quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Sem cérebro, sem fio de jogo, sem treinador e sem Supertaça

O Benfica perdeu o primeiro troféu da época de forma justa. Não foi melhor que o Sporting em nada e nem sequer mostrou o coração a que apelei antes do desafio. Porque para mim era claro - antes do jogo - que se a lógica imperasse, o Sporting venceria. Mas o Benfica é o Benfica! E este Clube já nos habituou a tornar possíveis os impossíveis, portanto, mesmo sabendo que não é num passe de mágica, entenda-se uma semana de treinos, que as coisas passam do mau ao bom, alimentava a eterna chama imensa que no final pudessemos vencer (mesmo que o lado racional me dissesse o contrário).

Não aconteceu. Nem esteve perto de acontecer.

O que vimos do Benfica foi uma continuação daquilo que a pré-época já tinha demonstrado: jogamos muito pouco, não fazemos um golo nem ao arco-íris e os 11 jogadores parecem completamente perdidos e desligados uns dos outros. Não há fio condutor, não há uma ideia de jogo, às vezes pergunto-me se cada um dos nossos jogadores tem bem definidas as suas funções no terreno face a uma aparente dislexia de todos eles.

Acho que o único aspecto positivo foi mesmo a titularidade de Nélson Semedo. Saltava à vista que era o único lateral do plantel com velocidade e técnica para ser uma verdadeira mais valia ofensiva. Esteve bem Rui Vitória ao dar-lhe a merecida titularidade. De positivo acho que ficamos por aqui.

Vamos então a tudo aquilo que me pareceu errado (e foram muitas - demasiadas ? - coisas). Primeiro, acho que Rui Vitória foi comido de cebolada por Jesus antes, durante e depois da Supertaça. Quando JJ diz que Vitória não mudou nada, estaria ele num mind game para que o treinador do Benfica abandonasse o modelo (4-4-2) e as rotinas da equipa do Benfica by Jesus ?? Se foi o caso, Vitória caiu no engodo.

Vitória adoptou um 4-2-3-1 para surpreender tacticamente Jesus (o que não aconteceu) ou para tentar negar as palavras de JJ ? Qualquer que seja a resposta não resultou.

O jogo.

O Benfica entrou no jogo verdadeiramente nervoso. Não me lembro de ter esta sensação numa final (ou coisa que se assemelhe) com o Benfica: Dragão, Chelsea, Sevilla, Guimarães, Rio Ave, etc., não recordo um Benfica de tal forma receoso que esse "medo" era visível em toda a gente. Demorámos uns bons 15 minutos a finalmente estabilizar os batimentos cardíacos.

Lembro-me de ler alguns benfiquistas dizerem que haveria quem no Benfica (jogadores) estivesse muito motivado para bater o Sporting de Jesus. Não vi nada disso, vi sim um JJ e os seus jogadores hiper motivados para uma espécie de vingança ou marcar de posição que se foi escrevendo ao longo dos 90 minutos. E parece-me óbvio que Jesus queria provar quem quem ganhava era ele, que a "estrutura" era ele. No primeiro round venceu aos pontos...

Outra coisa que me fez muita impressão, Mitroglou fez um ou dois (?) treinos com a equipa e além de ser convocado (!) é a primeira opção de ataque (!!) da equipa ?? Isto depois de Jonathan Rodríguez ter sido aposta constante na pré-época ? Muito mal tem que estar o Benfica quando um gajo faz dois treinos e aparece logo a jogar. Só se fosse o Messi eu tolerava isso, não sendo parece-me: i) má gestão desportiva do grupo; ii) má gestão de Jonathan Rodríguez, que foi descartado por um concorrente caído do céu; iii) má gestão do próprio Mitroglou que, obviamente, não tinha qualquer conhecimento da equipa e dos colegas e acabou por demonstrar isso mesmo, um corpo estranho à equipa.

Dirão alguns que aquele tipo de '9' como Mitroglou não existe e que o grego seria uma alternativa única e interessante para o jogo. Diria que sim se ele não tivesse chegado na véspera e já levasse uma dezena de treinos de conjunto. Fica a ideia de Jonathan ser para encher chouriços e que Mitroglou é que é o salvador da pátria. Não gostei.

Como achei que o Guedes devia ter substituído o Ola John muito mais cedo. O Ola tee coisas interessantes, mas mostro uma enervante displicência que, infelizmente, já se tornou imagem de marca do holandês. O jogo pedia nervo e acutilância, John era pastoso e desmoralizante. Guedes trouxe, como se esperava, alguma raça e vivacidade ao jogo, pena que tenha tido poucos minutos.

Dos 90 minutos não me apetece falar muito, além de Semedo, o craque (único ?) desta equipa chama-se Nicolás Gaitán. É o gajo que verdadeiramente tem aquele plus dos craques, o tipo que pode sim ganhar um jogo sozinho, e actualmente não temos muitos desses. Se calhar não temos mesmo nenhum além do argentino.

E isto leva-me a outro aparte. Sendo praticamente seguro que Gaitán vai ser vendido este mês, acho que o Benfica devia esquecer os avançados (Mitroglou & Jiménez) e "apenas" trazer 2 jogadores: Fábio Coentrão e Lazar Markovic. Eram os únicos jogadores que eu contrataria esta época.

De regresso à Supertaça, foi deprimente (como os jogos com o America e Monterrey) ver um Benfica totalmente bloqueado e sem uma única ideia de jogo para além do chuveirinho. Foi mau demais. Mas o pior é que nem foi surpreendente para quem assistiu à pré-época com olhos de ver.

Para o final ficaram as declarações de Vitória que parecia ter jogado "apenas" a primeira jornada de um longo Campeonato. Não Rui, não empatámos em casa com o Estoril (cruzes canhoto), perdemos um troféu e não há margem de manobra, esta já foi. Aquela coisa do "no final vamos ver" não se adequa de todo a este jogo. Como não se adequa o teu amuo com o JJ ou lá o que foi aquilo. Já não tinha gostado das declarações cautelosas do pré match e menos gostei das esperanças que depositas no futuro. Precisávamos de um murro na mesa ANTES do jogo, ou mesmo no fm, algo como: «o Benfica vai mostrar porque é bicampeão. Estamos muito tristes mas vamos responder de forma clara e exemplar». Até um "o Estoril vai pagar as favas" seria mais interessante.

Mas se calhar Vitória não fala assim porque não sente a equipa com condições (ainda, espero eu...) para arrasar ou convencer. E se calhar os jogadores também não sentem (ainda...) que estejam no rumo certo. Os adeptos estão cheios de dúvidas, a amostra é horrível, a esperança baseia-se mais no lado emocional e menos no racional para acalentarmos um final feliz para todos nós benfiquistas.

Sou-vos sincero, não me custou muito perder a Supertaça, o que me doeu foi ver o jogo colectivo (?) inexistente do nosso Benfica. Foi vislumbrar - outra vez - aquele Benfica trapalhão e desconexo dos piores anos que sofria imenso para vencer um joguinho e que raramente participava nas decisões. E não é com contratações que isto se endireita. Ou Vitória tem um golpe de génio e demonstra que tem mãos ou o futuro será sombrio...

Enfim, resta-nos apoiar, resta-nos acreditar e Domingo temos nova oportunidade. Com todo o pessimismo que Rui Vitória trouxe ao meu horizonte de expectativas....continuamos a ser o Sport Lisboa e Benfica!

E PLURIBUS UNUM


4 comentários:

Anónimo disse...

Bem vindos de volta a 2008. Parabéns à "estrutura".

Anónimo disse...

Estás com o mesmo sentimento do que eu... mas de facto ou o Rui Vitória tem um golpe de génio ou não estou a ver nada de bom no horizonte.
Eu, tal como tu, espero estar redondamente enganado.
Saudações.

Tyler Durden disse...

Caro Anónimo (11:16),

em 2008, e olhando só à pré-época, jogávamos muito mais futebol

https://www.youtube.com/watch?v=qhzXROHtLdI

Este é o jogo de apresentação 08/09 frente ao Feyenoord. É verdade que este Benfica de Quique Flores não deixa saudades a ninguém e não conquistou nada, mas a diferença na qualidade de jogo daquele Benfica para o actual é medonha. Vejam o resumo e tirem conclusões. Amorim, Carlos Martins, Yebda, Urreta, Aimar e Cardozo eram muito melhores que os jogadores do actual plantel (médios e avançados, por exemplo) ?? É que Quique também era novo no Clube...assim como muitos atletas...

Pode ser que este ano aconteça ao contrário e festejemos todos no final. Só tenho sérias dúvidas se Rui Vitória festejará aqui...

Cumprimentos

Tyler Durden disse...

Caro Papoila Saltitante,

esperamos todos, esperamos todos! A coisa está preta (pior até que os vaticínios mais pessimistas) mas se calhar não tem por onde piorar. Digo eu...

Vitória tem uma solução: vencer as primeiras 5 jornadas do Campeonato (a 5ª é no Dragão). Mesmo que tropece na Europa, esses 15 pontos trariam uma nova vida ao nosso treinador. É o que espero. Sonhar não custa...

Cumprimentos