Andei a tirar um "curso rápido" sobre o ex-corrupto Antonio Conte e descobri verdadeiras pérolas. Parece que o homem tem uma lata muito maior do que pensava e tem-se em tão boa conta que exibe a sua superioridade por toda a Itália, chegando a afirmar il campo há sempre raggione. Qualquer coisa como "lá dentro é que conta" ou "quem ganha é porque merece". Bonito não é ?
Mas calma, que essa superioridade futebolística só existe quando ganha a Juventus do contorcionista Conte. Quando no último 30 de Março foi batido pelo Nápoles, o Conte não falou da justiça (palavra que devia queimar na boca dele), preferiu mencionar os 100M gastos pelos napolitanos que estavam a 17 pontos da sua equipa. Nesse dia, DERROTADO por 2-0, Conte diz isto:
«Bisogna sottolineare che la lezione di calcio ce l'ha data una squadra che era costruita per vincere lo scudetto e che invece si trova fuori da tutto e a 17 punti da noi. Rispondiamo sul campo, abbiamo vinto».
"Respondemos no campo, aí nós vencemos". Se o Jesus soubesse parlare italiano era uma resposta perfeita ontem à noite, mas o Conte deve sabê-lo. Ou então não. Porque segundo o que fui lendo há uma enorme dificuldade de Conte em lidar com os méritos dos outros. Isto aliado à representação do clube mais corrupto de Itália, e provavelmente do Mundo. Lia, com imensa graça, uma piada nos fóruns italianos que terá ocorrido aquando do golo (bem) anulado ontem à Juventus:
Adepto Juventus 1 - anulado ?! porquê ?!??
Adepto Juventus 2 - foi fora de jogo.
Adepto Juventus 1 - fora de jogo ? contra nós ?? isso existe ?
Adepto Juventus 2 - pois, aqui em Itália não, mas parece que na Europa as regras são diferentes.
Há uma gigantesca noção em Itália que a Juve é um clube corrupto da cabeça aos pés, adeptos da Roma, Milan, Inter, Nápoles ou Torino (alguns dos sites que visitei), todos são unânimes em chamá-los de ladrões e em relembrar o doping. E todos falam duma incoerência gritante do Conte que, para eles, ontem teve apenas mais um episódio.
Estava curioso para ver as capas dos desportivos italianos, sobretudo do Tuttosport (o Jogo lá dos gajos), mas parece que no Dia do Trabalhador a malta das redacções folga e hoje não há jornais. Encontrei no entanto uma capa "engraçada" do Il Romanista (afecto à Roma) que titulava ontem 'Fura-greves' referindo-se à Juventus e que terminava com um Forza Roma! Forza Benfica!
Por oposição - e já ontem mencionei isso - veja-se a capa de ontem do Jogo-lá-de-Itália, onde o 11 do Benfica não aparece (se calhar o Conte não contava que aparecêssemos...) e o título é tão singular como irónico: Juventus faz a festa! (imagino que amanhã seja algo como "Juventus apanha as canas")
Pois é, isto de passar os 3 dias antes da segunda mão a falar mais da final que da meia-final dá nisto...é tipo o agora mítico Peccato per loro seguido de riso trocista do Andrea Pirlo (peccato per lui, que é um grande jogador).
Também li muito italiano referir a justeza da nossa passagem (inclusivé tiffosi bianconeri) e mencionar que a Juve tem escassas ocasiões, nenhuma flagrante, e que em nenhuma altura (nem com 9) o Benfica colocou o autocarro. A essa malta o meu abraço e obrigado.
Mas há um cumprimento especial que tenho que deixar:
O maior dos maiores, Diego Armando Maradona, o pibe de ouro esteve a assistir ao jogo (no camarote de Tévez) e torceu por nós! Um napolitano nunca torceria pela Juve, mas a afinidade pelo Benfica não se limita a um ódio à Juve, senão reparem nas palavras de Angelo Pisani, advogado do astro argentino:
«Non andrá allo Juventus Stadium per sostenere i bianconeri, ma perche há qualcosa da fare com il Benfica, una squadra della quale è um grande sostenitore de sempre». Resumindo, o Benfica é uma equipa da qual Dieguito é adepto desde sempre e foi ao Estádio porque tinha assuntos a tratar com o Benfica (não faço ideia o quê, mas...ajudem o homem!!).
Pisani acrescentaria que Maradona ha sempre avuto grande simpatia per il Benfica e terminou com uma tirada genial dizendo que, até sentado, Maradona tinha derrotado a Juve (Maradona seduto batte la Juve). A imagem final de punho erguido, à revolucionário, é exemplo perfeito daquilo que Diego sempre sentiu pelos "corruptos do norte": contra tudo e contra todos, resistimos! Grande Diego!
Não sei se na final terá a mesma opinião, afinal de contas D10S jogou no Sevilla....mas tenho a certeza que, se vencermos, nos felicitará e não deixará de se regozijar com a nossa glória. Eu tenho um carinho pelo Nápoles unicamente por causa de Maradona, ele (que um dia, referindo-se ao JVP do Benfica disse: Tem classe até a andar) será mais um adepto por causa dos feitos de dois dos maiores símbolos do nosso Clube e que estarão também eles ligados a esta época inolvidável: Coluna & Eusébio. Digo eu. Nunca os deve ter visto jogar ao vivo, mas a sua glória e passado não tinha fronteiras...portanto é apenas a minha particular percepção. Mas se não for por esses dois nomes será certamente por honrosas razões e pelo brilho do nosso futebol.
Para terminar, o Benfica é o primeiro clube português a poder vencer as 3 competições (Campeonato, TL e TP), vai terminar com 57 jogos realizados (máximo absoluto) e que leva por esta altura o seguinte score: 52J 40V 8E 4D (96-32). Há 7 clubes que já venceram Champions, Campeonato e Taça e apenas 4 que venceram Campeonato, Taça e Liga Europa: Gotemburgo (com o nosso Eriksson), Galatasaray, CSKA Moscovo e Porto (por duas vezes: 2003 e 2011). Vamos lutar para sermos o primeiro clube a vencer as 3 provas nacionais e procurar ser o quinto clube da Europa a juntar a LE a uma dobradinha (que também não acontece há 26 anos). Também por tudo isto...13/14 pode ser a melhor época de sempre do Sport Lisboa e Benfica! Que bom que é ser benfiquista!!
*É terrível! - palavras de Antonio Conte numa famosa conferência de imprensa onde, além da famosa exclamação, deixa outras pérolas como: sou antipático porque venço; incomodo mas não é problema meu. Um soundbyte que fez furor em Itália com imitações de humoristas italianos. Google it.
Mas porque uma imagem vale sempre mais que as palavras, fica aqui a representação clara do que significa a expressão:
Sem comentários:
Enviar um comentário