Os nossos "putos", os juniores do Benfica estão apurados para a meia-final da Champions da sua categoria (UEFA Youth League) depois de terem "despachado", há minutos, o Manchester City (1-2) no seu próprio terreno.
Estivemos a perder desde os 12 minutos de jogo mas guardámos o melhor para o fim. Gonçalo Guedes (74') e Valdomiro Lameira a.k.a. Estrela (82') deram a volta ao resultado e mantiveram o registo imbatível nesta competição. Impressionante.
Esta "aventura" iniciou-se vencendo o nosso grupo (formato idêntico às equipas A) com 14 pontos, fruto de 4 vitórias e 2 empates. Mostrámos mesmo uma melhor performance longe do Caixa Futebol Campus, vencendo em Paris (1-4 ao PSG), Atenas (0-1 ao Olympiakos) e Bruxelas (3-6 ao Anderlecht). Em casa só vencemos o Anderlecht na ronda inaugural (3-0), empatando os outros dois jogos: a zero com os gregos e a um com os franceses.
Fruto da primeira posição no grupo abordámos os oitavos de final (a uma só mão) em casa, onde goleámos o Áustria de Viena por 4-1 (apesar de ao intervalo estarmos a perder 0-1). Áustria de Viena que apenas tinha perdido um jogo (2-1 em Madrid frente ao Atlético, vencedor do grupo com mais dois pontos que os austríacos) e havia goleado Porto e Zenit por 3-0.
Ultrapassados os austríacos, quis o destino que nos tivéssemos que deslocar a Manchester para defrontar o milionário City nos quartos de final da competição (de novo numa só mão). Este City também só tinha uma derrota (1-2 frente aos russos do CSKA de Moscovo). Nos oitavos de final foram a Madrid eliminar o Atlético tornando-se numa das 3 equipas apuradas para os quartos que não haviam vencido o seu grupo, e que por isso jogaram fora (as outras duas foram o PSG e o Schalke 04).
Como este jogo não teve transmissão televisiva (a UEFA, na primeira edição oficial desta competição, que é a mais importante na categoria a nível europeu, não sabe "vender" melhor o produto ??) aquilo que se sabe pelos relatos da internet é que sofremos bastante mas que a nossa crença e trabalho permitiram-nos dar a volta a um resultado desfavorável em terreno contrário. É de admirar que os nossos meninos não se tenham deixado afectar com um começo a perder e tenham acreditado até ao fim, a eles, todos eles, o meu enorme OBRIGADO!
Nas meias-finais já temos adversário: o Real Madrid. E de novo fora de casa. O Real Madrid tem apenas uma derrota, na última jornada da fase de grupos, frente ao Copenhaga (3-2) na Dinamarca. Depois disso recebeu e bateu o Nápoles por 2-1 e foi a Paris eliminar o PSG (0-1). No papel, este Real Madrid não parece tão potente como o City e se utilizarmos o PSG como termo de comparação: nós goleámos lá por 1-4 e eles apenas por 0-1. Mas tenho a certeza que o Benfica encontrará um ambiente difícil no Alfredo Di Stefano (estádio onde joga o Castilla) até pela sede de conquistas europeias que os madridistas sentem.
Têm a palavra os nossos "putos". Que as ambições europeias do Sport Lisboa e Benfica na época em curso TAMBÉM passem por eles. Força meninos!
P.S. - parece que afinal o jogo com o Real Madrid será em território "neutro", e utilizei as aspas porque Nyon é terra de muito benfiquista. Arrisco mesmo dizer que somos favoritos.
Sem comentários:
Enviar um comentário