domingo, 17 de agosto de 2014

Benfica: pré-época 14/15

Continuo a achar que a pré-época 13/14 foi a mais deprimente a que assisti. Este ano, apesar dos horríveis resultados e exibições, houve sempre a sensação que aquele não era o nosso Benfica, que faltavam os melhores (Enzo e Luisão, por exemplo) e que haveriam de chegar melhores reforços.

Não temi nem tive a angustiante sensação da pré-época anterior, onde, com toda a gente disponível, assistimos a maus resultados, más exibições e uma descrença crescente entre os adeptos. Esta época chegámos a fazer um mês sem 3 centrais (Luisão, Jardel e Lisandro), logo os 3 mais categorizados, jogando vários jogos com um brasileiro inexperiente (César) e outro experiente mas a milhas da alta roda europeia (Sidnei).

E no centro do terreno, que sempre foi o núcleo duro da tripleta (Luisão, Garay, Enzo e Fejsa) ninguém jogou um minuto que fosse, e isso paga-se caro. Mas vamos à análise individual:

ARTUR: é um futebolista reformado que continua a competir. É preciso que alguém no Benfica saiba isso e procure defender os superiores interesses do Clube afastando-o da titularidade. Lembro-me da estreia de Artur. Eu, que torci o nariz à sua vinda do Braga, fiquei surpreendido com as exibições frente ao Twente (pré-eliminatória Champions), em Enschede mostrou-se rápido, com várias "manchas" brutais e uma exibição de grande nível. Na 2ª mão, na Luz, fica na retina uma defesa do outro mundo (à Gordon Banks) depois de um cabeceamento de Bryan Ruiz. É verdade que foi o primeiro GR no pós-Roberto, mas demonstrou logo no início um nível altíssimo. Haveria de "frangar" poucas semanas depois, numa vitória caseira (2-1) frente ao Vitória de Guimarães (o jogo dos 3 penaltys de Cardozo), o que levou a algum arrefecimento acerca da sua qualidade. Foi tendo um nível regular, raramente comprometendo, mas no último ano baixou drasticamente o nível tendo atingido o "fundo" nesta pré-época onde não demonstrou reflexos, velocidade, NADA. Deitava-se imediatamente face a um avançado adversário e já não se conseguia levantar sequer quanto mais ter reacção para executar uma defesa. Parecia um jogador pastelão que entretanto foi colocado na baliza. A sua confiança não seria certamente a melhor, mas restavam-lhe 2 hipóteses: ou trabalhava com afinco, redobrando a dedicação ou afundava-se definitivamente num poço sem fundo. Optou por baixar os braços. É verdade que até defendeu 3 penaltys na última Supertaça, mas para mim Artur não tem sequer condições para permanecer no Benfica. VEREDICTO: sair/vender/emprestar

PAULO LOPES: é dos nossos, é mais um benfiquista, só que dentro do campo. Teve mais minutos que em qualquer outra pré-época e chegou a estar nas cogitações de JJ para a titularidade face ao péssimo nível de Artur. É um membro importante do balneário, pela veterania e benfiquismo, e parece-me uma escolha perfeita para 3º GR. VEREDICTO: manter.

LUÍS FELIPE: horrível. Não há forma mais suave de o dizer. Mau, colocação a um nível amador, técnica na mesma linha e fisicamente deplorável. Não consigo vislumbrar como alguém encontrou ali (nele) algo de jogador de elite. Um jogador ao nível dos barretes de Rojas, Escalona e tantos outros "marretas" que vestiam o Manto Sagrado numa fase negra da nossa História. VEREDICTO: vender/oferecer/emprestar/livrar-nos dele.

MAXI: a raça e a alma desta equipa. VEREDICTO: imprescindível.

CANCELO: digo-o há algum tempo, tem tudo para ser o Coentrão do lado direito (no Benfica e Seleção) mas esta pré-época não mostrou nada disso. Tem técnica superior, tem pique, tem velocidade e sabe cruzar mas falta-lhe o resto: posicionamento, concentração e sacrifício. Prefiro não acreditar que a fama lhe terá subido à cabeça e que se acha uma "estrela" superior a outros, mas o que Cancelo mostrou nesta pré-época foi de uma infantilidade atroz acumulando erros tácticos atrás de erros tácticos. Lembro-me da 1ª época de Cancelo na equipa B (ainda júnior) onde foi várias vezes o nosso melhor elemento, na última época baixou o nível e nesta pré-época esteve irreconhecível. Se o menor rendimento da última temporada pode ter várias razões, incluindo falta de motivação, nesta pré-temporada com os AA não se viu qualquer interesse em transcender-se ou lutar por um lugar. Também acho estranho que Jesus não queira tê-lo já às suas ordens para o trabalhar como fez com o Fábio Coentrão, porque Cancelo tem tudo (física e tecnicamente) para ser um portento no futebol português. VEREDICTO: teria ficado com ele na equipa A, emprestando-o prefiro vê-lo numa boa equipa europeia que na I Liga.

SIDNEI: incrível como do defesa que encantou em 2008/2009 não resta nada, quem vir essas imagens e as de hoje repara que deve ter 10 ou 20 kgs a mais (logo aí se demonstra o seu profissionalismo...), no resto tem tudo a menos: velocidade, corte, sentido posicional, capacidade de desequilibrar incorporando-se no ataque. Tudo isso desapareceu. Sidnei, tal como Artur, parece um ex-futebolista de elite. É verdade que nunca fez parte das contas e apenas foi chamado perante a nossa razia entre os centrais, mas desaproveitou completamente a última oportunidade entre nós. VEREDICTO: vender.

CÉSAR: é um jovem com algumas qualidades interessantes, técnica razoável, alguma velocidade e gosta de sair a jogar. Mas é muito inexperiente, demonstra falta de maturidade no posicionamento e nalgumas abordagens aos lances. É verdade que teria rendido muito mais com outro central ao lado que não Sidnei, mas está muito verdinho ainda para o exigente futebol europeu. Acho que pode crescer e aprender muito com Jesus e Luisão, por isso o manteria no plantel. VEREDICTO: manter.

JARDEL: jogou muito pouco fruto de lesão mas é claramente o melhor central depois de Luisão. Rápido, forte e bom no jogo aéreo. Esta pode ser a sua grande época afirmando-se como titular. VEREDICTO: manter.

LUISÃO: o capitão! VEREDICTO: imprescindível.

BENITO: jovem suíço que foi uma boa surpresa para mim, é um atleta: forte, robusto e competitivo. Acho que pode crescer muito, sobretudo ofensivamente onde sempre me pareceu recatado. Pareceu-me ser um profissional sério que não vira a cara à luta e que tem muita vontade de aprender. Não está ainda pronto para ser titular, mas veremos se Jesus não desencanta aqui mais um bom valor para o Benfica. VEREDICTO: manter.

ELISEU: já se sabe que gosta de atacar e que se integra com propósito na manobra ofensiva, tenho algumas (para não dizer muitas...) dúvidas acerca da sua competência defensiva em despiques directos com extremos direitos de categoria. Resta-me confiar na decisão de JJ que o conhece bem. VEREDICTO: manter.

JOÃO TEIXEIRA: é o "dono" desta pré-época, o grande nome e a grande surpresa desse período. Acumulou grandes exibições (até um golo fez) e demonstrou uma vontade inexcedível e uma qualidade muito, muito interessante para se afirmar entre os seniores. É um jogador intenso, de muita rotatividade (até por aí vejo-o mais como '8') e tem um grande pulmão. Terá pouco espaço face à contratação de um médio (ou 2) que se avizinha, o que é pena, porque o João Teixeira demonstrou mais vontade, carácter e qualidade que muito consagrado... VEREDICTO: manter nos AA.

RUBEN AMORIM: tal como de Jardel, espera-se muito de Amorim esta época. Tem uma maturidade futebolística assinalável, e sem lesões é um sério candidato a titular deste Benfica. Conhece todas as facetas do jogo e daquilo que Jesus pretende dele. Fundamental nesta época. VEREDICTO: manter.

ANDRÉ ALMEIDA: começo pelo veredicto, é para ficar. O André é hoje um dos "meus" imprescindíveis no Benfica, joga em várias posições e joga quase sempre muito bem. Seja numa das laterais ou no meio-campo, AAlmeida é um competidor de valia e que não se pode menosprezar. Cresceu muito com JJ e pode esta época dar outro salto qualitativo, oxalá que isso aconteça porque é um dos membros muito importantes do balneário. VEREDICTO: manter.

TALISCA: jogador muito interessante, fiquei impressionado com a visão de jogo e qualidade de passe dos primeiros jogos. Depois demonstraria um irritante remate fraquinho na hora de visar a baliza. Também precisa evoluir muito tacticamente, se o conseguir talvez possa ser uma mais valia jogando mais recuado no terreno, é a minha opinião. Falta-lhe alguma intensidade mas a categoria está lá, veremos se Talisca consegue atingir o próximo estágio da seu crescimento futebolístico: ser competitivo e afirmar-se no rápido futebol europeu. VEREDICTO: manter.

OLA JOHN: apareceu a mil à hora nesta pré-época, fazendo relembrar os seus melhores momentos entre nós. Potente, rápido e desequilibrador, parecia o mais afincado e motivado dos atletas mas no 1º jogo a sério, na Supertaça, já parecia o molengão dos últimos tempos de Benfica. Ola John pode ser um grande extremo quando aprender os movimentos colectivos (e sobretudo sem bola) e for mais expedito nos momentos de decisão. VEREDICTO: manter.

GAITÁN: que dizer do Picasso argentino que ainda não tenha sido dito ? Génio, génio, génio! VEREDICTO: indiscutível.

SALVIO: outro dos "jugones", e outro imprescindível. Muito potente, vertical, quase impossível de parar quando está em forma. É um reforço de peso esta temporada. VEREDICTO: indiscutível.

ENZO PÉREZ: forma com Gaitán e Salvio um trio de respeito no Benfica, é o jogador mais preponderante do Benfica e o mais difícil de substituir. VEREDICTO: imprescindível.

CANDEIAS: havia dito que me parecia um extremo tacticamente competente e na linha do que Jesus gosta, mas nesta pré-época demonstrou que é curto para o Benfica. Se não houvesse excesso de extremos talvez o mantivesse no plantel, mas se não sair ninguém tem vida muito difícil. VEREDICTO: emprestar.

LIMA: é hoje o melhor avançado do Benfica, luta como poucos, abre espaços aos companheiros e tem uma muito interessante média de golos na Luz. É intocável. VEREDICTO: manter.

DERLEY: chega como segundo melhor marcador da I Liga e com um bom jogo aéreo como cartão de visita, mas na pré-época mostrou muito pouco. Talvez seja importante quando estiver melhor integrado, porque tem características interessantes: pelo ar e a segurar jogo de costas para a baliza. VEREDICTO: manter.

JARA: outra desilusão. Eu gostei da primeira passagem do Jara na Luz, jogando pouco e quase sempre fora da posição central, fez vários golos (mais de 10) e alguns importantes (recordo um golaço ao Estugarda e outro na final da Taça da Liga), deixando no ar a sensação que poderia render muito mais com outra continuidade. Nesta pré-época não houve nada disso, trapalhão e pouco em sintonia com a equipa. Se não vier nenhum avançado (como parece) ficará, mas já tenho sérias dúvidas que possa trazer algo à equipa. VEREDICTO: manter sem novo avançado, vender/emprestar se vier.

NÉLSON OLIVEIRA: jogou pouco e fez pouco para aproveitar outra das oportunidades que tem tido. Mas eu gosto do Nélson, tem um excelente toque de bola, é potente, rápido, desmarca-se bem, enfim, é um jogador de qualidade superior que parece não ter "cabeça". Lembro-me da irreverência dele, com 16 ou 17 anos, a fazer "elásticos" num jogo contra uma equipa estrangeira na pré-época 08/09, com Quique Flores. O Nélson podia ser um caso sério e titular indiscutível da Seleção e do Benfica se utilizasse essa sua irreverência em prol da equipa. Ainda acredito que pode explodir definitivamente nesta época. Assim ele pense o mesmo... VEREDICTO: manter.

BÉBÉ: no agora "Tiago" vejo menos potencial que muitos eruditos do futebol, além de uma boa velocidade, pouco mais encontro neste miúdo. Cruzamentos inenarráveis, e técnica a roçar o fraquinho. Mas no futebol de hoje em dia a potência e velocidade disfarçam muita coisa, oxalá me engane e esteja aqui um cracalhão. Eu e o Benfica agradecemos. Mas só o vejo como extremo, não acho que possa fazer nada de relevante noutra posição que não as faixas. VEREDICTO: manter (que remédio).


Há mais jogadores no plantel mas que ainda não jogaram. De Lisandro López já esperei muito mais, entretanto as expectativas baixaram, mas é um defesa de boa técnica (e isso é muito importante no nosso modelo de jogo) e perigoso nas bolas paradas ofensivas. Pizzi é um dos jogadores em que deposito maiores expectativas esta época, tem golo, técnica, rapidez e é bom em espaços interiores. Não sei onde vai jogar, mas conto que seja um dos bons destaques deste Campeonato. Sulejmani também ainda não jogou e parte com relativo atraso face aos colegas, pode ser um dos que aproveita as saídas de jogadores. Fejsa estará parado até Janeiro (e muita falta tem feito!).

Sem comentários: