quarta-feira, 16 de março de 2016

Ernesto Tomás Matos Soares

93 anos de sócio.

Associado desde o primeiro dia que viu a luz.


O sócio nº1 do Sport Lisboa e Benfica, Ernesto Tomás Matos Soares, faleceu sábado passado, 12 de Março de 2016. Não tinha conhecimento deste facto até o jogo de segunda-feira em que o Clube (e os adeptos) o homenagearam no início da partida (e também a Nicolau Breyner).

Isso fez-me pensar como o anonimato e a fama se diluem no mar benfiquista. Tive (tivemos todos) conhecimento (quase imediato) da morte de Nicolau Breyner, mas o falecimento de Ernesto Soares terá passado ao lado de muita gente (onde, infelizmente, me incluo).

Mas o Benfica honrou o seu nome e deu-lhe o merecido destaque e homenagem.

Um benfiquista é famoso per se, ser benfiquista coloca-o automaticamente numa família, numa galeria de fama. E nessa galeria não se olha a estatuto, profissão ou capacidade financeira, no Benfica todos somos um, o Benfica somos nós. Todos!

No final de 2011, a Benfica TV realizou uma reportagem no dia do 100º aniversário do então sócio nº1 do Clube: José Gonzalez de Oliveira.


Nessa oportuna reportagem (o Presidente Vieira chegou a cortar o bolo de aniversário do centenário Gonzalez de Oliveira), uma frase me chamou a atenção. Quando questionado acerca do Benfica e que gostaria de dizer aos benfiquistas, José Gonzalez de Oliveira teve uma tirada brilhante:



«Confiem sempre no Benfica!»




Essa frase, concisa, straight to the point, mas recheada de assertividade e emoção, marcou-me. Ainda hoje a uso e a considero como o "meu lema". Para mim o Benfica é exactamente o que Gonzalez de Oliveira resumiu de forma simples e brilhante: para o Benfica nada é impossível.


Há outra frase, que me acompanha desde miúdo e que foi dita por um famoso associado benfiquista (infelizmente já falecido também), Artur Semedo:



«O Benfica nunca perde! Às vezes não ganha.»




Digo isto para provar a minha teoria que não é preciso ter uma posição ou profissão de destaque na nossa sociedade para termos importância ou relevância no Universo Benfiquista. O Clube sabe isso e demonstrou-o na última segunda-feira à noite. Eu talvez não o soubesse, mas acho que ainda vou a tempo de me redimir.

E este post serve esse intuito, demonstrar que no Benfica temos todos a mesma importância, nesta nossa família não há vozes mais importantes que outras e que cada um de nós pode mesmo fazer a diferença.

Que o exemplo de longevidade e amor ao Clube de Ernesto Soares (com mais anos de sócio que a esmagadora maioria de nós tem de vida) sirva para incentivar aqueles que ainda não são sócios a fazerem-no ou para que todos os já associados do Glorioso percebam que o Clube os considera e que sabe agradecer a dedicação e o amor demonstrados.

Descansa em paz Ernesto Soares. E viva o Benfica !

Sem comentários: