sexta-feira, 26 de junho de 2015

O último artista da Liga Belga

Filho de pai espanhol e mãe marroquina, Carcela nasceu em Liége, na Bélgica, onde cedo se destacou no Standard local e nas seleções jovens daquele país. Apareceu na primeira equipa e chegou mesmo a merecer elogios de Zinedine Zidane, daí que o seu nome tivesse sido associado a um gigante como o Real Madrid.

Depois de uma lesão e de novo regresso em bom nível, Carcea foi falado para muitos clubes mas acabou por preferir o "projecto" financeiro de um novo rico como o Anzhi da Rússia, a um projecto desportivo num clube com melhores e maiores ambições.

Depois de duas épocas conflituosas e pouco produtivas num clube russo (que parece caminhar para o desaparecimeto tão depressa como surgiu...), Carcela-Gonzalez quis sair do autêntico gulag em que se encontrava.

Luciano D'Onofrio (figura negra e destaque em muitas mafiosices do futebol... - não é por acaso que chegou a ser director no Porto) é figura de renome em Liége e quem, normalmente, transfere jogadores daquele país para Portugal. D'Onofrio procurou então (2013) trazer Carcela para o Porto, mas desta vez o internacional A marroquino (jogou nas seleções belgas dos sub-16 aos sub-21) preferiu o conforto de Liége ao aliciamento financeiro do Dragão. Ainda assim tornou-se o jogador mais bem pago da Liga Jupiler (1,6M brutos/época).

Talvez tenha sido esse o momento final na relação Carcela-D'Onofrio, porque o agente já não esteve envolvido na mais recente transferência para o Benfica. Havia interesse de um clube francês e de um clube da Premier League inglesa, mas Carcela não hesitou quando surgiu o nome do Benfica perto do mês de Junho.

Isto depois do scout benfiquista ter estado durante alguns meses desta época a observar Carcela in loco. O mesmo scout que terá recomendado Mitrovic...digo eu.

Feliz e super motivado está Carcela. Por estes dias treina-se em Liége com um preparador físico, tudo para chegar à Luz já em alta rotação. E estas notícias só podem ser encorajadoras para nós benfiquistas que nos preparamos para receber «un des derniers véritables artistes» do campeonato belga. Boa sorte Mehdi!


P.S. - texto baseado num interessante artigo belga publicado aqui

Sem comentários: