sem a conquista da 2ª maior competição doméstica.

O jogo de ontem não teve grande história, ambas as equipas sabiam que o primeiro finalista estava encontrado (o outro sairá da disputa entre V.Guimarães e Belenenses) e sobretudo devido a isso, o encontro foi morno.

O Benfica bastante profissional e um competitivo Paços (grande época e grande treinador) tiveram um despique táctico sem grandes emoções, ainda assim, mais acutilante o Benfica, que deixou a sensação que só não venceu porque não precisava.

Uma pena também o erro de Maxi que impediu que chegássemos à Final com um score impoluto   (18-0 até ontem). Depois da falha de Newcastle, ontem voltou a ser um erro próprio a permitir o golo adversário. Desses dois erros saldou-se o apuramento para uma meia-final (LE) e o apuramento para a primeira final da época (TP). Nada de grave portanto, apenas uma "areiazinha" na engrenagem mas que não mancha a dinâmica impressionante (37 jogos consecutivos sem perder; fez golos em todas as 25 jornadas do Campeonato) desta equipa.

Quem não dorme em serviço é Oscar Cardozo, que ontem fez mais um golo. Para melhor perceberem a dimensão dos números do Tacuara, visitem o fabuloso trabalho de Alberto Miguéns ( http://em-defesa-do-benfica.blogspot.pt/2013/04/venha-final.html ), um exemplar adepto do Sport Lisboa e Benfica.

Estamos no Jamor. Celebre-se o regresso à festa do povo já com o último e decisivo micro-ciclo à espreita. Domingo há derby eterno e espera-se uma Catedral a rebentar pelas costuras em apoio ao Glorioso. Já não vou em tretas de que quem está pior ganha o derby, até porque me parece factualmente inverosímel. Portanto respeite-se o rival mas vença-se! Sem misericórdia. Não pode haver facilitismos, mesmo que o adversário esteja abaixo do meio da tabela, afinal de contas, derby é derby. Mas lá chegaremos ao momento de dedicar um post à próxima jornada do Campeonato Nacional, para já resta-nos manter os níveis de concentração no máximo e ficar alerta perante o que falta jogar de uma época que - esperamos todos nós - se prevê brilhante.

P.S. - o Benfica B (nesta altura a formação - das B - melhor colocada na II Liga) recebe amanhã o Atlético, naquele que será o primeiro jogo deste escalão no CFC. Espera-se uma vitória de um grupo recheado de bons valores e que atravessou imensas contrariedades neste primeiro ano, mas que mesmo assim tem apresentado resultados muito bons. Fica prometido um rescaldo da equipa B quando a época terminar.

Sem comentários: