segunda-feira, 21 de abril de 2014

O post do Campeonato

O primeiro título da época 2013/14, o mais importante de todos, o Campeonato Nacional, já cá canta. O que se seguiu foi uma enormidade de emoções, declarações, sentimentos e incredulidades. O Mundo parecia ter voltado aos eixos e de repente tudo voltou a fazer sentido (ou quase, desta vez houve um polícia atrás de Jesus e não o contrário).

Nas horas a seguir ao minuto 92 (pois é....até o golo de André Gomes foi aos 79:13...) houve muitas coisas interessantes:

. André Gomes a dizer «acho que vou dormir com a medalha»
. Markovic, o sérvio d'Ouro, o miúdo que nunca festeja os golos, em completo delírio gritava «Benfica Sempre!!»
. Sulejmani referia a família do balneário, que era muito maior que o clã dos balcãs
. Fejsa e Oblak cantavam «O Campeão voltou» num português perfeito
. Salvio, num momento duríssimo, ainda no relvado, invocava Eusébio (e terá sido o primeiro a fazê-lo, que eu tenha ouvido, sendo seguido por Oscar Cardozo nesse elogio ao King)
. Nico Gaitán, o Picasso da Luz, referia, com total a propósito, que «2 anos como nós fizemos não é para qualquer equipa»

Rodrigo vestia a camisola 28 de Sílvio, num gesto espectacular; Artur chorava; Paulo Lopes, finalmente campeão no nosso Benfica, era mais um adepto (um que sobe traves das balizas, mas um adepto); Enzo, emocionado primeiro (pela perda de um grande amigo em Dezembro passado), estava completamente eufórico no autocarro; Jardel e Lima pareciam as crianças mais felizes do Mundo; Amorim e Cardozo vestiam a pele de um benfiquista de coração e Luisão é o grande líder deste grupo, irrepreensível.

Na frente do autocarro foi sempre o trio Jesus, Vieira e Rui Costa. Mais comedidos os últimos e esfusiante o primeiro. De cachecol, camisola e chapéu, Jesus parecia um índio do Benfica e celebrou a bom celebrar. Não encontrei paralelo em 2010 para a alegria genuína de Jesus na noite de ontem, e entre muitas, lançou a tirada «o Benfica é uma nação!»

Acho que a melhor forma de transmitir o que é o Benfica aos jogadores é mesmo ser Campeão, que viveu ontem na pele aquele título dificilmente renegará esta paixão. Na noite de ontem, muitos tatuaram o nome Benfica no coração e na alma.

Ricardo Araújo Pereira, numa espécie de sufrágio ou entrevista impressionante e imperdível, remata acerca da Mística do Benfica: um jogador do Benfica disse que a Mísica é...ganhar. Eu acho que a Mística é ganhar À Benfica. O Rosenborg ganhou 13 campeonatos e não há lá grande mística. Mística é o que fizemos na quarta-feira, Mística são os 4-4 de Leverkusen, os 3-1 ao Fenerbahçe, o 1-3 ao Arsenal, Mística é ganhar À Benfica.

Sem comentários: