segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Quero o Klopp no Benfica



Para mim Rui Vitória é finito. Pode durar 2 jornadas ou 20. Pode durar até a época inteira, mas não me parece que o Benfica venha a ter sucesso com ele. Há inúmeras razões que me levam a pensar assim, pode até ser cedo para tirar grandes conclusões mas os sinais são muitos e alarmantes.

Note-se na entrada em campo do Benfica na segunda parte do jogo de ontem. Parecia que os jogadores tinham tomado um Xanax. Não quero (ou não devo) acreditar que o plantel não esteja (ainda) com o seu treinador, mas quando se vem de um ciclo de sucesso (em 2 anos ganhou-se tudo internamente com a excepção de uma Taça de Portugal) e se muda o líder, isso só resulta se o novo comandante for melhor e demonstrar inequivocamente aos seus atletas que é melhor. Normalmente os resultados e exibições são a prova dos 9.

Vitória não tem esse perfil aglutinador e motivador capaz de empolgar grandes atletas. E os resultados têm sido confrangedores. O mais natural é haver um gigantesco ponto de interrogação em toda a gente, treinador incluído.

Quando Vitória vem dizer que se "trabalhou melhor em cima de uma vitória" pareceu-me um sinal que antes já havia algum desconforto. Ora isto é elucidativo do que vai naquelas cabeças (de jogadores e técnicos). Posso até estar a ser injusto com Rui Vitória (todos merecem o benefício da dúvida) mas já vi muitos Benficas, os suficientes para perceber determinados sinais que invariavelmente terminam numa época sem conquistas.

Há concerteza gente que gosta mais de Rui Vitória, há também quem o prefira a outros treinadores, mas haverá alguém no universo benfiquista que esteja entusiasmado com esta equipa e o seu treinador ? Não acredito.

E não basta despedir e contratar um tipo pouco mais competente. O Benfica precisa (e já precisava no momento em que sai Jesus) de um tratamento de choque, alguém conceituado, um líder que facilmente convença os seus jogadores a seguirem-no até ao fim do Mundo. Neste momento da época já não serve qualquer um, precisamos de quem empolgue o Benfica por dentro e por fora, isto é, que cative todos os atletas e conquiste todos os adeptos.

E o primeiro nome a preencher todos esses requisistos é




Não se foquem agora em valores salariais (e recebia menos que o Jesus) ou no interesse do alemão em vir para Lisboa. Klopp adora desafios, adora projectos a longo prazo, gosta de pegar numa equipa que não é favorita e dar-lhe o seu cunho pessoal (certa vez disse «quero que a minha equipa jogue de uma forma que todos possam identificar, mesmo que estejamos de camisola vermelha, as pessoas vão olhar para as nossas movimentações e dizer: aquilo só pode ser o Dortmund»), mostrar aos mais fortes e ricos que há outra forma de combater e vencer com menos posses.

Pode parecer utópico almejarmos um dos 4/5 melhores treinadores da actualidade, mas o Benfica, a sua história de conquistas exigem-nos isso. Exigem-nos ambição! E a nossa mística cativa qualquer um. Não será por dinheiro que o objectivo Klopp não se concretizará, não é isso que o move. Mas, caso se queiram discutir números, só em marketing e publicidade tínhamos muito por onde angariar patrocínios e investidores. A Sagres, a nossa Sagres, tinha aqui um filão:




O treinador alemão acaba de recusar o Marselha, diz-se mesmo que está à espera de um grande clube da Premier League ou do....Bayern de Guardiola. Guardiola que elegeu Klopp como o melhor adversário. Klopp esteve 7 anos no Dortmund e revolucionou o clube por completo, perdendo várias vezes os melhores jogadores e tendo sempre equipas e futebol competitivos. É o homem que o Benfica precisa!

É difícil convencê-lo ? Acredito que sim. Como também acredito que um alemão adoraria viver em Lisboa e abraçar um projecto histórico e competitivo. Não sou eu que o tem de convencer, é o Benfica e os seus dirigentes. A mim resta-me divulgar a ideia:


http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT78207


Assinem a petição, divulguem a hashtag #QueroOKloppNoBenfica nas redes sociais e espalhem a palavra. Pode até ser infrutífero, mas se concordam com a solução Klopp façam um favor a todos nós e permitam-nos sonhar assinando a petição. Não custa nada, é simples, barato e quem sabe se não dá milhões...





#QueroOKloppNoBenfica
#EPluribusUnum

domingo, 23 de agosto de 2015

Surpresa ? Surpresa foram os 4-0 ao Estoril

3 jogos oficiais: 2 derrotas e uma vitória. Só fizemos golos num jogo, e da pré-época nem falo, meia dúzia de jogos sem uma única vitória e horas (!!) sem fazer golos a ninguém. Era esse o "cartão de visita" de Rui Vitória, portanto as exibições e resultados "nos jogos a doer" não podem surpreender ninguém.

