domingo, 10 de março de 2013

40J = 30V ; 8E ; 2D

Ao 40º jogo oficial, o Benfica alcança uns impressionantes 88 golos marcados e 24 sofridos. Nestes 40 jogos, só ficámos em branco 4 vezes (Glasgow, os 2 jogos com o Barcelona e em Braga na meia-final da Taça da Liga) e exclusivamente no Campeonato Nacional levamos uma série de 26 jogos consecutivos a marcar (a última vez que não balançámos as redes contrárias - porque Soares Dias não quis... - foi a 9 de Abril de 2012 - quase há um ano - em Alvalade).

Falando unicamente da Liga 12/13 somos o melhor ataque (com 56 golos), temos a melhor diferença de golos (+42) e a segunda melhor defesa (14 golos sofridos, sendo que 8 deles resultam dos 4 empates, quer isto dizer que sofremos 6 golos em 18 jogos). E por falar na nossa defesa, ela está invicta desde a recepção ao Leverkusen (vitória por 2-1) e no Campeonato desde a ida à Choupana (a 10 de Fevereiro).

Na Taça de Portugal, e a um jogo (17 de Abril de 2013 na Luz) da final, ainda não sofremos qualquer golo (!!!) e marcámos 18 até agora. Vencer a Taça sem sofrer golos era um registo impressionante.

Não há volta a dar, a época 12/13 do Benfica tem sido quase perfeita (Moscovo, com o pior jogo da época e os penaltys na Pedreira impedem a perfeição. Segue-se o Bordeaux na próxima 5ª feira (que pode colocar o Benfica nos 1/4 de final de uma competição europeia pelo 4º ano consecutivo) e no Domingo seguinte deslocação ao berço da Nação para defrontar um aguerrido Vitória.

Se em França o Benfica nem precisa vencer (embora fosse muito importante vencer), em Guimarães será um jogo difícil e chave para o 33º. Primeiro a oposição, o Guimarães, como todas as equipas portuguesas, transfigura-se ao defrontar o Benfica ; depois, a recuperação dos nossos atletas não será a melhor devido ao curto espaço temporal entre a viagem a França e o regresso ao Campeonato. Aqui pode ser importante a vitória frente aos gauleses, pela motivação extra que dará para o jogo seguinte. E é fundamental vencer o Guimarães porque depois o Campeonato tem uma pausa de 15 dias para os compromissos das Selecções Nacionais e seria importante encarar esse período de "repouso" pelo menos com 2 pontos de avanço para abordar a recta final desta época que se prevê Gloriosa!

Há que confiar e apoiar, ainda não ganhámos nada mas podemos vencer muito se todos estivermos a remar para o mesmo lado.

1 comentário:

Pedro disse...

Concordo plenamente, mas acredito que em França vamos ter tarefa fácil. Se marcarmos um golo, o que provavelmente vai acontecer a eliminatória fica praticamente decidida. Quanto ao jogo de Guimarães esse assim parece-me bastante complicado e vamos precisar de entrar muito fortes para vencer. O que implica alguma gestão da parte do Jesus em França, a ver vamos o que ele faz.