terça-feira, 28 de maio de 2013

O Benfica de Jesus (fim de ciclo ?)

Jorge Jesus concluiu 4 épocas consecutivas no comando técnico da equipa de futebol senior do Sport Lisboa e Benfica. Nas competições domésticas o Benfica foi ganhando menos títulos ao longo das 4 épocas (2 na primeira, 1 na segunda, 1 na terceira e 0 na quarta; sendo que nunca venceu TP ou Supertaça e apenas se sagrou Campeão no primeiro ano). Já na Europa o percurso - apesar de não conquistar nenhuma competição europeia - foi inverso, tendo melhorado os registos europeus a cada época, a saber:

.1/4 da LE
.1/2 da LE
.1/4 da LC
.finalista da LE

Em 4 anos JJ conquistou apenas 4 títulos (1 Campeonato Nacional e 3 TL) o que é manifestamente escasso para o Benfica. Na temporada que agora finda salda-se com ZERO conquistas efectivas (o que nunca tinha acontecido na era-Jesus) e com um final de época dantesco, deprimente e de pesadelo. O mais natural e óbvio - perante estes dados objectivos - era procurar novo treinador.

Mas as coisas não são assim tão lineares. Aliás, se o trabalho do nosso treinador se resumisse a títulos, se efectivamente os parâmetros de avaliação da sua competência se esgotassem no número de Campeonatos e Taças na nossa "vitrine", não haveria qualquer discussão ou incerteza no futuro do comando técnico: fora com este e venha outro.

Mas há muito mais em Jorge Jesus que merece ser contailizado.

Ponto prévio, sou a favor da continuidade de Jesus (a menos que Mourinho, Klopp ou Guardiola estejam assegurados...), escrevi aqui que há muito se devia ter renovado e este "adiar da assinatura" não me parece que tenha sido benéfico para ninguém. E sou a favor porque considero que é com o futeol e as ideias deste treinador que o Benfica está mais próximo daquilo que preconizo para o nosso Clube: futebol espectacular, ofensivo, com muitos golos e dominador.

Não estou a desvalorizar as conquistas (afinal aquilo que mais conta num clube de futebol) que não aconteceram, ou a hiperbolizar a "nota artística", a estética e atitude do nosso futebol, acho é que o modelo de JJ é o correcto, comungo da ideia de jogo que ele apresenta e acho mesmo que as escassas conquistas não o têm a ele como responsável maior. E, mais importante ainda, acho que naquilo que melhor realizámos é Jesus o principal obreiro e responsável.

Mas uma coisa é certa, é preciso mudar alguma coisa neste Benfica, tem que haver reajustes no organigrama do futebol, não penso é que essa remodelação passe obrigatoriamente pela saída do técnico.

Mas façamos a análise ao contrário, que prejuízos existem para o Benfica com a continuidade de Jesus ? Desde logo a tensão no balneário. A atitude deplorável e vergonhosa de Oscar Cardozo é um sinal gritante de que algo vai mal no reino da Dinamarca... Haverá uma conjectura que contemple Cardozo e Jesus no mesmo balneário hoje ? No futuro ? E será Cardozo o único "rebelde" do grupo de trabalho ?

É muito importante analisar todas estas questões, o futuro do Benfica não pode ser refém de um treinador, mas muito menos de um jogador (mesmo que esse seja o melhor marcador estrangeiro da História do Benfica). Honestamente acho que Cardozo não segurou a frustração de 3 derrotas marcantes e que o momento foi mais irreflectido que sentido, mas nada, repito, NADA justifica ou desculpa aquele comportamento, porque por essa ordem de ideias, sempre que Cardozo falha um golo feito deve levar um empurrão e ouvir a sentença discriminatória.

E mesmo que o gesto de Cardozo possa ter sido extrapolado além do real sentimento, o acto público torna-o gravíssimo e potencialmente comprometedor da disciplina e coesão do grupo. Porque são atitudes e comportamentos destes que podem fazer ruir o espírito e união...veremos a sanção (que se espera severa) que o Clube determinará.

Outro aspecto negativo da continuidade de JJ é a pressão acrescida que ele e sobretudo a equipa enfrentará numa 5ª época. Ao primeiro desaire a pressão andará perto do insuportável. Não que isso mine a determinação de Jesus, mas dificultará imenso um trabalho produtivo de toda a equipa. Curiosamente, um novo técnico passaria entre os pingos da chuva aos primeiros "despistes".

Não deixa de ser curioso, que com tão poucas conquistas se discuta se Jesus deve ou não continuar. Mas isso é algo que JJ conquistou, esse crédito que ele possui é fruto do seu traalho no campo e do futebol apresentado.

A decisão de continuar ou não com JJ é crucial, as expectativas actuais (nacionais e europeias) e o nível de jogo estão a anos-luz das de 09/10 (quando JJ chegou), portanto, um novo técnico sabe que, para ser "aceite", tem de apresentar registos melhores que os de JJ. Ah, e ganhar no imediato claro.

Há ainda outra questão referente à próxima época, sabe-se já nos bastidores que o enfica está a preparar um plantel fortíssimo, recheado de estrelas para atacar todas as competições com um onze de luxo, portanto a responsabilidade do treinador (seja ele quem for) é acrescida (e não esquecer a final da Champions na Luz...).

Gostava que Jesus continuasse mas se sair serei mais um adepto das suas equipas (desde que não treine em Portugal ou defronte o Benfica). A decisão não é fácil e percebo as inúmeras pressões para que se defina esta questão, só acho "piada" é que muitas dessas pressões só se tenham feito ouvir depois da final da TP, o que me parece pouco convicto...

Sem comentários: