sábado, 8 de novembro de 2014

As Grandes Equipas ganham mesmo quando jogam mal

Rio Ave e Mónaco.

Duas vitórias magras (1-0), dois golos de Talisca (de flop a prodígio em 3 meses...) e duas exibições fraquinhas do Benfica. Mas, duas VITÒRIAS. E se o principal objectivo de um jogo de futebol é vencer para se conquistarem títulos através de vitórias...então o Benfica cumpriu.

Primeiro na Liga doméstica, frente ao adversário que mais vezes defrontámos nos últimos meses, com fraca eficácia ofensiva (o que mais falta faz a este Benica 14/15 continua a ser um '9' de eleição - e Jonas não o é) e com as baixas da ala esquerda titular (Eliseu & Gaitán). Se ofensivamente fomos medíocres, no aspecto defensivo fomos melhores (por muito que eu ache que Lisandro está ainda muito longe do nível de Jardel - outro ausente) e talvez só tenhamos sido apanados descompensados no lance de offside do Rio Ave que resultaria num golo BEM anulado.

E curiosamente, andou-se a discutir uma decisão CERTA (!!) porque o auxiliar não teve a velocidade necessária para estar bem colocado (assim de repente lembro-me de um auxiliar estático, na linha de fora de jogo, numa bola parada, decidir MAL, portanto...), mas quando na jornada anterior, em Braga, o auxiliar também estava a uns bons metros de onde devia estar e validou o golo do Éder, ninguém levantou a voz. Ninguém! Lances idênticos, ambos bem ajuizados mas só um a dar "falatório". Bem vindos à Comunicação Social Portuguesa.

Na Champions jogámos menos que o Monaco (que para mim havia sido bem mais fraco em casa do que aquilo que fez na Luz) mas mais uma vez soubemos não sofrer (muito bem Júlio César e um Luisão cada vez mais em jogo) e sentenciar perto do fim. Se em França achei que o Benfica merecia mais, na Luz fomos mais felizes que competentes. Por oposição a um Monaco personalizado e que procurava fazer história (nunca uma equipa francesa venceu no Estádio do Sport Lisboa e Benfica).

E isto leva-me a outra questão, serão as equipas francesas melhores que o Benfica ? Claro que não (talvez o PSG e o OM estejam num nível próximo), mas o Monaco tem sentido mais dificuldades com elas do que com o Benfica. E para mim a explicação - por redutora que possa parecer - é simples: o Monaco é treinado por um português. Curiosamente o nosso grupo da Campions tem 2 treinadores portugueses entre 3 adversários, e para mim, esse tem sido o nosso (e de JJ) maior handicap. Os portugueses conhecem bem o Benfica, e estes 2 em particular têm tudo menos apreço ou simpatia por nós. Bem pelo contrário, preparam esses desafios ao detalhe e com uma carga extra de motivação (efeitos que o Benfica provoca em quem não gosta de nós). Arrisco mesmo dizer que se Monaco e Zenit não tivessem técnicos portugueses faríamos 10 a 12 pontos nos confrontos com eles.

As coisas não estão fáceis na Champions, mas já temos vantagem no confronto com os monegascos e só dependemos de nós para nos apurar, vencendo os 2 jogos que nos faltam faremos 10 pontos (como no ano passado..) e garantimos o apuramento. Não será fácil, sobretudo o próximo jogo na Rússia a um horário diferente (Leverkusen e Monaco defrontam-se na Alemanha sabendo o nosso resultado), num clima difícil e numa verdadeira final para as duas equipas. E aí, não haverá S.Talisca que nos safe, é preciso muito mais, é preciso eficácia na finalização, é preciso objectividade na transição ofensiva e é preciso coloca-los a eles sobre pressão também.

Mas se tudo isto falhar e...vencermos, perfeito. Afinal a maturidade de uma equipa grande vê-se também nos resultados. Trapattoni dizia que «se não podes ganhar, pelo menos não percas», não é teoria que aprecie mas é totalmente verdade. Ainda assim eu prefiro: se não podes jogar bem e ganhar, então ganha apenas.

P.S. - houve um presidente de clube português que veio dizer por estes dias que "o árbitro errou de forma deliberada" fazendo um claro processo de intenção que se alargou por mais do que o dia de jogo. Vou esperar para perceber o castigo (escapará ?? Já não digo nada...se até o Salvador - outro que fala muito de árbitros excepto se o adversário for o Porto - foi absolvido na última época depois de chamar ladrão e roubo em plena conferência de imprensa...) que lhe será aplicado. Por muito menos que isso, Vieira apanhou uns meses.

P.P.S. - o público do Benfica tem estado muito bem (números aquém de um Campeão líder isolado mas a crise permanece entre nós...) e não precisa de petardos para mostrar a sua paixão. Vi esta semana um exemplo brutal, no Monumental de Buenos Aires, o River Plate sofria o 2º golo do Estudiantes (que assim igualava a eliminatória da Copa Sul Americana) e SÓ se ouviam os adeptos "milionários" (ou gallinas se fores xeneize). Antes da marcação dessa penalidade do Estudiantes (que deu o momentâneo 1-2), durante a mesma e depois, só se ouvia River Plate, River Plate! Impressionante! Nunca tina visto um golo ser completamente abafado pelos adeptos contrários. Quem não conhecesse os equipamentos diria que havia sido uma comemoração incrível de um golo...do River!

Sem comentários: