segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Quero o Klopp no Benfica



Para mim Rui Vitória é finito. Pode durar 2 jornadas ou 20. Pode durar até a época inteira, mas não me parece que o Benfica venha a ter sucesso com ele. Há inúmeras razões que me levam a pensar assim, pode até ser cedo para tirar grandes conclusões mas os sinais são muitos e alarmantes.

Note-se na entrada em campo do Benfica na segunda parte do jogo de ontem. Parecia que os jogadores tinham tomado um Xanax. Não quero (ou não devo) acreditar que o plantel não esteja (ainda) com o seu treinador, mas quando se vem de um ciclo de sucesso (em 2 anos ganhou-se tudo internamente com a excepção de uma Taça de Portugal) e se muda o líder, isso só resulta se o novo comandante for melhor e demonstrar inequivocamente aos seus atletas que é melhor. Normalmente os resultados e exibições são a prova dos 9.

Vitória não tem esse perfil aglutinador e motivador capaz de empolgar grandes atletas. E os resultados têm sido confrangedores. O mais natural é haver um gigantesco ponto de interrogação em toda a gente, treinador incluído.

Quando Vitória vem dizer que se "trabalhou melhor em cima de uma vitória" pareceu-me um sinal que antes já havia algum desconforto. Ora isto é elucidativo do que vai naquelas cabeças (de jogadores e técnicos). Posso até estar a ser injusto com Rui Vitória (todos merecem o benefício da dúvida) mas já vi muitos Benficas, os suficientes para perceber determinados sinais que invariavelmente terminam numa época sem conquistas.

Há concerteza gente que gosta mais de Rui Vitória, há também quem o prefira a outros treinadores, mas haverá alguém no universo benfiquista que esteja entusiasmado com esta equipa e o seu treinador ? Não acredito.

E não basta despedir e contratar um tipo pouco mais competente. O Benfica precisa (e já precisava no momento em que sai Jesus) de um tratamento de choque, alguém conceituado, um líder que facilmente convença os seus jogadores a seguirem-no até ao fim do Mundo. Neste momento da época já não serve qualquer um, precisamos de quem empolgue o Benfica por dentro e por fora, isto é, que cative todos os atletas e conquiste todos os adeptos.

E o primeiro nome a preencher todos esses requisistos é




Não se foquem agora em valores salariais (e recebia menos que o Jesus) ou no interesse do alemão em vir para Lisboa. Klopp adora desafios, adora projectos a longo prazo, gosta de pegar numa equipa que não é favorita e dar-lhe o seu cunho pessoal (certa vez disse «quero que a minha equipa jogue de uma forma que todos possam identificar, mesmo que estejamos de camisola vermelha, as pessoas vão olhar para as nossas movimentações e dizer: aquilo só pode ser o Dortmund»), mostrar aos mais fortes e ricos que há outra forma de combater e vencer com menos posses.

Pode parecer utópico almejarmos um dos 4/5 melhores treinadores da actualidade, mas o Benfica, a sua história de conquistas exigem-nos isso. Exigem-nos ambição! E a nossa mística cativa qualquer um. Não será por dinheiro que o objectivo Klopp não se concretizará, não é isso que o move. Mas, caso se queiram discutir números, só em marketing e publicidade tínhamos muito por onde angariar patrocínios e investidores. A Sagres, a nossa Sagres, tinha aqui um filão:




O treinador alemão acaba de recusar o Marselha, diz-se mesmo que está à espera de um grande clube da Premier League ou do....Bayern de Guardiola. Guardiola que elegeu Klopp como o melhor adversário. Klopp esteve 7 anos no Dortmund e revolucionou o clube por completo, perdendo várias vezes os melhores jogadores e tendo sempre equipas e futebol competitivos. É o homem que o Benfica precisa!

É difícil convencê-lo ? Acredito que sim. Como também acredito que um alemão adoraria viver em Lisboa e abraçar um projecto histórico e competitivo. Não sou eu que o tem de convencer, é o Benfica e os seus dirigentes. A mim resta-me divulgar a ideia:


http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT78207


Assinem a petição, divulguem a hashtag #QueroOKloppNoBenfica nas redes sociais e espalhem a palavra. Pode até ser infrutífero, mas se concordam com a solução Klopp façam um favor a todos nós e permitam-nos sonhar assinando a petição. Não custa nada, é simples, barato e quem sabe se não dá milhões...





#QueroOKloppNoBenfica
#EPluribusUnum

7 comentários:

Anónimo disse...

Boa! Então arranja 10 milhões limpos por ano. Ou seja, 20 milhões.

Anónimo disse...

Klopp,Bielsa,Paco Gemez!!!!.....Por favor Rui Vitoria se és Benfiquista vai embora....Reconhece que nao estás preparado e vai pra casa!!!

Abraço

Claudio

Joseph Lemos disse...

A isto chamo: benfiquismo de sargeta!

E não sou anónimo nem uso "pseudos"!

Anónimo disse...

Joseph....chama o que tu quiseres!!!Mas aproveita e paga como eu 2 red pass todos os anos...ser socio a 15 anos e comprar a camisola do Manto sagrado tb todos os anos!!!
Nao me venhas falar de Benfiquismo de sargeta!!

Claudio

Tyler Durden disse...

Meus caros,

i) - antes da última renovação, Klopp recebia menos que o JJ, se puderes colocar um link ou uma notícia onde Klopp receba 10M limpos por ano agradecia.

http://sicnoticias.sapo.pt/desporto/2015-03-06-Os-10-treinadores-de-futebol-mais-bem-pagos-do-mundo

http://www.record.xl.pt/multimedia/infografias/detalhe/os-treinadores-mais-bem-pagos-do-mundo-938934.html

Aqui estão duas listafens de 2015, numa Klopp recebe 4,2M e noutra 7M, em nenhuma recebe 10M. Mas como escrevi, o aliciante para Klopp nunca será o dinheiro.


ii) - também gostava muito do Jémez. Não tendo Klopp encarava essa solução com muito bons olhos. Já Bielsa, apesar de grande treinador envolve alguma loucura ( Marcelo "El Loco" Bielsa) e risco.

iii) - Joseph, sarjeta porquê ? Eu sou do Benfica, não sou do Vitória, do Jesus ou do Klopp. Se eu considero que a permanência do Vitória é nociva para o sucesso do nosso clube (e tenho justificado com razões técnicas, tácticas e até psicológicas) porque razão haveria de calar ? Tento sempre justificar as minhas opiniões e até referi, mais que uma vez, que espero estar errado, mas não posso fechar os olhos e ignorar tudo o que vejo. É a minha opinião, cada um tem direito à sua e não representa nada mais que isso: a minha opinião.


iv) - saúdo os red pass e o amor que materializas ao nosso Clube. Só te peço que o faças e continues a fazer independentemente de quem seja o nosso treinador, presidente ou extremo esquerdo. Benfica sempre! E Benfica acima de todo e cada um de nós.


Cumprimentos a todos

Joseph Lemos disse...

Se multiplicares 15x3 encontras um numero mais relevante e fiquei a saber que qulquer um ao comprar camisolas faz dele um benfiquista. No Marques houve quem usasse o manto sagrado e foram criadores da patifaria que ali aconteceu. Quanto aos dois redpass nem te vou responder. Mais que isso pago e nao vivo no pais.

Joseph Lemos disse...

Tyler, nao te poderei responder como desejo usando o cell mas nao faltarao oportunidades.