quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

"Mas nós estamos na Champions" "Nós estamos em 4 frentes" : análise 1/3 da época

Com o primeiro terço da época atingida, só há UM clube que depende exclusivamente de si para se sagrar campeão, o Sport Lisboa e Benfica. O mesmo clube que detém o melhor ataque do campeonato (30 golos marcados) e a melhor defesa da prova (7 golos sofridos).

Em apenas 13 jornadas o Benfica deixou a concorrência directa a milhas (Porto a 6 e Sporting a 10 pontos!!), fruto de 11 vitórias, 1 derrota (em Braga, onde fizemos os melhores 45 minutos da época) e 1 empate (com o Sporting, graças ao Artur).

E tudo isto foi conseguido depois de em Julho termos perdido Oblak, Garay, Siqueira, André Gomes, Markovic, Rodrigo e Cardozo. Uff. Ah, e Matic também havia jogado na última época. 8 jogadores, coisa pouca portanto. Dos jogadores que chegaram, com a excepção de Júlio César, nenhum dos reforços é melhor que os que partiram.

Enquanto na nossa pré-época se acumulavam dúvidas e desilusões, os rivais enchiam parangonas com contratações sonantes e esperanças utópicas. Ao Benfica restava Jesus e um trio de elite: Salvio - Enzo - Gaitán. Nas casas de apostas perdíamos a pole position (um campeão em título, para mim, tem que reunir mais favoritismo) e alguns patetas (benfiquistas incluídos) não só incensavam o plantel portista como ainda consideravam o sportinguista melhor que o nosso. Enfim...

Um terço de prova disputado e esses iluminados devem andar escondidos ou doridos com o reality-check do clássico de domingo passado. A verdade é que o Benfica está de tal forma competente e com uma tarimba tão elevada, que só existe um jogador em Portugal que poderia ser titular entre nós: Jackson Martinez, do Porto.

Se na Liga Jesus foi quase irrepreensível, na Champions teve bastantes culpas no cartório. É certo que a única prova que o Benfica disputa e em que não é candidato a vencê-la é a Liga dos Campeões, ainda assim devia ter feito bastante mais num grupo onde era a melhor equipa (Pote 1). Mas a verdade, hoje, ontem e sempre é que o objectivo número 1 é o Campeonato Nacional. Objectivo para nós e para os denominados "três grandes" de Portugal.

Talvez por isso tenha surgido uma nova corrente em Portugal, ou melhor, duas:

i) no Porto (face á eliminação da Taça de Portugal e os 6/7 pontos de atraso para a liderança) "ah e tal mas ainda estamos na Champions"; como se fossem candidatos ou tivessem qualquer possibilidade de vencer essa competição, tentando (eles e os avençados da CS) menorizar o profundo fracasso que tem sido a performance da equipa na época em curso

ii) no Sporting, "ah e tal mas nós estamos em 4 frentes"; que esperar do LOL de Portugal senão isto ?? Um clube que festeja uma vitória de 7-1 sobre o Benfica mais que um Campeonato, que a festeja no dia em que fica a 10 pontos do...Benfica. Um clube que festejou uma derrota do...Benfica no dia em que assegurou um 7º lugar no Campeonato (não tenho visto aquele tipo da Juve Leo com o cartaz 'Nunca ficámos em 6º', que será feito dele ?), portanto do Sporting está tudo dito. Está em 4 frentes, numa está a 10 pontos, noutra ainda não se realizou qualquer jogo e na Europa só deve fazer mais dois. Portanto, realisticamente, o Sporting está em 1+3 frentes.

O Benfica mantém intactas as expectativas de conseguir nova tripleta e está no bom caminho para ser bicampeão nacional. Das deslocações difíceis já foi a Braga, Porto, Estoril e Nacional. Ficam a faltar Guimarães, Sporting, Marítimo e eventualmente Rio Ave/Paços de Ferreira.

O Porto foi a Guimarães, Estoril e Sporting, falta-lhes Benfica, Braga, Nacional e Marítimo. O Sporting...bem o Sporting já não conta para o Campeonato.


Concluindo, um primeiro terço de época bastante razoável do Benfica, se tivermos em conta o pânico das vistas mais curtas em Julho, então o que se conseguiu é assinalável, nomeadamente na consistência de uma equipa que perdeu quase todos os anéis e se reforçou sem grandes craques ou estrelas (mais uma vez, exceptuando JC). É Jorge Jesus quem volta a sair por cima e a demonstrar que é um dos mais trabalhadores e produtivos técnicos, é ele o tipo que faz omeletes sem ovos.

Mas ainda falta muito e nada está ganho, há que manter o espírito competitivo e a concentração demonstradas no Dragão. Porque se eles não nos conseguem derrotar no campo, vão tentar voltar a enfraquecer o nosso plantel (Enzo E Gaitán podem sair em Janeiro) porque se calhar já perceberam que mesmo com o actual plantel benfiquista não nos vão bater. Perder Enzo Pérez é um dado a ter muito em conta, mesmo que recuperemos agora Amorim & Fejsa (outros jogadores importantes da última época e que pouco ou nada contribuíram nesta face às suas lesões prolongadas), porque o argentino continua a ser o chefe, o metrónomo da equipa. E se Jesus não faz milagres, para quê enfraquecer a equipa a meio das provas ? Vender sim, mas em Junho.

Sem comentários: