sexta-feira, 1 de maio de 2015

Pablo, Pablito Aimar






Sempre um prazer ouvir um dos génios do futebol mundial. A humildade, a classe de Pablo Aimar continua no discurso como estava sempre na cancha em que entrava.

Notas:

Com o tempo foi aprendendo e percebendo a importância dos treinadores. E sobretudo a capacidade dos treinadores convencerem os jogadores e a equipa. Depois de jogar como 10 ( enganche ) na Argentina surge num Valencia como um segundo avançado, encostado aos centrais, a lutar com defesas mais fortes, mais altos mas onde a sua missão era fazer golos ou assistências. E refere que o seu trabalho defensivo melhorou depois de JJ o convencer, mas refere que o treinador só consegue fazer isso (convencer o atleta) com humildade, liderança e conhecimento.

JJ percebe "muchísimo de fútbol" e consegue convencer os jogadores, mas não tanto como Bielsa (o treinador preferido de Bielsa). Bielsa convenceu-o que a ideia dele, o processo é o que os vai fazer ganhar. Apesar de ter vencido títulos com outros treinadores, para Aimar, o melhor é Bielsa, precisamente pelo convencimento que consegue transmitir aos seus atletas.

Fala do fanatismo dos benfiquistas em Lisboa (tem 4 filhos, 2 meninas nasceram mesmo na Capital) que mostrou pela primeira vez aos filhos a estrela que era o pai.

Menciona Di María que jogou pouco no início, tapado por Reyes, mas que sempre viu que era un fenomeno. Um futebolista alegre que é super estrela quando está concentrado, segundo Aimar.

Aimar é o ídolo de Messi (que lhe pediu a camisola em 2 ocasiões, num Valencia - Barcelona e muitos anos depois num Benfica - Barcelona), mas quem era o ídolo de Aimar ? Néstor Gorosito. Jogador argentino que começou no River Plate e que agora treina o Argentinos Jrs (onde debutou Diego Armando Maradona).

Revela também a lesão crónica na zona do tendão de Aquiles, que já o impedira de participar em pouco mais de uma dezena de jogos no último ano de Benfica. Fez 2 operações, tem 4 meses de repouso (já passaram 2 e meio) e esperemos que o Mago possa voltar a encantar "un último partido que sea". É incrível ver o sorriso de Aimar com a esperança de poder voltar a calçar as chuteiras para entrar no Monumental de Nuñez, oxalá isso suceda!

- Pablo, gostavas de ser treinador ?

- Gosto dessa parte de ensinar aquilo que aprendi, não sei se tenho essa capacidade de ser treinador mas vou tentar. Adoraria formar jogadores.

Sem comentários: