Há quase um ano, a 15 de Maio de 2013, escrevi isto:
«Se o karma não estiver a dormir tem uma dívida gigante connosco. Só não digo impagável porque sou do Benfica, e o Benfica é um ideal, é místico e triunfará, mas hoje por hoje é a única coisa boa em que acredito.
Podem matar sonhos, ser injustos e cruéis, mas o Benfica nunca acabará, de cada vez que tombar voltará a erguer-se, e todas as vezes que nos tentarem derrubar serão sempre poucas, porque nunca deixaremos de lutar por mais. Mesmo que sejam derrotas.
O nosso lema é sermos únicos, de todos, o melhor, e é por esse ideal que sobreviveremos a todas as derrotas possíveis e imaginárias, porque o Benfica só existe para lutar e VENCER.»
Ainda haveria outra derrota (no Jamor) mas já sem o impacto brutal do que havia acontecido antes. De então para cá, o Karma parece ter seguido o seu curso normal, e digo parece, porque faltam vencer 2 jogos. Importantes e inéditos. Amanhã por esta hora podemos ter a 1ª Liga Europa (ou Taça UEFA, afinal de contas ainda se lê Coupe UEFA no caneco) e no Domingo podemos ser o 1º clube português a vencer Campeonato + TL + TP.
Amanhã emergirá um herói de Turim, porque acho que o jogo não é de goleadas e que será muito difícil, acho que um jogador pode ficar para sempre conhecido como O Herói de Turim. Ou pelo menos é essa a minha convicção.
Nunca como nesta altura a maldição de Béla Guttman esteve tão próxima de acabar (reza a lenda que o feiticeiro húngaro terá dito «sem mim nem daqui a 100 anos uma equipa portuguesa será bicampeã europeia e o Benfica jamais ganhará uma Taça dos Campeões»). E nem o digo pela sua novel estátua inaugurada esta época na Luz (trazendo assim o mago húngaro de volta ao Benfica) e que tem uma das mais fantásticas declarações de Guttman:
Só quem está aqui dentro, no Benfica, é que pode saber o que é a Mística. Não há nenhum clube no Mundo com a Mística igual à do Benfica.
Portanto acho que estamos perto de vencer porque desta vez o Benfica é favorito à conquista, e exceptuando 63 (a terceira final consecutiva da Liga dos Campeões), onde éramos favoritos (bicampeões europeus em título) frente ao Milan, em todas as outras 8 finais fomos o underdog. Desta feita, à 10ª final europeia, voltamos a ser nós os favoritos. Temos melhores jogadores que o Sevilla, temos melhor equipa e um palmarés riquíssimo (embora eles já tenham 2 UEFAS...e nunca perderam finais europeias).
Mas isso conta pouco ou nada. Somos favoritos nas casas de apostas porque chegamos mais fortes à final, mas é preciso jogá-la e vencê-la. Se o facto de Guttman estar de volta a casa ajudar...não vem mal nenhum ao Mundo..benfiquista.
Falta-nos o Salvio. Falta-nos o Markovic. Falta-nos sobretudo o Enzo. 3 jogadores incompreensivelmente afastados da grande final de amanhã por um Clattenburg sem classe nem pedigree. Mas temos o Guttman. Temos o Gaitán. Temos o Jesus. Enfim, temos o Sport Lisboa e Benfica em campo! E isso é TUDO o que importa!
E haverá história mais bonita que a que estamos a escrever este ano ? Ainda por cima quando o jogo acontece num 14 de Maio....
Sem comentários:
Enviar um comentário