segunda-feira, 12 de maio de 2014

O Patriotismo ? A minha Pátria é o Benfica!

Declaração de interesse: não me interessam os títulos, vitórias, golos e feitos de outros clubes que não o Benfica. Se o Benfica não puder ganhar algum título é-me completamente indiferente quem o vence.

Posto isto, não alinho na cantiga de "contra estrangeiros, apoiar os portugueses". Apoio o Benfica e ponto final. Daí o lema que falava há uns dias: desde que o Benfica ganhe... Não desejo nem vitórias nem derrotas de outros clubes, a mim preocupa-me e emociona-me o Sport Lisboa e Benfica. "Só".

Assistimos nos últimos dias a discussões acerca dos comportamentos mesquinhos e pequeninos dos nossos rivais, que passaram o ano todo a espumar de raiva....para que o Benfica perdesse. O Sporting, connosco, o melhor que conseguiu foi um empate, portanto a azia daquela gente já vai para úlcera. Já o Porto conseguiu 2 vitórias ridículas, pela inexistência de relevância ou conquista. Numa delas (a da 1ª mão da meia-final da Taça de Portugal) houve até quem escrevesse «benfiquistas tenham medo, tenham muito medo que o grande Porto está de volta», com o resultado patético que se constatou.

Mas essas palavras de exaltação devia estar escritas há meses, à espera duma derrotazinha do Benfica para soltar o Grito do Ipiranga do clube que tem um Museu com nome de banco brasileiro. No fundo foram peixe miúdo engolido pelo Mar Vermelho que levou tudo a eito.

No Estádio do Dragão leu-se uma faixa a dizer "Força Sevilla" (infelizmente não encontrei foto desse desejo), mas encontrei outra gira, dos mesmos Zandingas:



A imagem é de 9 de Março de 2014 (Porto-Arouca), primeiro jogo de Luís Castro no banco. Querem saber se o oráculo azul e branco acerta muito ? Das '21 finais' jogaram...16; dos '27 pontos' fizeram....18; das 3 Taças....nem vê-las. Portanto de faixas dos dragões estamos conversados....


Na zona de alvalade são mais fidalgos. Não pedem títulos, pontos ou finais (eles sabem bem o que a casa gasta) ali, na casa do Visconde - que criou um clube sem gostar de futebol, apenas para o neto fazer exercício físico - não há título maior que... uma derrota do Benfica. Se essa derrota for proporcionada pelo Sporting...ui, ficam de barriga cheia para o ano inteiro. À falta de vitórias do Sporting e derrotas do Benfica o sportinguista murcha e entra em depressão, mas esta época há que torcer por tudo o que defrontar o Benfica, seja lá quem for, portanto não estranha esta faixa:



Palavras para quê ? O LOL de Portugal dos 345623545 títulos anuais nunca pára de surpreender e de atingir novas posições contorcionistas. Enfim, é deixá-los estrebuchar sozinhos num deserto de ridículo.


Que sportinguistas e portistas não torçam pelo Benfica numa final europeia (a décima amigos, já fomos a 10!!, Porto e Sporting juntos somam ... 7) parece-me totalmente legítimo e respeito essa posição. Mas pelo menos mantinham-se à parte e ignoravam olimpicamente não caindo na chinelada de andar a desejar derrotas.... É que depois são capazes de ter azar...

Não precisamos do apoio de ninguém, mas a partir do momento em que os nossos adversários verbalizam (ruidosa e visivelmente) a sua pequenez (desfraldando a bandeira da mesquinhez) com laivos de "orgulho" (?????) só me resta dizer que têm o que merecem.

Não quero aqui passar um código de conduta a ninguém, explico unicamente a minha visão do futebol em geral e do Benfica em particular. Se algum benfiquista tiver comportamentos semelhantes (querendo derrotas em partidas sem o Benfica presente) também criticarei, a minha postura passa por nos preocuparmos connosco e apoiarmos aquilo que depende de nós, connosco dentro do terreno.

O Luís Piçarra canta Sou do Benfica e isso me envaidece, eu acrescento: sou do Benfica e isso basta-me.

Sem comentários: