Quero começar pelos jogadores que já são nossos mas estiveram emprestados. Parece-me que o
Pizzi deve fazer parte do plantel, é um extremo que aprecio, tem golo e também pode jogar "por dentro". Apesar das laterais (na parte ofensiva, os chamados extremos) serem das posições mais desgastantes do esquema do Benfica de Jesus, temos muitas (demasiadas) e boas soluções disponíveis.
Acho que o Pizzi pode ser uma excelente alternativa, vejo-lhe potencial inclusive para ser um habitual da Selecção Nacional. Resta saber como se comporta na pré-época e se tem capacidade para absorver os ensinamentos de Jesus. Se Gaitán e Markovic permanecerem ambos no plantel (para mim Salvio é carta certa no novo plantel) terá vida difícil, mas o Pizzi apresenta soluções diferentes e tem um muito bom jogo interior, o que pode ser uma mais-valia para permanecer no plantel.
Ola John tinha (e tem!) potencial para ser um extremo demolidor em Portugal, aparentemente "fartou-se" de trabalhar e acomodou-se (ele próprio afirmou, já no Hamburgo, que devia ter trabalhado mais em Lisboa), tendo a sua evolução estagnado. O holandês tem uma finta de corpo brutal, e apesar de driblar quase sempre "para fora", tem técnica e velocidade para se desenvencilhar com relativa facilidade do adversário directo. O problema dele são as tarefas tácticas e defensivas, não pode continuar a ser um "corpo estranho" quando a equipa não tem bola.
Acho que não deve ser muito forte mentalmente, quando o jogo lhe sai bem entusiasma-se e vai em crescendo, mas quando começa mal, o seu rendimento parece cair a pique com o passar dos minutos. Podia ser um dos meninos bonitos do terceiro anel se conseguisse ser consistente e demonstrar todo o seu virtuosismo sem perder a noção de sacrifício colectivo. Fará a pré-época mas parte muito longe da pole-position, veremos se sabe auto-motivar-se para ganhar um lugar no plantel ou se atira a toalha ao chão. As declarações de júbilo perante o triplete (que também conquistou) mostram o carinho pelo Clube ou talvez a noção - depois de ter saído e ter "flopado" na Alemanha - que o Benfica é grande demais para quem não dá 110%, sempre.
Temos 2 centrais que regressam da primeira divisão espanhola:
Mitrovic &
Lisandro Lopez. Saindo Garay e Steven, o Benfica ficaria com Luisão, Jardel, Mitrovic e Lisandro, o que me parecia bem. Mas visto que se contratou o
César ao Ponte Preta, duvido que fiquemos com estes 5 centrais. E como Luisão e Jardel estão certos, há 3 jogadores para 2 lugares. Como César é contratação (e acredito, pelo perfil, que foi indicado por JJ) resta um lugar para ser preenchido por Lisandro OU Mitrovic. O que é pena porque gostava que ambos ficassem.
O investimento em Lisandro (esteve nos 30 mundialistas da Argentina) foi substancialmente superior ao de Mitrovic, talvez isso seja tido em conta, além do argentino ter "maior cartel", mas continuo a dizer que Mitrovic devia ficar no plantel porque me parece bem mais
vivo e assertivo que Lisandro. Mas Jesus não terá ficado impressionado com nenhum dos dois na última pré-época, tendo sido "ultrapassados" por um muito inferior Steven Vitória (apesar da história dos jogadores formados localmente ter sido tida em conta).
Luisito Fariña é outro dos regressos. Mas engane-se quem pensa que Fariña pode fazer de Enzo. Tenho enormes dúvidas que JJ queira (ou consiga) fazer essa transformação. Fariña é um jogador de outro perfil, quase exclusivamente ofensivo. A mim parece-me que Fariña devia competir com Djuricic (a grande desilusão de 13/14) pela posição 10 (ou 9 e 1/2, ou segundo avançado). Não acompanhei o Fariña no Médio Oriente, mas na Argentina ele era o
enganche, o jogador que ligava o meio-campo ao ataque. É muito bom em transições rápidas, tem a capacidade de acelerar o jogo quando a bola lhe chega aos pés, queima linhas com facilidade e tem bom critério no último passe. Tecnicamente evoluído, precisa sacrificar-se mais nas tarefas tácticas (defensivas) e estar mais em jogo além das transições ofensivas (e isto serve na perfeição para Filip Djuricic).
CÉSAR: central fisicamente imponente, com uma velocidade bastante interessante (e sabe-se - desde David Luiz, por exemplo - como é importante ter um central rápido como parceiro de Luisão) mas, quanto a mim, ainda verde/ingénuo. Tem potencial para melhorar muito, e bem trabalhado pode ser titular. Só não gostava que a sua contratação implicasse a saída de Lisandro ou Mitrovic. Não tem também a qualidade de passe (ainda) para sairmos da defesa com um melhor critério (talvez Lisandro possa ser o melhor nesse aspecto) mas a sua rapidez pode ser importante nas dobras aos laterais.
BENITO: o hispano-suíço chega à Luz sem grande cartel, do que consegui ver dele na liga suíça, parece-me um jogador fisicamente muito completo mas com pouca propensão ofensiva. É forte, marca bem mas também o acho verde para se impor como titular (e Sílvio, o provável - se contratado em definitivo - dono da lateral esquerda, só estará apto perto do final deste ano).
CANDEIAS: vejo-o e recordo as palavras de Maxi quando questionado sobre o extremo que lhe dava mais problemas:
«aquele pequenino do Portimonense, Candeias». Do Candeias gosto da raça e da competitividade que coloca sempre e durante os 90 minutos. Trabalha muito defensivamente e tem potência no ataque. À partida terá lugar no plantel porque Jesus aprecia-o e aprecia estas características. É um jogador para uma das zonas com excesso de jogadores: extremos. Provavelmente significará o empréstimo de Cavaleiro, um miúdo que eu acho que podia crescer imenso com Jesus.
DAWIDOWICZ: diz-se que vem para a equipa B, mas com a falta de médios no início dos trabalhos da nova época (Fejsa lesionado, Amorim e Almeida de férias, Enzo...out) talvez consiga agarrar a oportunidade. Qualidade tem e muita, faz mesmo lembrar Matic na facilidade com que inicia o processo de construção e encontra linhas de passe. Até fisicamente faz lembrar o portento sérvio. Pode ser a grande contratação da época se tiver alguma sorte e pegar de estaca na pré-temporada. Deposito muitas esperanças neste polaco.
FRIESENBICHLER: ele acha que não vem para a equipa B, mas seria uma enorme surpresa para mim se este jovem austríaco (das escolas do Bayern Munique) se fixasse na equipa principal. Conheço pouco ou nada dele além dos registos interessantes quanto ao número de golos marcados. Veremos se será um
panzer ou apenas um projecto de futuro.
Mas o Benfica ainda precisa de ponta(s) de lança e médio(s). Penso que o
Éder está contratado, e a confirmar-se, na minha opinião, é um tiro na mouche. Avançado potente, joga bem em "dupla" ou mesmo como '9' solitário, apresentando várias soluções: tanto pode dar profundidade ao futebol ofensivo como servir de referência na área, não sendo estático mas sim imponente em toda a frente de ataque. Tecnicamente competente, vai muito bem por alto e no Benfica pode explodir no número de golos marcados. Apesar da robustez física (que lhe permite bater-se com os centrais mais físicos) é um ponta de lança fino que sabe jogar em equipa e participa bastante no processo ofensivo. Pode ser um dos grandes destaques em 14/15.
Outra boa contratação que também pode estar assegurada é a do belga
Michy Batshuayi. Penso que pode fazer na perfeição o lugar do Rodrigo. Muito potente, apesar de não parecer rápido tem uma aceleração muito boa, tecnicamente evoluído é fortíssimo de costas para a baliza sendo capaz de rotações brutais mesmo quando é marcado em cima. Com Éder ou com Lima pode oferecer duplas temíveis, talvez lhe falte um pouco de jogo aéreo, mas "por baixo" é muito bom jogador, mais cedo ou mais tarde será titular da selecção belga. É um jogador empolgante que tem capacidade para, sozinho, mudar o rumo de um jogo, se vier será um reforço de peso.
Com Lima, Éder e Batshuayi temos as principais opções de ataque. Funes Mori deve ser o quarto avançado. Mas ainda há Nélson Oliveira, que pode ter a derradeira oportunidade para "acordar para a vida" e tornar-se finalmente um futebolista de elite.
A grande dor de cabeça está no meio-campo e como colmatar a saída de Enzo Pérez. Encontrar um médio trabalhador e ao mesmo tempo desequilibrante no ataque é muito difícil senão impossível. O médio que eu mais queria ver no Benfica chama-se
Jordy Clasie. Não tem o perfil do Enzo, não tem a chegada do Enzo nem a capacidade de queimar linhas do argentino mas...tem tudo o resto. Garra, raça, critério de passe excelente, é capaz de ser um verdadeiro pitbull sem bola e um Xavi quando em posse. Pode ser '6' e '8', embora se tenha aperfeiçoado como pivot defensivo nos últimos tempos. O seu maior handicap será mesmo a altura, 1.69 farão Jesus franzir o sobrolho, mas descartá-lo por essa característica era um erro tremendo, contratá-lo era um genial golpe de mercado e estava encontrado o futuro maior ídolo da Catedral da Luz. Pode ser apenas wishful thinking, mas na mesma medida que Enzo era o único jogador que não queria perder, o Clasie era a contratação que mais me deixaria satisfeito (ok, a segunda, a primeira era o Lionel Messi).
Há outros médios que também aprecio:
Aránguiz - renovou este mês com o Internacional, mas é outro médio muito completo e bem ao estilo que Jesus gosta (há outro chileno interessante, e mais ofensivo: Felipe Gutierrez do Twente)
O
Abel Aguilar chamou-me a atenção no Deportivo mas há outro colombiano muito interessante, que jogou no Elche esta época depois de ter brilhado no Valenciennes:
Carlos Sánchez. O primeiro tem 29 anos, o segundo 28.
Se procuramos um jogador mais jovem, o
Lucas Romero do Vélez pode ser uma excelente opção, e talvez, de todos os nomes que enunciei, seja o que mais facilmente pode repetir com eficiência as funções de Enzo Péres.
O
Gerhardt era outra promessa muito interessante para '8' mas ainda estou para perceber o que se terá passado para vir a Lisboa e não ser já nosso jogador.
Uma coisa é certa, antes de Julho não deverá haver grandes anúncios, isto para que as contas do segundo semestre não sejam afectadas e todas as transações (entradas e saídas) entrem no R & C do terceiro trimestre. O que aqui escrevi são apenas palpites e opiniões, sugestões são bem vindas.