terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

A Retoma Na Alemanha

Na ressaca do "Carnaval da Madeira" segue-se a Liga Europa. Em Leverkusen, no dia de S.Valentim, pode o Benfica dar início ao namoro europeu.

Tenho para mim que nos saiu a "fava" do sorteio, porque é uma equipa alemã (e o nosso histórico é medonho frente aos panzers) e porque é uma boa equipa de futebol. Historicamente o Benfica sempre sentiu dificuldades com os alemães - porque eram muito competitivos, porque lutavam até ao fim, porque eram 11 contra 11 e no final ganhavam os alemães... - mas Leverkusen é, apesar de tudo, sinónimo de uma das mais belas memórias do Sport Lisboa e Benfica (desse jogo falarei na 5ª feira).

Este Bayer Leverkusen é uma boa equipa, compacta, dura e muito forte fisicamente. Se recordar os 10 minutos iniciais da Choupana prevê-se um descalabro, mas talvez o comportamento mesquinho de um Proença terrivelmente condicionado com o Benfica sirva para aumentar os nossos índices de concentração neste jogo. Acredito que eliminando este Bayer  é legítimo sonhar com o título europeu, mas, a probabilidade de sermos eliminados já é tão grande ou igual.

Jesus dá-se bem com equipas inglesas, puxa a bola para o chão, privilegia a posse e isso dá-lhes cabo do juízo. E depois prepara as equipas para aquele jogo mais físico, aquele kick and rush britânico que muitas vezes torna a vida do adversário num Inferno. Os alemães, apesar de ainda serem altos e fortes, têm hoje muito mais técnica e a força não é o seu único recurso.

O Benfica jogará na Alemanha com um só ponta de lança, perante o 11 da Madeira estou em crer que Cardozo e Gaitán serão titulares. E acredito mesmo que a chave da vitória ou um bom resultado pode estar aqui. Cardozo lutará de igual para igual com as torres alemãs, e Nico pode ser um quebra-cabeças para essas mesmas torres. Ambos chegarão frescos à Alemanha. Esperam-se que inspirados.

Jesus saberá tudo do Leverkusen. Teve tempo mais que suficiente para estudar o adversário (que inclusivé estagiou no Algarve..) e saberá já como sair vivo de Leverkusen. Ao contrário da nossa última LE (onde jogámos sempre a 1ª mão em casa - Estugarda, PSG, PSV, Braga), desta feita começamos fora, e para mim será uma vantagem. Um grande Benfica pode decidir a eliminatória já na 1ª mão (porque na Luz, e atrás no resultado, será muito difícil para os alemães), mas mais importante do que não sofrer será marcar, de preferência mais que um (a minha faceta optimista arrisca um 2-3).

No worst case scenario o Benfica passará um mau bocado e pode ficar atarantado com o jogo aéreo e poderio físico dos alemães. O jogo directo não será solução (com uma desvantagem de 2 golos por exemplo) na Alemanha, é preciso ser cerebral e muito competitivo.

No dia dos namorados, a Alemanha (essa potência "inimiga" dos portugueses) pode tornar-se em mais do que uma paixão e ser o primeiro passo de um amor seguro. Passo a explicar: depois de Leverkusen seguem-se Académica, Bayer e Paços, sempre na Luz, com o tónico da vitória alemã, tenho a certeza que se seguirão 3 vitórias seguidas, chegando nós a 27 de Fevereiro (meia-final da Taça da Liga em Braga) com a moral em alta e a forte possibilidade de assegurar outra final para esta época (depois da Taça de Portugal).

Nesse cenário perfeito, o Benfica entraria em Março com duas finais asseguradas (TL & TP), líder do campeonato (isolado ou não) e com Bordeaux/D.Kiev (ambas inferiores ao Leverkusen) a abrirem boas perspectivas de mais uns 1/4 de final "europeus". Este era o cenário idílico, para mim, muito "dependente" da retoma alemã. Pode estar ali a chave desta época que se espera repleta de títulos.

Esperar que depois do balde de água fria da Choupana, o Benfica dê uma resposta à sua altura na Alemanha. No dia de S.Valentim.

Sem comentários: