sexta-feira, 3 de maio de 2013

E o melhor ainda está para vir

Vejo o autocarro do Benfica chegar ao Estádio, reconheço aqueles sorrisos, sinto aquele feeling das grandes noites europeias, é hoje! Os jogadores chegam felizes e concentrados, não noto pinga de nervosismo, eles sabem que só dependem deles, sabem que são melhores e que têm hora marcada com um destino Glorioso. Estão tranquilos e só querem que a bola role: vamos lá mostrar aos otomanos quem é o Benfica e como é que se joga à bola!

Oiço o saudoso Van Hooijdonk elogiar o Estádio, o ambiente mas dizer que vai ser difícil e que o Fenerbahçe tem ligeira vantagem. Verdade Pierre, mas hoje, nesta noite, não há hipótese, o Grande Benfica vai atropelar os gajos, dê por onde der.

Começa o jogo. Os turcos cantam e vibram, mal eles sabem o que está para vir...

Minuto 9. Boa jogada colectiva, Lima arranja espaço na direita (Gaitán já abre os braços a pedir o esférico) avança com a bola controlada, olha para a área e vê o pique de Nico. Passe na velocidade certa e Gaitán, de rompante e com a parte exterior do pé esquerdo mete-a lá dentro. 1-0. Eliminatória empatada e 80 minuti molto lunghi...


Já não se ouvem os turcos...parecem ter descido ao Inferno (da Luz). Com 10 minutos de jogo digo para os meus botões: isto é jogo para o Cardozo... O Fenerbahçe apenas soluça no terreno de jogo, só dá Benfica. Apesar do mais difícil estar feito, o Benfica continua contundente, decidido e a jogar bem.

Aparece então o assistente do Sr Lannoy em campo. Não vê um fora de jogo de escândalo que resulta numa penalidade duvidosa contra o Benfica. O toque do braço de Garay é totalmente involuntário, fruto até de um desequilíbrio provocado por um adversário. O lance nem devia ter existido devido ao offside clarinho, mas o critério para aquela mão...é discutível (o João Querido Manha escreveu há uns tempos que a única forma de uniformizar critérios nas penalidades marcadas por mão na bola é marcar todas. Pode ser radical mas quanto mais penso nisso mas tendo a dizer que é a única solução, primeiro porque se retira o ónus da decisão dos árbitros e segundo porque irá forçosamente mudar a abordagem aos lances por parte de todos os atletas). Veremos se a equipa do Sr Lannoy mantém o critério...

Ouvem-se os turcos pela segunda (e última) vez no Estádio da Luz.

Cardozo é o primeiro a dar o sinal aos colegas, ele não se abateu, parece já saber o que vai acontecer, continua confiante e sem pinga de nervosismo pedindo a bola e tentando alvejar a baliza constantemente. Entretanto um defesa turco corta uma bola que vai declaradamente ao seu braço. Involuntária como Garay. Que faz o Sr Lannoy e Cª ? Nada, manda jogar. "Critérios".

Faltam 10 minutos para o intervalo. Cardozo volta a pedir a bola. Recebe-a. Tem 3 turcos consigo. Não faz mal, Cardozo sabe que só precisa chutar. Roda, olha para a baliza, ajeita a bola, desvia as pernas turcas e vê onde a bola vai entrar. Festeja interiormente, ele já viu onde o golo vai entrar. Depois termina o festejo e remata. 2-1. Vai buscar a bola à Eusébio, os festejos já parecem distantes, só falta mais um golo.
 
 
Vamos para intervalo a um golo de Amsterdam. E comaçamos a segunda parte tal como a primeira, em grande estilo e a pressionar fortemente o adversário, o golo adivinha-se a qualquer momento. E quem mais do que o Tacuara para carimbar o passaporte para a final da Liga Europa ? Canto, Luisão (ainda não foi desta o teu golo decisivo Capitão) tenta o remate, a bola sobra para Cardozo e...queriam o quê ? 3-1, Feberbahçe para casa (aproveitem e depenem umas águias enquanto vêm a Final de dia 15, na TV).





Até final voltou a haver um penalty não marcado a nosso favor. Mais uma mão, esta não foi involuntária, cortou um passe de Lima dentro da área, mais clarinha só me lembro da do John Terry, na Luz o ano passado. "Critérios".

Acabou, limpámos os turcos e voltamos a uma final europeia 23 anos depois da mão de Vata (o karma deve ter feito as pazes ontem...). Agora segue-se o Chelsea, Campeão Europeu em título e espinha atravessada para todos nós benfiquistas desde as 2 arbitragens medonhas da época passada. Esperemos que o karma entre em campo e já agora que dê paz a Bélla Guttmann.

Os heróis deste 2 de Maio


ARTUR: sem grande trabalho, puxou pelas bancadas e mostrou-se muito sereno nos últimos minutos
MAXI: é o jogador mais à Benfica do plantel, perder a Final foi a maior tristeza do jogo de ontem, ninguém como Maxi Pereira merecia este ajuste de contas com a História. La ganaremos por ti Maxi!!
LUISÃO: o Capitão nunca se esconde, notava-se que estava decidido a não desperdiçar esta oportunidade e foi sempre incisivo e imponente nas suas intervenções. Luisão é, há muitos anos, o Patrão da nossa defesa
GARAY: o argentino é o seguro de acidentes pessoais da equipa, não é muito espalhafatoso mas raramente falha, ontem - e ainda mais depois do "crime" que lhe fizeram com a penalidade - era dos mais motivados para o 'jogo perfeito' que se exigia
ANDRÉ ALMEIDA: partidazo do miúdo! A lateral...esquerdo!! Parecia dos mais confiantes no início do jogo, aparecia em todo o lado, à frente, ao meio, atrás, impressionante. Grande evolução deste joker que é hoje titular por mérito proprio (e um bocadinho grande do Jesus)
MATIC: ontem chamavam-lhe aranha, na transmissão televisiva. Eu já não sei o que chamar a este gajo. Craque, génio, cérebro, monstro, ídolo, tudo isto é Nemanja Matic. É impressionante como vai "derrubando" adversários a andar, em souplesse, dribla au ralenti, faz passes de 10 e recupera bolas em todo o lado, ao melhor estilo Fernando Redondo. O Benfica joga hoje sem o seu 10 (Pablo Aimar) mas continua a ter um cérebro na sua equipa, só que é o trinco! Chama-se Nemanja Matic o melhor jogador do Campeonato 12/13 e um dos 10 melhores '6' do Mundo
ENZO: Maxi é Maxi, mas El Principito não fica a dever nada a ninguém no departamento de raça. Tem sangue latino e ferve rápido, mas é destes gajos que eu gosto, com carácter, atitude ! Matic tem recolhido os elogios unânimes de toda a gente, mas Enzo El Principito Pérez é um craque todo o terreno. Quando chegou (há 2 anos) escrevi que era a contratação fundamental do nosso esquema (e que equipa teríamos no ano passado com ele....), demorou a comprovar-se, mas aí está o novo ídolo do Glorioso, um argentino com ADN BENFICA
SALVIO: é o maior desequilibrador do plantel, arranca, assiste e faz golos. Mesmo quando está "menos bem" é decisivo, tacticamente está vários furos acima do compatriota Gaitán (por exemplo) e apesar de ser uma das grandes estrelas tem um sentido colectivo muito interessante
GAITÁN: o Nico é o génio em estado puro, selvagem, o gajo que falha 99 mas que numa consegue o impossível. Num dia bom pode destruir qualquer adversário, embalado leva a vertigem do perigo nas botas. Sim, é displicente por vezes e perde várias bolas de forma infantil, mas perde-as porque tenta coisas diferentes, e porque as tenta mais que os outros. Tirar essa liberdade criativa a Nicolás Gaitán e amarrá-lo tacticamente era desperdiçar todo o talento puro do argentino. Tem mais vantagens a oferecer do que debilidades.
LIMA: tem aquelas diagonais entre linhas terríveis para o adversário, mas alia a isso uma potência física que lhe permite segurar muito jogo sem que lhe consigam retirar a bola. É um trabalhador de equipa e mesmo assim farta-se de fazer golos!!
CARDOZO: que dizer do maior goleador estrangeiro da História do Benfica ?? Cardozo precisa de companheiros (e adeptos também) que o entendam. Por vezes parece um corpo estranho, mas raramente a culpa é dele, o gajo é tão bom jogador que ás vezes os colegas esquecem-se das características fisionómicas do paraguaio. Cardozo = Golo. E fá-los aos pontapés, mas não pode fazer um sprint, driblar 2 e rematar em arco, o Cardozo não é esse tipo de jogador, portanto há que potenciar as suas características. E depois é um gajo que raramente se esconde. Para mim, um craque só o é quando também aparece nos grandes momentos, essa é a prova de fogo que distingue os bons dos muito bons. Ajudem o Cardozo, aproveitem o Cardozo que ele depois faz a parte dele: GOLOS, a rodos.


Urreta e Roderick também entraram em campo, mas com pouquíssimo tempo para se destacarem. Mas todo o plantel merece destaque nesta - até agora - fabulosa época, e sobretudo a equipa técnica. Quando Jesus disse que iria ganhar uma competição europeia riram-se, pois bem, quem ri por último ri melhor, agora temos nós a palavra, e de novo em Amsterdam. 15 de Maio é dia!

Obrigado Benfica !!


P.S. - as fotos utilizadas (excepto a identificada) são do user idefi, do fórum serbenfiquista, crédito para ele.

Sem comentários: