domingo, 21 de abril de 2013

Como eu vi o derby

5' - Garay "papado" em velocidade por Wolfswinkel, que remata já em queda e Artur defende;
7' - sem repetições, parece-me ter havido penalty de Maxi sobre Capel;

Jogo equilibrado no primeiro quarto de hora, disputado mas, surpreendentemente, com um Sporting ligeiramente melhor face a um Benfica com muitos erros no passe e no posicionamento táctico.

23' - amarelo poupado a Matic;

Aos 30' continua melhor posicionado o Sporting, falta chama ao Benfica.

35' - Lima avança e deixa em Cardozo, este, de forma excelente, procura o espaço e "descobre" Gaitán, solto, na esquerda, Nico faz um belo cruzamento e aparece Salvio a fuzilar, G O L O !!

Acorda o público, acorda a equipa e o Sporting treme nestes minutos.

40' - amarelo poupado a Maxi;

O intervalo chega depois de termos assistido a uns bons 30 minutos do Sporting, melhor colectivamente e perante um Benfica sonolento, demasiado relaxado e por isso mesmo a falhar demasiados passes e a ser apanhado desposicionado mais que uma vez. Luisão (não há dúvidas acerca de quem é o Patrão da defesa) e Melgarejo são os meus destaques positivos dos primeiros 45 minutos.

58' - boa chance para o Benfica na sequência de um canto, Cardozo não conseguiu rematar a passe de Enzo.

Benfica entrou melhor nestes 15' da segunda parte, o Sporting, através de alguns cantos consecutivos vai equilibrando a partida.

74' - GOLÃO! Nico, Nico, Nico, Nico Gaitán! O Sr Nicolas Gaitán (que apesar da assistência no primeiro golo havia estado demasiado trapalhão e pouco efectivo) domina a bola, rodopia deixando Rinaudo e André Martins perdidos, a caminharem no sentido oposto (olé), tabela perfeita e de primeira com Salvio ultrapassando Joãozinho (olé 2) e, sem a bola tocar no chão desde que sai dos pés de Salvio, Nico Gaitán assiste, de primeira novamente, Lima para que este fuzile Rui Patrício.  FA-BU-LO-SO !!!

A 15 minutos do final tem havido muitos cantos mas o perigo é apenas relativo e não efectivo.

90' - termina o último derby da época. Matic & Enzo cresceram muito na 2ª parte, Ola John entrou mas não foi decisivo, Salvio está cada vez melhor tacticamente e Maxi tem sangue benfiquista naquelas veias.

62.563 espectadores viram o 38º jogo consecutivo do Benfica sem perder e, o 30º jogo (para o Campeonato) consecutivo a marcar por parte dos encarnados. O score do Campeonato benfiquista cifra-se agora em 70-15 (golos) resultantes em 22 vitórias e 4 empates. Brilhante !

O árbitro teve um critério largo (dir-se-á que apitou à inglesa), mas teve-o para os dois lados. O Sporting surpreendeu-me porque não os esperava tão coesos tacticamente, mas na verdade que lances de golo criaram eles ? Como queria o Sporting vencer o jogo (se é que não se contentavam com um empate...) é algo que ainda desconheço, depois de estarem a perder foi nítido que não havia plano B ou forcing por conseguir outro desfecho.

Por outro lado, o Benfica mostrou ser uma equipa adulta e tem a maturidade dos Campeões, não perde a cabeça, sabe medir o tempo e a forma de atacar e defender. O Benfica é hoje uma equipa muito difícil de bater e terrivelmente eficaz na hora de chegar ao golo.

Ciao Sporting, para o ano há mais.

Sem comentários: