domingo, 17 de fevereiro de 2013

GOOOOOOOLOOOOOOOOOOO !!!!!!!

Estádio da Luz. 93 minutos.

O Universo Benfiquista está na bota de Lima. Deita o guardião Ricardo e o grito GOLO! estremece o Estádio, o País, o Mundo benfiquista!

Era um jogo pós-europeu (tremendo desgaste em Leverkusen) e frente a uma equipa de linha azul e que defende muitíssimo bem. A juntar a isto, o handicap de não contarmos com Matic ("só" o melhor jogador desta época), Cardozo (o melhor marcador estrangeiro da história do Benfica) e André Gomes (o mais recente benfiquista a ser chamado à selecção A).

O Benfica fez um jogo fraco, foi algo lento e isso complica a vida a quem tem que desbaratar uma muralha defensiva e rigorosa desta Académica, repito, de linha azul. Posto isto, e não renegando o jogo menos conseguido dos nossos atletas, aqui ficam alguns dados desta noite:

Posse de bola: 67/33
Cantos:           14/3
Ataques:         53/7
Remates:        17/1

Se a jogar mal, e frente a uma boa equipa (táctica e defensivamente), conseguimos estes números, estou seguro que o Leverkusen, na próxima 5ª feira, vai levar para contar.

Deixemos então o bom futebol para 5ª feira e desfrutemos da alma, da garra, da estrela de campeão que nos garantiu 3 difíceis mas muito saborosos pontos esta noite. Gostei da equipa nunca ter mostrado desespero, face às duas linhas defensivas extremamente cerradas da Académica, o Benfica tentou flanquear sempre o jogo e nunca se precipitou em bombear bolas para a área. Houve algum critério na posse (apesar de demasiados passes errados) para se tentar esburacar um adversário sólido. Conseguimos boas chances e boas jogadas colectivas, ainda assim em muito menor número que o habitual na Catedral.

Mas vitórias destas, ao cair do pano, são muito saborosas para nós adeptos, mas sobretudo para o grupo de trabalho. A última vez que não fizemos golos na Luz foi frente ao Barcelona, no Campeonato já não recordo a última vez que ficámos em branco. Aliás, em todos os jogos desta época, só não marcámos em 3 jogos (em Glasgow frente ao Celtic e nos 2 desafios com o Barcelona), logo, se há coisa garantida por este Benfica de Jesus, é que marcamos quase sempre um golo pelo menos.

Poucos terão tido o sabor do de hoje (excelente Lima sob pressão tremenda) mas foi só mais um na rota iniciada em Julho. Previ 3 vitórias seguidas (na Luz) se vencessemos na Alemanha, pois bem, acho que a mais difícil está ultrapassada. Nem Bayer, nem Paços abdicarão de vencer (ou jogar futebol) enxovalhando o seu nome em benefício de terceiros.

A forma "tresloucada" como os atletas/dirigentes daquela que já foi Briosa reagiram à derrota fazem-me pensar que o pontinho perdido (irrelevante num campeonato medíocre) trazia uma maleta de sonhos amarrada.

Quando soube da nossa despromoção à Liga Europa, em Dezembro, referi que esta competição tem mais uma eliminatória que a Champions e que estes 1/16 de final, disputados em 7 dias e com jogo de campeonato pelo meio, seria tremendamente duro. Passámos (ou estamos quase a passar) esta fase delicada (espera-se que incólume) com nota positiva, ultrapassando o Bayer e derrotando o Paços (próximo Domingo na Luz) chegaremos a Braga com tudo para assegurar outra final esta época.

Hoje estivemos suspensos na bota de Lima, venha de lá o recital na quinta-feira, queremos soltar mais gritos como o que hoje estremeceu o Universo Benfiquista.

Estádio da Luz. 93 minutos.

GOOOOOLOOOOOOOOOOOOOOOO !!!!!

Sem comentários: