segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Saudações do visitante Jardel



Sim, o Benfica jogou pouco, ou jogou menos que o habitual, mas e o Sporting (note-se que não me refiro à elite como visitado..) ? Jogou muito ? Só se foi naquele desporto chamado quem-tiver-mais-cantos-ganha. Oportunidades de golo - a sério - vi uma: Jonas & Lima na cara de Patrício.

O Benfica (ou melhor...Jorge Jesus) renunciou ao futebol espectacular e ofensivo que se tornou imagem de marca e procurou garantir o pontinho. Já o havia feito noutras ocasiões, mormente no Dragão, na primeira volta. Normalmente, essa mudança de identidade resulta mal mas Jesus tem-se tornado mais pragmático face à escassez de títulos que a vertigem ofensiva nos trouxe. E ontem voltou a mostrar que o pragmatismo é útil para se ser campeão. Não gosto, nunca serei resultadista mas talvez as contingências actuais suportem a mudança de paradigma. Por actuais refiro-me à perda dos 5/6 melhores jogadores da equipa de há apenas 6 meses (e aqui incluo Gaitán, apenas o melhor jogador do Campeonato Nacional).

Restava Salvio, daqueles que podem decidir a nosso favor, no derby de ontem. Curiosamente, e apesar do grande esforço, o argentino não conseguiu resolver e foi manifestamente inconsequente.

Quem se destacou então pelo Campeão Nacional ?


MAXI - enorme outra vez! Depois de Brahimi, calhou a fava a Nani. O uruguaio vulgarizou - provavelmente - as 2 maiores armas ofensivas dos nossos rivais e mostrou a fibra e a raça de sempre. Intratável e empolgante.

SAMARIS - mais um grande jogo do grego, com o senão daquele passe errado que resultaria no golo leonino. No entanto, foi um lutador incansável num centro de terreno densamente povoado e saiu vencedor dessa luta. Vai crescer ainda muito.

JARDEL - o herói injustiçado. Desprezado por muitos benfiquistas, Jardel voltou a realizar o enésimo jogo de alta qualidade. Imperial nas tarefas defensivas, ainda teve capacidade para fazer um bom golo num remate que transportava toda a frustração e injustiça que foi criada para com o Benfica nesta semana. Jardel deu um valente pontapé nos 'olés' (a última vez que recordo olés prematuros em Alvalade terminou com 3-6 e Isaías a espetar-lhes 2 bandarilhas...), um valente pontapé na prepotência e estupidez de todo o anti-benfiquismo.

O empate não é - não pode ser - um grande resultado, mas alcançado daquela maneira e perante a arrogância de um elitismo que insiste em colocar-se em bicos de pés para espreitar para a mesa dos graúdos...não deixa de ter um gostinho especial.

Apanhei - a 30 minutos do início do jogo - a televisão do Sporting em directo do relvado, cantava-se 'SLB SLB fdp SLB' e o artolas que tinha o microfone, em vez de ignorar as ofensas, chamou a atenção para estas apelidando-as de «o cantar típico destas ocasiões». Enfim... E dizem-se eles "um clube diferente", um clube da elite, dos viscondes...  O dia que o Benfica cantar músicas dos rivais...estamos entregues aos bichos. É que não é clube grande quem quer...  Por isso digo que há 2 gigantes no nosso país, o Benfica e o anti-Benfica.

Mais, a mesquinhez da elite de Alvalade é tão bacoca que disparavam nos megafones: Sportin 1 Visitante 0. O Braga já o havia feito com o Benfica e claro, o Porto, o percursor destas ideias bacocas e pequeninas.

Pois o Visitante empatou e joga quarta-feira outra vez. E o gigante "das 4 frentes" ? Se nem ao visitante ganham como querem disputar algo com o Sport Lisboa e Benfica ?? Pois é, resta-lhes a máxima verde e branca:

Para o ano é que é! (esfregar as mãos)


P.S. - não vou na onda que o Artur fez um grande jogo, até acho que o golo era defensável e nos cantos para a pequena área foi uma tremideira, mas para quem teve que levar com sucessivas capas de jornal a ataca-lo, menosprezá-lo até (neste caso esteve muito bem Jorge Jesus a defender Artur) e que o colocavam como a origem de todos os males e fonte de todas as virtudes leoninas....foi um chapadão de luva branca que muitos directores e cronistas levaram na noite de ontem.

P.P.S. - com Gaitán tínhamos ganho ontem. Com Enzo tínhamos ganho ontem. Com os 2...goleávamos.



2 comentários:

Fernando disse...

EXCELENTE.FALTA AQUI O CARTAZ QUE DIZIA " JARDEL RESOLVE "

Tyler Durden disse...

Não seja por isso

http://pbs.twimg.com/media/B9XAheMIYAIDgM8.jpg

E a prova que os gajos têm mesmo azar com os "cartazes":

http://3.bp.blogspot.com/-EL2OReoXZAE/UZyZTRGk6xI/AAAAAAAASac/pfoanFc4bvw/s1600/943236_174986889327279_789799578_n.jpg