domingo, 23 de agosto de 2015

Surpresa ? Surpresa foram os 4-0 ao Estoril

3 jogos oficiais: 2 derrotas e uma vitória. Só fizemos golos num jogo, e da pré-época nem falo, meia dúzia de jogos sem uma única vitória e horas (!!) sem fazer golos a ninguém. Era esse o "cartão de visita" de Rui Vitória, portanto as exibições e resultados "nos jogos a doer" não podem surpreender ninguém.

«Um carro não anda mais por ter muitas rodas à frente»  - Rui Vitória, 30.07.15

A frase faz todo o sentido e aplica-se na perfeição ao futebol, não é por meter mais e mais avançados que se criam mais oportunidades ou se fazem mais golos. Pois bem, o very affable chap do Rui Vitória não leva as coisas à letra e quando se vê apertado, note-se, a perder, a nuance táctica do seu Benfica resume-se a charutão para a frente e fé em Deus.

Vitória nunca imprimiu um modelo ofensivo, ou melhor, de ataque continuado nas suas equipas. Ok, eram equipas menores, mas há muito bom treinador que o faz (e fez) mesmo em equipas de menor nomeada, e remito-me à nossa Liga para não pensar muito: Paulo Fonseca, Marco Silva e Conceição entre outros.

O que se esperava de Vitória era, pelo menos, uma boa consistência no bloco defensivo. Pois bem, já permitimos mais oportunidades de golo em 3 jogos do que para aí numa meia época do Jesus. Na Luz então essas situações eram raríssimas. Não fosse o Júlio César e teríamos um score negativo arrepiante, porque sofremos várias situações de 1x0 !

Surreal não é ?? Uma equipa bicampeã, recheado de futebolistas geniais não só é incapaz de fazer golos como sofre imenso para não permitir oportunidades aos adversários. E estamos a falar de equipas portuguesas (Sporting, Estoril e Arouca), quando o nível subir um bocadinho...nem quero pensar. Mas se calhar jogamos na retranca e fica 0-0 (ou perdemos por um).

Na pré-época 09/10 Jesus convenceu-me rapidamente, e mesmo depois do empate - injusto - na jornada inaugural da Luz (1-1 frente ao Marítimo) aplaudi a equipa e fiquei com um sorriso na cara: tínhamos equipa! Hoje em dia sinto frustração até nas vitórias, ou devia dizer vitória (singular) porque só temos uma.

Já tinha visto tudo de Vitória antes de chegar ao Benfica. Mas atenção que ele já esteve na Luz, treinou os juniores 2 anos. No primeiro perdeu o Campeonato na última jornada para o Sporting de Paulo Bento. E perdeu-o com uma roubalheira do então pouco famoso João Capela que anulou um golo (seria o 0-2) ao Benfica onde a bola bateu na rede - dentro da baliza!! - e saiu.

No segundo ano como treinador dos juniores do Benfica nem sequer se apurou para a fase final somando 9 (!!) derrotas. Elucidativo não ? Era outro Benfica, não havia CFC e provavelmente não teríamos a qualidade de jogadores nas camadas jovens que hoje exibimos. E porque também não havia BTV e eu não tenho presente a qualidade desses jogos, portanto não posso adiantar muito mais, mas os registos dão que pensar.

Já havia dito que, com sorte, se pode ganhar um jogo mas não todos os jogos. Contra o Estoril deu, contra um Arouca em campo neutro já não. Lito Vidigal deu um nó a Rui Vitória e lá voaram 3 pontinhos. Há com certeza quem pense que as coisas se irão compor e blá blá blá, não sei se é fé pura ou recusam ver as evidências. O Benfica joga pouco, não é sólido, não tem magia no ataque, enfim são 11 tipos que vão lá para dentro para ver no que dá.

O Vitória pode ser muito boa pessoa, ser didáctico, ser um bom elemento de equipa mas não tem mãos para este Ferrari. Não tem, ponto final. Não há passes de mágica que tornem incompetentes em sumidades. Os jogadores - muito bons - taparão algumas debilidades nalgumas situações mas sozinhos não vencem. Recordem a auto-gestão da melhor equipa do Mundo da altura (Barcelona) quando o Tito Vilanova desapareceu do banco. Qualquer equipa precisa de um bom treinador e o Benfica não o tem. Vieira terá o episódio de Fernando Santos na mente, mas isto não vai acabar bem para o Benfica, a pressão que praticamente desapareceu da Luz nos últimos 6 anos vai aparecer em força, os jogadores serão afectados (a bola vai queimar e muito), o treinador queimado e até Vieira , se se demorar muito, sairá chamuscado. Mas pior que tudo, é o Benfica quem perderá com toda essa situação. Vão regressar os anos zero dos projectos desportivos ??

E sabem o que dói mais ? É termos um Porto com um labrego como treinador que seria cilindrado se tivessemos um gajo minimamente competente e conhecedor do futebol português. E até JJ, que é o melhor treinador, tem pior plantel que Benfica e Porto e só lutará pelo título se Benfica e Porto forem cegos com os treinadores (como parece que estão a ser).

Do jogo de hoje não me apetece dizer grande coisa, só duas excepções: grande Victor Andrade, jogador à Benfica do antigamente, joga com a alma e dá tudo pelo Cllube; esta coisa de meter Ola John (e eu fui dos que acreditou muito no holandês) para ver se o vendemos acaba no próximo fim de semana, certo ?




Quem nasceu para ser lagartixa, nunca chegará a jacaré

1 comentário:

Anónimo disse...

Não te preocupes que a "estrutura" vai desatar a marcar golos.