quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

O Karma está ao virar da esquina...

O Benfica continua a jogar pouquinho, a sofrer imenso e está a milhas de entusiasmar ou gerar alguma esperança e convicção, mas...está na luta! Quando em pleno Janeiro continuamos sem fio de jogo, sem ideias, sem táctica e estamos a 4 pontos do primeiro lugar é porque se calhar ainda dá para ser triCAMPEÃO.

Se juntar a isso a perda de 5 (!!!) pontos em campo neutro frente a Arouca e U.Madeira (uma equipa de uma vila e outra que tinha zero pontos no seu historial com o Sport Lisboa e Benfica) podemos dizer que não estamos tão mal ou que, com sorte e competências mínimas, poderíamos ser líderes.

Eu acho é que os outros não são muito superiores. Mais, com um treinador de jeito já íamos isolados..

O Porto tem o melhor plantel (opções e segundas opções para todos os gostos e feitios) mas o pior treinador. O Sporting tem o melhor técnico mas o pior plantel dos 3 grandes. O Benfica tem lacunas mas um plantel riquíssimo (é pior que o do ano passado ? Não me parece..), suficiente para jogar 2 ou 3 vezes mais que aquilo que demonstra.

Temos o melhor jogador (Gaitán), o melhor avançado (Jonas) e a melhor dupla de centrais, por exemplo. Se em vez de Jiménez e Mitroglou (Jonas, Nélson Oliveira, Jonathan Rodriguez ou até Rui Fonte chegavam) tivessemos utilizado esse dinheiro para garantir Coentrão e Markovic (nem que fosse por empréstimo), arrisco-me a dizer que em vez de 4 pontos de atraso teríamos 4 de avanço. E se calhar teríamos uma Supertaça também.

O Sporting - o grande destaque deste Campeonato - já tremeu várias vezes, são jogadores sem cultura de Campeão e que nunca viveram com a pressão de lutar por um campeonato semanalmente (costumam entrar de férias mentais e emocionais antes de Dezembro...) e é natural que isso suceda. Sabem o que os fez erguer ? O Benfica. Havia dúvidas ou exibições fracas e quem aparecia no caminho ? O Benfica.

Já por 3 vezes o Benfica foi a vitamina do Sporting. Apanhavam o Benfica e os índices deles disparavam outra vez. Para mim isso é factual. Como também tenho que admitir, que os nossos não "morreram" ou deitaram a toalha ao chão, estamos aqui, estamos vivos. Ainda.

Mas ontem há um momento que pode mudar algo e que dá título ao post.

JJ foi correcto na Luz (depois de uma vitória categórica), já foi mais ele no derby da Taça e ontem perdeu-se nas palavras. O ataque despropositado ao Rui Vitória é de uma soberba que o Karma tratará de o fazer pagar.

Eu também acho que o Rui Vitória é um treinador sofrível, mas nunca o destrataria publicamente daquela forma e mais se fosse um companheiro de profissão. Há poucos dias Jesus revelou uma admiração e respeito pelas gentes do futebol (onde até invocou Rui Costa) e ontem fugiu-lhe a boca para o chinelo. Havia mil e uma maneiras de responder ou atacar, com factos, com números mas nunca mentindo ou menosprezando de forma grosseira alguém que nunca utilizou palavras ou críticas como por exemplo AVB ou Vitor Pereira fizeram com ele. Nessas alturas JJ nunca explodiu quando até tinha toda a razão do Mundo para se defender.

O ataque soez que JJ fez ontem desequilibra o Karma contra si. Ele já o deve saber, já sentiu que exagerou e que nem sequer tem razão no que disse, no fundo que não foi honesto e verdadeiro. Quando Jesus caiu no milagre Kelvin fê-lo de forma pura e sentida. Quando dias depois o Chelsea voltou a fazer outro milagre...o Karma (e escrevi-o na altura) ficou com uma dívida gigantesca para com o Benfica (e JJ também).

Daí para cá o Benfica (e JJ) ganhou praticamente tudo (faltou uma LE e uma TP) nos anos que se seguiram. O Porto e Kelvin passaram a figurantes (onde ainda estão). As palavras de ontem de JJ vão atormentá-lo até ao fim desta época e nós temos que saber capitalizar isso. Temos que aproveitar a mudança de Karma sem nos excedermos e trabalharmos afincadamente com unhas e dentes.

Acredito mais no Karma do que em Rui Vitória....





2 comentários:

cards disse...

Agora é unir as tropas pois o tri está a caminho.
Juntos somos fortes. Carrega Benfica.

Tyler Durden disse...

Oxalá, caro cards.


Mas parem de dizer tri e digam triCAMPEÕES, porque tri pode ser muita coisa. É um detalhe, mas convém que os nossos esqueçam os tris e digam tricampeonatos, para que não restem dúvidas.

Abraço.