segunda-feira, 22 de junho de 2015

Maximiliano ou Maximilionário ?

Depois de tudo o que veio a público nos últimos dias, a minha opinião acerca do "caso-Maxi" é esta:

o Benfica propôs a renovação ao Maxi (não sei se por medo de o perder para um rival) e presumo que essa proposta tenha sio recente. Pelos valores prometidos ao jogador e porque teve 1001 chances de propor essa mesma renovação antes.

Em Janeiro deste ano, com interesses de clubes como Roma, Besiktas, Galatasaray, Liverpool e outros, o Benfica recusou vender (podendo encaixar algum - pouco - dinheiro) e o jogador não se comprometeu com ninguém, afirmando mesmo que "devia muito ao Benfica". Isto em Janeiro.

Ora sabendo nós do poder económico desses clubes, causa-me alguma estranheza que neste momento não se noticiem propostas desses clubes pelo uruguaio (a custo zero!).

Aquilo que se vai escrevendo e que parece consensual é que Maxi tem duas propostas em carteira:

1,5M/época líquidos durante 3 épocas (Benfica)

2M/época líquidos durante 4 épocas (Porto)


Eu, benfiquista que sou, nunca hesitaria um segundo que fosse. Maxi parece ter hesitado...

Na verdade, a proposta salarial do adversário não me parece de tal forma maior que levasse Maxi Pereira a tremer. Aiás, com uma proposta do Benfica daquele calibre (em valores e no número de épocas) Maxi deveria ter assinado na hora.

Mais, um guerreiro como Maxi, que sempre defendeu o Benfica intransigentemente, como se sentiria a jogar pelos corruptos contra nós ? Como se sentiria a receber elogios daqueles adeptos e sem o carinho dos nossos milhões ??

Parece-me inconcebível que Maxi pondere sequer jogar ali. Não faz sentido.

E é aqui que entra em acção Paco Casal, o empresário do internacional uruguaio, que além de milionário parece ser um facínora de primeira. Levando o jogador para o Porto (como já fez com Cebola Rodriguez) terá ele também direito a um prémio de assinatura chorudo, coisa que não sucederá numa renovação connosco. Só a acção de Casal poderá ter provocado este imbróglio - na minha opinião - e que terá conseguido, para já, 2 propostas milionárias.

O próprio Benfica queria uma renovação baixando os valores do ordenado de Maxi, numa perspectiva de diminuição da folha salarial. Até nisso o Benfica deu um passo em frente e valorizou Maxi dentro do plantel, isto num jogador de 31 anos...não é comum.

Maxi pode perfeitamente sair do Benfica (onde andam agora os variadíssimos interessados de Janeiro ?) e pode seguramente ir ganhar muito dinheiro noutro lado. Mas se sair para o principal rival (e são inúmeros os confrontos e as guerras de Maxi nesses jogos, do lado bom da barricada), Maxi Pereira não só sai pela porta pequena como mancha para sempre uma grande ligação de 8 anos. E fá-lo de maneira bem mais grave que Jesus.

No caso do treinador, parece-me unânime que o Benfica queria mudar de ciclo e escolher outro treinador. Esticou-se quando além disso também quis decidir o futuro clube do agora ex.treinador... Maxi tem uma proposta clara e objectiva do Benfica, a proposta do rival nem sequer é incrivelmente superior, mas mesmo que fosse 5M limpos, se Maxi traísse o Benfica por dinheiro nunca mais teria o apoio da nação benfiquista.

Os grandes jogadores da nossa Liga saem daqui para outros clubes porque estes lhes pagam valores incomportáveis para nós. E neste momento, se Maxi quer ganhar aquilo que o Benfica não pode pagar, não se encontram propostas para ele que não a do Porto ?!??

Maxi, podes ir para onde quiseres mas nunca para outro clube em Portugal. De Rei passarias a traidor.

Sem comentários: