terça-feira, 21 de janeiro de 2014

E o burro sou eu ??

«Estamos a 3 pontos devido a uma arbitragem escandalosa e vergonhosa» Pinto Costa 16.01.2014

«Na...os árbitros já não ligam a isso. Estar sempre a falar de árbitros, além de ridículo é estúpido. Portanto, como há muito estúpido vai-se continuar a falar» Pinto Costa 14.12.2012

http://www.frequency.com/video/so-os-burros-falam-de-arbitragem-vieira/91235842/-/5-915632


Um ano é muito tempo...mas a verdade é que à declaração de 14 de Dezembro bastou um mês (13.01.13) para que as palavras "calassem fundo" e ouvissemos o seu autor (e o seu então treinador) palrarem nos corredores da Luz após um empate (2-2) frente ao Benfica. Nesse dia, e como o empate foi muito melhor do que se estava à espera (o Benfica vinha esmagando todos os adversários e exibindo excelente nota artística ; ao passo que o Porto vivia um período depressivo de fraco futebol apresentado) os artistas-do-vaticano-azul-escuro "desfilaram" na Luz procurando os holofotes, atraídos subitamente por todas as câmaras e microfones. Nada como desfilar as vestes e exibir a (pouca) massa encefálica depois de escapar vivo do terreno do maior adversário.

Entusiasmados com a não-derrota, as mentes captas viveram os seus 15 minutos de fama vociferando tudo o que lhes deu na gana, ou melhor, repetindo a Cartilha-da-Corrupção que durante décadas foi provocando sorrisos nos idiotas úteis e náuseas em quem quer o desporto limpo e justo.

Um ano depois, e vergados à derrota (2-0) e a uma superior exibição dos encarnados...pufff, temeram os holofotes e fugiram o mais depressa possível de todo e qualquer microfone. As conferências de imprensa do Porto, em dias de derrota, são cópias perfeitas umas das outras: por norma são conferências-relâmpago, duram escassos minutos, têm pouquíssimas perguntas e respostas quase mono-silábicas. Nessas alturas de derrotas claras não vemos o sr. Costa pavonear-se para as câmaras (nem abre o bico...), tivessem eles ganho e até na sala de imprensa da Luz o Papa se teria apresentado (e nem seria inédito, relembremos o 0-1 do golo de Petit anulado por Benquerença e o bate-boca pindérico com Nuno Gomes).

Desta feita fugiram com o rabinho entre as pernas poupando-nos às bacoradas do costume. Ou pelo menos assim pensámos nós, face à unanimidade da justeza do desfecho final. 4 (!!!!) dias depois (esperou pelo desfecho do jogo da TL frente ao Penafiel, não fosse a coisa correr mal ??) , o ex-corrupto (risos) abriu o manual-da-corrupção na pág.23 e disse a mesma trampa de sempre, sendo que desta feita já poucos o levaram o sério (até nas suas hostes foi lamentada a esterilidade do "documento" - e sim, aquela cartilha já é uma história antiga...).

Mas ainda há quem queira ser mais papista que o papa (como se isso fosse possível!), por exemplo um avençado do Jornal Oficial Grémio Olival rabiscou o seguinte:


Não seria difícil a este último agarrar-se à infelicidade de um lance ou outro, ou até à contabilidade da arbitragem, para sugerir que a derrota foi acidental, mas as várias derrotas acidentais que o FC Porto teve esta época foram diferentes desta. Na Liga dos Campeões, Fonseca conseguiu, apesar de tudo, extrair da equipa um espírito e uma continuidade de jogo que não se viram na Luz nem, há duas semanas, em Alvalade.

Retenho a infelicidade de "um lance ou outro", na verdade o Porto teve UMA chance de golo, aos 45', infelizmente foi em offside (não assinalado). E depois, a medo, no meio da "prosa", uma referência à "contabilidade da arbitragem", dando a entender que o saldo seria negativo às suas cores. Nada de enumerar essa "contabilidade", porque o desempenho já havia sido embaraçoso o suficiente para se meter em guerras que nem o próprio líder azul e branco havia arriscado (escreveu antes da "entrevista" pacificadora), e as contas podiam-lhe sair furadas...

Dias depois, volta à carga, já "confiante" pelo ok norte-coreano:

Emendou ainda os pruridos de Fonseca na Luz a respeito da arbitragem e o hábito recente do FC Porto de pôr a autocrítica à frente da oportunidade de pontuar no nosso popular campeonato das culpas da arbitragem.

Portanto, agora já eram "pruridos de Fonseca", quando toda a gente calou o bico perante a superioridade do Benfica (incluindo ele) no Clássico. E achei piada à referência à autocrítica...


A entrevista de Pinto da Costa não podia ser mais cristalina quando afirmou que se o Porto ficar em terceiro, Paulo Fonseca renovará contrato, mas disso ninguém parece ter dado conta. Disso e da lata em falar do jogo com o Estoril, onde viu Otamendi ser perdoado a uma expulsão clara que deixaria os portistas 60 minutos com menos um jogador... Que o clube condenado por corrupção desportiva e seus dirigentes sejam cegos, parciais e mentirosos tudo bem, mas que a suposta Comunicação Social portuguesa se comporte como o burro atrás da cenoura...isso já me parece pouco sério e uma tentativa soez de envenenar a opinião pública.

Tudo isto me faz lembrar o mais famoso devoto da Sra do Caravaggio, E o burro sou eu ??

Sem comentários: