segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Nos Paços do título

O Benfica amealhou ontem 3 preciosos pontos na luta pelo título 2013/14. Frente a uma aguerrida e organizada equipa do Paços de Ferreira, os benfiquistas vestiram o fato-macaco e demonstraram, outra vez, a solidez do grupo.

Se no derby vestimos o fato de gala e demos um show de bola, ontem essa receita não resultava, portanto mantivemos a coesão (outro jogo sem sofrer golos, nem ameaças de os sofrer...) e lutámos para vencer. Costumava dizer-se que o Benfica, para vencer, tinha que jogar muito, hoje em dia a equipa sabe "ler" as ocorrências e escolher o caminho para a vitória.

Essa alternância de chip entre a classe e/ou a raça prova que os jogadores estão mais determinados e concentrados, sabem que há vários caminhos para o mesmo objectivo: ser campeão! Defensivamente o Benfica está fortíssimo, não é o Oblak (que apenas tem um golo sofrido, um "frango" descomunal que nos custou 2 pontos) que se tem destacado, é todo o processo defensivo que não facilita e não permite qualquer chance aos adversários.

Maxi subiu de rendimento, Siqueira é o melhor lateral esquerdo depois de Coentrão (e ainda não está no máximo das suas capacidades, só agora tem tido alguma regularidade e descanso com as lesões), a dupla de centrais está ao nível das melhores duplas europeias e os médios (sobretudo Fejsa) parecem estar em todo o lado, pressionando permanentemente.

Mas apesar do rendimento defensivo de excelência, considero que o nosso ataque (a "menina dos olhos" da Era-Jesus) tem estado aquém das suas possibilidades. É verdade que Cardozo (o maior goleador do plantel) tem metade (ou menos) dos minutos da equipa e que Salvio (o melhor extremo da equipa, por trazer acutilância ofensiva e capacidade defensiva na mesma percentagem) não conta desde Agosto, mas Rodrigo & Lima têm falhado mais do que acertado, e atenção que o pecúlio de golos de ambos não é nada mau, mas devia ser substancialmente melhor.

Quem tem carregado a equipa este ano tem sido um Gaitán superlativo e um Enzo Pérez estratosférico. Se a equipa no seu todo (sobretudo a defesa) têm sido a maior arma desta época, os 2 argentinos revelam-se como os destaques individuais, acho bem que renovem com ambos e que construam o nosso futuro à volta deles.

No início desta época seriam unânimes os nomes dos 3 melhores elementos do plantel: Matic, Salvio e Cardozo. Pois bem, andamos a jogar sem os três e "só" temos 4 e 5 pontos de avanço ao 2º e 3º respectivamente, além de apurados para as duas meias-finais das Taças nacionais. Matic não joga mais por nós esta época, mas um Cardozo e Salvio "fresquinhos" podem ser chave para o que resta desta época.

Faltam 30 pontos.

Sem comentários: