quarta-feira, 25 de junho de 2014

Garay deu "prejuízo" de 1,925M

O Benfica contratou Garay ao Real Madrid por 5,5M, tendo o clube espanhol salvaguardado 50% de uma futura transferência.

Depois disso, o Benfica vendeu 10% do argentino ao Benfica Stars Fund por 1,175M.

Hoje é oficializada a venda de Garay ao Zenit por 6M (o comunicado à CMVM realça que o contrato terminava em Junho de 2015...), dos quais metade (3M) vão direitos aos cofres de Chamartin e 600.000 euros são para o BSF.

Feitas as contas, o Benfica gastou 5,5M e recebe efectivamente 3,575M, o que prefaz um saldo negativo de 1,925M. Posso estar a fazer mal as contas ou ter-me escapado algum pormenor, mas creio que os números são estes.

Claro que o contributo desportivo de Garay nestes últimos 3 anos compensa a "desvalorização" do passe; e claro que, a 6 meses de ser um jogador "livre", o seu valor de mercado desce drasticamente. Ainda assim, não há clubes que pagassem mais que 6M ? O Valencia (que esteve muito, muito próximo de ser o destino de Garay aquando da saída do Real Madrid) que parece querer contratar meio plantel do Benfica, que deve perder Mathieu e Ricardo Costa, não quereria juntar Garay ao seu plantel (mesmo já tendo Otamendi assegurado) ?

Ou será que o ordenado estratosférico que o Zenit ofereceu a Garay em Janeiro último era incomportável para a esmagadora maioria dos clubes europeus ?

Não há cláusulas de mais alguns milhões por objectivos, não há Luís Neto, enfim, parece um negócio pobrezinho, sobretudo quando em Janeiro se ofereceram 15M (o Benfica queria 20M) e se recusaram.

Foi o negócio possível dirá seguramente o Benfica (que queria vender o jogador devido à sua folha salarial) mas a mim parece-me curto, muito curto. Menos de 10M parece-me ridículo. Perde o Benfica (1,925M), perde o BSF (575.000) e só ganha o Zenit (desportivamente) e o jogador (financeiramente).

Ok, a tripleta vale bem mais que 1,925M. Boa sorte ao Garay.

4 comentários:

Tony Cross disse...

Caro blogger,
Já ouviste falar de "amortização de Activos" e do "valor contabilístico" do passe do jogador à data da sua venda?
Calculo que não. Por isso, aconselho-te a informares-te e depois, sim, botar opinião.

Anónimo disse...

essas contas só se fazem para justificar negocios destes

quando há vendas de 40M não te lembras da amortização de activos

Tony Cross disse...

Ao "anónimo":
As contas, gostes muito ou pouco, quando analisadas com seriedade, serão sempre feitas da forma que eu insinuei, ou seja:
+/-Valia=(Venda-Cust.Vendas)-(Aquisição-Amortizações).
Vendas por 1 ou por 1000 milhões.
Claro que os desentendidos do assunto, pensarão tal e qual como tu.

Tyler Durden disse...

Caro Tony Cross,

não sou economista (nem pretendo ser), portanto por "amortização de activos" entendo algo como - de forma leiga - poupar-se em ordenados e prémios do Garay, na folha salarial do Clube.

O problema é que seguindo esse critério, podemos "despachar" tudo a custo ZERO que ficamos satisfeitos porque houve..."amortização de activos". Essa baixa na folha salrial é um facto (positivo) mas nem isso branqueia, na minha opinião, o valor miserável (6M) da transferência.

E também aceito que estando perto do fim do contrato ("valor contabilístico" ?), o preço de Garay baixou. Ainda assim, um titular da seleção argentina não vale ...sei lá, 10M que fossem ?

Sendo que a Rússia tem um campeonato com muito dinheiro e pouco nome, acredito que tenham seduzido o Garay em Janeiro e nós é que nos lixámos. Nós e o Madrid.

Mas adiante. Se o Enzo ficasse...