segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Comigo vão jogar metade, e se calhar METADE é muito!

Em Portugal toda a gente fala de futebol, advogados, cozinheiros, médicos e relações públicas. 99% desses experts nunca deu um chuto numa bola (alguns até as regras desconhecem...). O "jornalista desportivo", no geral, sabe pouco mais de jogo jogado, de táctica e de futebol a sério. Talvez por isso se tenha entrado num "canto de sereia" onde a organização do Benfica é de tal forma TOP que será a principal responsável pelas vitórias e títulos do Clube.

Dá jeito é ter bons jogadores e sobretudo um bom TREINADOR.

Durante 6 anos a "estrutura" (arrepios) do Benfica teve um nome: Jorge Jesus. Durante 6 anos tivemos um Midas que parecia fazer de qualquer um jogador de futebol, que tornou o impossível possível e que mostrou a muito boa gentinha o que era e sempre deveria ser o futebol do Sport Lisboa e Benfica: ataque, ataque, ataque e golos, muitos golos!

Jesus é treinador de futebol da ponta dos pés à ponta das madeixas. Respira futebol 24 horas por dia e treina como muito pouca gente (estará, certamente, entre os 5/10 melhores treinadores da actualidade). Com as capacidades brutais de Jorge Jesus também vêm os defeitos, mas para mim nenhum desses defeitos são tácticos ou relativos ao crescimento de uma equipa de futebol.

Os jornalistas da vida airada (e muito boa gente - benfiquistas incluídos - entrou nessa onda) acharam que Jesus era apenas uma peça da organização e não A peça. Escrevia-se que JJ teve o que ninguém nunca teve e que com aquilo que lhe colocaram à disposição "só" tinha que ser Campeão (ainda este fim de semana, Manuel Machado, disse que Marco Silva ou Lopetegui seriam campeões caso treinassem o Benfica 14/15). Inserir gargalhada.

E portanto como o mérito era da organização benfiquista, troca de despachar o melhor treinador que passou pela Luz desde Eriksson (dizem que até é o mais titulado da nossa história. Dizem.) e....e sei lá, seja o que Deus quiser.

O erro histórico (RAP dixit), para mim, passa mais pela contratação de Rui Vitória (o very affable chap, como lhe chamaram os comentadores da Fox Sports) que pela saída de Jesus. Marco Silva, Paulo Fonseca, Sérgio Conceição, qualquer um destes já mostrou que é muito mais treinador, aliás, até Hélder Cristóvão ou José Peseiro me teriam entusiasmado mais (para perceberem bem o meu nível de excitação perante a aescolha de Rui Vitória).

Não dava para trazer Guardiola, Simeone, Klopp ? Ok. Mas Rui Vitória ?!?? Nada pessoal contra o homem, parece genuínamente boa pessoa, mas como treinador não é iluminado nenhum, aquilo que ele mostra agora ao comando de um Ferrari sempre mostrou quando conduzia um Ford ou um Opel. Modelo de jogo curtíssimo para um clube da dimensão do Benfica!

Mas o Jesus era uma merda e havia que apoiar.

Abstive-me de publicar o meu real entendimento sobre o very affable chap porque todos merecem o benefício da dúvida e não gosto de criticar "só porque sim". Tinha as minhas (enormes) dúvidas mas resolvi deixar o homem trabalhar. Um mês depois os resultados (o score mas sobretudo o nível exibicional) conseguem ser piores que qualquer coisa que tivesse acontecido num pesadelo.

O melhor que este Benfica by Vitória (ahahahah) conseguiu foram os primeiros 45 min da época frente ao PSG. Aí ainda consegui ver muita mecanização do Jesus e o Benfica não parecia abalado pela saída do seu treinador.

Desde esse jogo até hoje caímos a pique. Quando normalmente as pré-épocas são em crescendo (a nível exibicional) e os últimos jogos são bastante melhores, neste Benfica 15/16 sucedeu o contrário. A equipa joga substancialmente pior em TODOS os sectores, repito, TODOS!! Parece algo impossível ou exagerado mas juro-vos que não é.

Nem vou pelos resultados, mas eles servem para dar umas pistas. Perder 3-2 com um PSG versão equipa B, depois de estar a vencer 1-2 (e até foi o nosso melhor jogo); 0-0 com uma Fiorentina do Paulo Sousa (jogámos com 10 e tal...); perder 2-1 com uns americanos do meio da tabela que jogaram com 1 ou 2 titulares e que apesar da boa vontade e capacidade física eram uma equipa ridícula (jogou um gajo de 16 anos contra nós porque o jogo nem era importante para eles); 0-0 com os mexicanos do América naquele que terá sido o pior jogo do Benfica em mais de uma década (amigável e oficial).

Da tragédia de ontem (ou hoje) não me apetece dizer nada além disto: Nélson Semedo.

- Viste o Monterrey - Benfica ?
- Vi, salvou-se o Nélson Semedo.

E é isto. Do primeiro jogo da pré-época para o último a equipa não evoluiu, zero. Aliás, parece-me bastante pior. Deixou de ter mecanismos, a defesa está constantemente a ser ultrapassada, não existem linhas de passe para eles e cá vai chutão (não foi o Vitória que disse que não suportava que os médios vissem o jogo sempre de olhos no ar a ver a bola passar ?). O ataque (?) não existe, de vez em quando aparece um médio (!) na área. UM! Jogo pelas alas, que é isso ? Com os jogadores que tem à disposição, Vitória tinha que fazer muito mais. Mas muito mais mesmo!!

Enfim, a equipa joga metade do que jogou contra o PSG e parece estar a milhas do Benfica de JJ. Vitória fez o impensável (ele que não era «tolinho para estragar o que de bom estava feito»), num mês obliterou toda e qualquer marca do futebol empolgante do Benfica dos últimos 6 anos. Esqueçam as vitórias "garantidas" na Luz, as goleadas ou o baixo número de derrotas no Campeonato, parece estar de volta aquele Benfica medonho sem raça, crer ou ambição, isto em vésperas de uma Supertaça que Jesus deixou "alinhavada"...

Pontos positivos ? Continuamos a ser o Sport Lisboa e Benfica e para nós benfiquistas não pode nunca haver limites. Se houver milagre (é a palavra que me ocorre e penso que se adequa) talvez daqui a 6 dias conquistemos um troféu (a um só jogo) mas não se iludam, nas provas de regularidade os milagres e a sorte não chegam.

Não prevejo um futuro nada risonho para Rui Vitória e por consequência para o nosso Benfica. Nunca desejei tanto na vida estar enganado.

13 comentários:

Anónimo disse...

"Erro histórico". Duas palavrinhas que fazem cada vez mais sentido. O Benfica tinha ganho 6 dos últimos troféus nacionais em disputa. O Porto, zero. Era só não mexer.

Joseph Lemos disse...

Mas...antes do Benfica quem era JJ?

Ah...o beneficio da duvida!!! Por se tratar de JJ!!!

Pre-epoca tem de ser em crescendo? Claro!!! Como a ultima, por exemplo!!!

"Especialistas" andam por ai aos montes so nao se sabe de que especialidade.!!!

Joseph Lemos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Joseph Lemos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tyler Durden disse...

Caro Joseph,

uma das falácias - para mim - que anda por aí é que Vitória traz uma Taça de Portugal no currículo e Jesus nada (até dou de barato a Intertoto), mas isso faz do primeiro melhor treinador que o segundo ?

Eu vi o trabalho (consecutivo) do JJ em Leiria, Belenenses e Braga. Via-se que o gajo percebia da poda, ainda assim nunca pensei que tivesse o enorme impacto positivo que teve entre nós. Superou as minhas expectativas.

Também vi o Rui Vitória fazer umas coisas engraçadas no Paços (uma final da TL) e no Guimarães, mas futebolisticamente nunca entusiasmou e acho que tem um modelo curto para o nosso Benfica.

Se o Joseph tem mais e melhor informação sobre a real valia do Rui Vitória parilhe connosco e terei todo o gosto em discutir o assunto. E acredite que espero mesmo estar enganado e que o Rui Vitória vença tudo no Benfica mas a amostra é perigosamente escassa.

Cumprimentos

Joseph Lemos disse...

O tempo vai encarregar-se de o confirmar ou nao tal como JJ, mas dar o beneficio da duvida a um e nao levar em conta os resultados da pre (tambem a um e nao ao outro) cheira a parcialidade de analise. Mas isso penso eu e vale o que vale.
Cumprimentos

Joseph Lemos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Joseph Lemos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tyler Durden disse...

Caro Joseph

eu dei o benefício da dúvida a Vitória. Nunca concordei com a sua escolha, não a critiquei na altura e esperei para ver se ele demonstrava competência. Jesus foi demolidor desde o início, mas por exemplo teve duas pré-épocas fracas, até desmolarizantes (as 2 últimas).

A diferença é que mesmo nessas duas eu nunca deixei de ver uma identidade, um fio condutor e a espaços bom futebol. Com Vitoria pareceu-me tudo à deriva, mau demais para um clube como o nosso.

E é verdade, o tempo colocará cada um no seu lugar, mas, para o bem e para o mal, não será o resultado da Supertaça que me fará mudar de ideias. Nem o plantel A ou B. Tive um treinador que me dizia (quando nos queixávamos da bola, do piso ou de outras condições de jogo): "o bom artista joga com qualquer coisa". E eu acho que o valor de um treinador virá sempre ao de cima, tenha ele um plantel fraco, mais ou menos ou ótimo.

Cumprimentos

Joseph Lemos disse...

Meu caro
Continuo na minha: demasiado cedo para qualquer conclusao e nao dou "paus para as colheres" alimentando os anti que continuam de sentinela esperando oportunidade para proximo ataque. Nao lhes dou qualquer chance.
Cumprimentos

Joseph Lemos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Joseph Lemos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Joseph Lemos disse...

Meu caro

Quero deixar explícito que desconheço o motivo porque os comentários sairam de triplicado. Será porque foram digitados por telemóvel? Sinceramente não sei.

Cumprimentos