quinta-feira, 4 de junho de 2015

Obrigado e adeus!

Não há como esconder que Jorge Jesus fez um bom trabalho no Benfica, o facto de ser o técnico mais titulado (10 títulos) do nosso Clube evidencia isso. Foram muitas alegrias e algumas tristezas durante os 6 anos da era-Jesus, mas foi sobretudo uma mudança gritante do que era o Benfica antes de Jesus e o que é o Benfica hoje. Os registos e os recordes são factuais e estão aí (espero eu que sejam batidos a curto prazo; oxalá...).

E o principal catalisador dessa inversão do ciclo benfiquista foi Jorge Jesus. Estou-lhe agradecido por ter sido actor principal no ressurgimento do Grande Benfica. A história, os números, os títulos não se podem apagar e JJ estará para sempre ligado a essas conquistas, ponto final.

Posto isto dá-se a saída de Jesus do Benfica. Friamente parecia-me que isso só aconteceria porque o Benfica quis ou permitiu. E não me parecia que fosse dinheiro a dificultar a sua continuidade. Até porque as únicas declarações de Vieira sobre isso são taxativas: «ele (JJ) pode renovar quando quiser, mas sem aumento de ordenado, isso está claro para mim e para ele».

Nunca o Benfica ou o seu Presidente falaram em diminuição do ordenado de Jesus. Essa especulação veio sempre da comunicação social face a um aparente desinvestimento (e redução da massa salarial anual) no futebol do Clube. Mas será que há alguma lógica em "poupar" 2M/ano num orçamento de quase 100M ?? São 2M que colocam o Benfica na beira do colapso económico ?? Não faz sentido.

Acredito mais que Vieira terá colocado a "obrigatoriedade" de jovens da formação na constituição do plantel senior do que uma redução salarial. O que Vieira terá proposto foi o mesmo salário e um maior aproveitamento da 'Geração CFC'.

Mas entretanto são as declarações e João Gabriel que vêm trazer alguma luz a esta situação. Parece que Jesus - que teria ficado de responder ao projecto apresentado pelo Benfica ontem - não só não respondeu como se manteve incontactável para a cúpula benfiquista durante todo o dia. E é isto que me parece de uma ingratidão e falta de respeito intoleráveis.

Se ele vai para o Sporting, Aberdeen ou Fanhões pouco me importa, mas o desrespeito por quem o colocou no "topo do Mundo" é muito feio. Custava alguma coisa ao treinador dizer NÃO de forma cordial ? Demonstrar respeito por quem sempre o defendeu e comunicar uma resposta ?

Quando o Benfica e Jesus perderam todas as finais, Vieira renovou-lhe o contrato por 2 anos (com os mesmos valores de salário) e só por esse pequeno grande gesto, Jesus deve muito a Vieira, sobretudo respeito e gratidão. A mim não me choca que vá para o Sporting (já lá iremos), choca-me o não "passar cavaca" a quem de perto lidou com ele durante 6 anos. Também não faz sentido.

Trocar o projecto desportivo do Benfica pelo do Sporting é risível (e acho que vai dar mau resultado para eles) portanto só me resta ouvir as vozes que apelidam agora Jesus de Judas ou pesetero. Foi pelo dinheiro que JJ foi para o Sporting ? Se assim for o resultado poderá ser catastrófico...mas isso são contas deles.

O Rei está morto. Viva o Rei.

Jorge Jesus é passado, vamos abraçar o futuro com esperança e motivação. Mas é aqui que me custa a entender a opção - presumível - por Rui Vitória. Tecnica e tacticamente parece-me muito curto para o Benfica, e nem o comparo com Jesus, acho que Rui Vitória fica até a perder num confronto com Paulo Fonseca ou Marco Silva, por exemplo.

Falando de Marco Silva, é um treinador a "custo zero" e supostamente Rui Vitória custaria 1M. Se queremos baixar custos operacionais....se calhar a escolha é óbvia. Mas é tacticamente que Marco Silva me parece bem melhor que Rui Vitória. Enquanto o primeiro tem um esquema e modelo de jogo de clube grande (desde o Estoril!), Rui Vitória está longe de entusiasmar.

Tenho a esperança que a insistência no nome de Rui Vitória por parte do Benfica tenha surgido num cenário que não enquadrava Marco Silva fora do Sporting. E talvez essa "carta" esteja a ser ponderada agora pela direção do Benfica que terá sido surpreendida pela opção de Jesus.

Também ouvi o nome de Frank de Boer, e na perspectiva do centro de estágio, um treinador holandês seria um bom princípio, mas pela minha parte espero que Marco Silva seja o escolhido.

Aconteça o que acontecer somos os bicampeões nacionais e entraremos em campo a 9 de Agosto na supertaça como os principais favoritos a ganhar todas as competições nacionais.

E PLURIBUS UNUM

2 comentários:

Unknown disse...

A partir do momento em que o Vieira quer reduzir o salário a quem bicampeão, está a empurrar o JJ para fora do Benfica. Toda a direcção queria a renovação do Jesus, o Jesus ao que parece, estava disposto a apostar na formação, e a ganhar o mesmo. Quem fica ganhar com isto é o porto. O Benfica muito provavelmente vai voltar a tempos não muito distantes. A continuidade de JJ seria importante para a conquista do trcampeonato, e para acabar com a hegemonia do Porto. Este é um filme igual ao de 1994. Não é com formação que vamos ser campeões. Quem pensa isso, vive no mundo da fantasia. O Manuel José, e o Manuel Fernandes, já o disseram, e este último queria o Jesus em alvalade. Infelizmente há benfiquistas contentes, aqueles que sempre quiseram o Jesus fora do Benfica. Só espero que depois não chorem.
É estranho o Vieira jogar na roleta russa, quando vai a eleições para o ano... Até parece que andou a ler um determinado fórum, e determinados blogues.

Tyler Durden disse...

O "verão quente" de 94 é diferente, os jogadores que foram para o Sporting tinham contrato, aí sim foram Judas e mal agradecidos, sobretudo o Paulo Sousa que estava no Benfica (onde se fez homem) desde miúdo.

E Sousa Cintra gozava que a estátua de Eusébio estava de mão estendida a pedir esmola. Levou Pacheco e Sousa mas aliciou JVP, Rui Costa e Isaías.

O que se passou agora foi diferente, Jesus cessou contrato. A mim parece-me que Vieira lhe terá proposto o mesmo ordenado. O que torna a opção-Sporting do Jesus ainda mais inacreditável.

Acho que Vieira foi surpreendido por essa escolha (o estrangeiro seria a única tentação de Jesus...para Vieira) mas tenho sérias dúvidas que a prioridade única fosse manter JJ. A fazer fé em pré-acordos de meses ou semanas com outro treinador...

Mas é bom recordar que noutras épocas (2013 e 2014 por exemplo) houve treinadores "controlados" também (Rui Vitória e Marco Silva respectivamente).

Posto isto, não acho nada que seja uma facada do Sporting (ali JJ não terá a qualidade que sempre dispôs entre nós nem o estofo de um clube enorme), preocupa-me sim o suucessor, porque se JJ levou 6 anos a tornar-nos bicampeões, basta um ano horrível para se esfumar o que arduamente se conquistou.

Marco Silva devia ser prioritário.