«Um carro não anda mais por ter muitas rodas à frente»  - Rui Vitória, 30.07.15

A frase faz todo o sentido e aplica-se na perfeição ao futebol, não é por meter mais e mais avançados que se criam mais oportunidades ou se fazem mais golos. Pois bem, o very affable chap do Rui Vitória não leva as coisas à letra e quando se vê apertado, note-se, a perder, a nuance táctica do seu Benfica resume-se a charutão para a frente e fé em Deus.

Vitória nunca imprimiu um modelo ofensivo, ou melhor, de ataque continuado nas suas equipas. Ok, eram equipas menores, mas há muito bom treinador que o faz (e fez) mesmo em equipas de menor nomeada, e remito-me à nossa Liga para não pensar muito: Paulo Fonseca, Marco Silva e Conceição entre outros.

O que se esperava de Vitória era, pelo menos, uma boa consistência no bloco defensivo. Pois bem, já permitimos mais oportunidades de golo em 3 jogos do que para aí numa meia época do Jesus. Na Luz então essas situações eram raríssimas. Não fosse o Júlio César e teríamos um score negativo arrepiante, porque sofremos várias situações de 1x0 !

Surreal não é ?? Uma equipa bicampeã, recheado de futebolistas geniais não só é incapaz de fazer golos como sofre imenso para não permitir oportunidades aos adversários. E estamos a falar de equipas portuguesas (Sporting, Estoril e Arouca), quando o nível subir um bocadinho...nem quero pensar. Mas se calhar jogamos na retranca e fica 0-0 (ou perdemos por um).

Na pré-época 09/10 Jesus convenceu-me rapidamente, e mesmo depois do empate - injusto - na jornada inaugural da Luz (1-1 frente ao Marítimo) aplaudi a equipa e fiquei com um sorriso na cara: tínhamos equipa! Hoje em dia sinto frustração até nas vitórias, ou devia dizer vitória (singular) porque só temos uma.

Já tinha visto tudo de Vitória antes de chegar ao Benfica. Mas atenção que ele já esteve na Luz, treinou os juniores 2 anos. No primeiro perdeu o Campeonato na última jornada para o Sporting de Paulo Bento. E perdeu-o com uma roubalheira do então pouco famoso João Capela que anulou um golo (seria o 0-2) ao Benfica onde a bola bateu na rede - dentro da baliza!! - e saiu.

No segundo ano como treinador dos juniores do Benfica nem sequer se apurou para a fase final somando 9 (!!) derrotas. Elucidativo não ? Era outro Benfica, não havia CFC e provavelmente não teríamos a qualidade de jogadores nas camadas jovens que hoje exibimos. E porque também não havia BTV e eu não tenho presente a qualidade desses jogos, portanto não posso adiantar muito mais, mas os registos dão que pensar.

Já havia dito que, com sorte, se pode ganhar um jogo mas não todos os jogos. Contra o Estoril deu, contra um Arouca em campo neutro já não. Lito Vidigal deu um nó a Rui Vitória e lá voaram 3 pontinhos. Há com certeza quem pense que as coisas se irão compor e blá blá blá, não sei se é fé pura ou recusam ver as evidências. O Benfica joga pouco, não é sólido, não tem magia no ataque, enfim são 11 tipos que vão lá para dentro para ver no que dá.

O Vitória pode ser muito boa pessoa, ser didáctico, ser um bom elemento de equipa mas não tem mãos para este Ferrari. Não tem, ponto final. Não há passes de mágica que tornem incompetentes em sumidades. Os jogadores - muito bons - taparão algumas debilidades nalgumas situações mas sozinhos não vencem. Recordem a auto-gestão da melhor equipa do Mundo da altura (Barcelona) quando o Tito Vilanova desapareceu do banco. Qualquer equipa precisa de um bom treinador e o Benfica não o tem. Vieira terá o episódio de Fernando Santos na mente, mas isto não vai acabar bem para o Benfica, a pressão que praticamente desapareceu da Luz nos últimos 6 anos vai aparecer em força, os jogadores serão afectados (a bola vai queimar e muito), o treinador queimado e até Vieira , se se demorar muito, sairá chamuscado. Mas pior que tudo, é o Benfica quem perderá com toda essa situação. Vão regressar os anos zero dos projectos desportivos ??

E sabem o que dói mais ? É termos um Porto com um labrego como treinador que seria cilindrado se tivessemos um gajo minimamente competente e conhecedor do futebol português. E até JJ, que é o melhor treinador, tem pior plantel que Benfica e Porto e só lutará pelo título se Benfica e Porto forem cegos com os treinadores (como parece que estão a ser).

Do jogo de hoje não me apetece dizer grande coisa, só duas excepções: grande Victor Andrade, jogador à Benfica do antigamente, joga com a alma e dá tudo pelo Cllube; esta coisa de meter Ola John (e eu fui dos que acreditou muito no holandês) para ver se o vendemos acaba no próximo fim de semana, certo ?




Quem nasceu para ser lagartixa, nunca chegará a jacaré

sábado, 22 de agosto de 2015

A Twilight Zone do futebol português

«Tivemos uma proposta de 30M pelo Alex Sandro mas recusámos porque a cláusula é de 50M»

«Quando o campeonato começar será jogador do Porto por mais épocas além de 2016»



A verdade já todos sabemos, mas isto foi dito numa espécie de jornal e teve honras de capa e tudo. Não foi dito há 10 anos atrás, nem 10 meses, foi no fim de Julho de 2015!! Aliás, depois dessa espécie de entrevista, houve várias capas a dizer Alex Sandro renova amanhã, esta semana, hoje, etc. e na verdade eram tudo balelas. Creio que só A Bola escreveu várias vezes que a situação estava longe de ser garantia absoluta de continuidade, bem pelo contrário.

Que diziam então os nossos jornais desportivos disto ? Nada. Andavam a encher páginas com os kgs a mais do Taarabt. Um gajo que em toda a última época (14/15) fez 7 jogos. Não deve servir de desculpa para o excesso de peso com que se apresentou, mas é mais relevante andar dias a fio a falar da dieta de Taarabt (até duma dispensa se falou...) que analisar com frontalidade e carácter as MENTIRAS que os obrigam a engolir e escrever.

Mais, vender gajos a 6 meses de poderem sair a custo zero por 31 e 26 milhões de euros não vos parece suspeito ?? Ou será que os dirigentes de Madrid e Juventus são todos pategos que não se importam de ser comidos por lorpas ? São milhões da treta para parafrasear a Rainha de Inglaterra, que cada vez mais dá azo à denominação. Passou-se do catolicismo ao anglicanismo, e vendo bem, quando falamos de um conclave fora da lei, onde a regra que impera é a deles, penso que o anglicanismo se adequa.

Mas as tretas não acabam por aqui. Além do CEO (modernices auladas para dizer capataz ou vice gerente da Caixa...) estar indiciado por crimes e continuar em funções "executivas", o clube com a massa salarial mais elevada de sempre no futebol português continua sem conseguir apresentar um patrocinador oficial para a equipa de futebol. Curioso não ? Se tudo o resto correr mal...apostem na revigrés ou...Calor da Noite.


Querem mais incongruências ? Há poucos meses o Flopetegui veio a terreiro dizer que «Mourinho tem muita experiência e acerta muito no que diz» depois do português ter dito que o basco devia continuar a treinar o Porto. Menos de 2 meses depois, o mesmo Mourinho criticou Porto e Sporting pelos gastos excessivos. Alguém ouviu uma palavra a Flopetegui ? Alguém ouviu um jornalista questioná-lo sequer sobre o "Mourinho acerta muito naquilo que diz" ?? Pois...


Mas o circo não acaba aqui.

O Benfica joga amanhã em Aveiro frente ao Arouca. Por incrível que pareça, desta feita não houve crónicas nem choradinhos dos adversários pelo facto do Benfica não jogar na vila de Arouca. O Presidente dos arouquenses decidiu fazer dinheiro com a visita do Maior e mudou o local do jogo. O ano passado devia estar cheio de dinheiro porque jogámos em Arouca numas bancadas amovíveis com pouca segurança.

Agora pergunto eu, o ano passado não precisou do dinheiro porque o garantiu de outra forma ?? Os adversários que sempre nos atacam nestas situações agora não estão preocupados com o campo neutro ?? Só se preocupam quando vêem o título fugir-lhes ? É que são 3 pontos na 2ª jornada ou na 30ª.

Enfim. É isto o futebol português, uma cambada de invertebrados, de jornalistas coniventes e uma contínua tentativa de branquear os outros e procurar algo por onde atacar o Benfica. Culpa da nossa incontornável grandeza digo eu, que gerará sempre ódios e invejas. Cabe-nos a nós benfiquistas esclarecer a verdade.

terça-feira, 18 de agosto de 2015

O futuro é nosso



Pai do Sporting. Mãe do Sporting. Filho do Benfica.

Diz o puto que o Sporting é coisa do passado, mas tem a categoria e o fair-play de ir a Alvalade divertir-se. Grande miúdo. Grande benfiquista.

domingo, 16 de agosto de 2015

Nelsinho e mais 10

Ok, estou a exagerar um pouco porque houve mais gente com nota positiva: Júlio César, Talisca e Vitor Andrade, por exemplo. Mas não exageraria se o título deste post fosse Estrelinha de Campeão na 1ª jornada.

Ganhámos 4-0 (quatro golos no último quarto de hora) mas a história do jogo é muito mais que isso. O Estoril entrou muito forte e a pressionar alto, dispôs mesmo das melhores oportunidades da primeira parte. Valeu um enorme Júlio César, que já no segundo tempo fez uma defesa impossível que negou o 0-1 e provavelmente mais um resultado negativo para nós face ao que se vira até ali.

Tenho dúvidas em 2 lances de penalidade para o Estoril (com 0-0) mas pareceram-me ambos bem julgados: contactos leves e consequente queda desproporcionada. Já no penalty que nos favoreceu parece-me que a bola bateu na barriga do Matheus (filho do Bebeto, a quem o brasileiro dedicou um festejo famoso no Mundial'94) e não vi mão nenhuma.

Quanto ao jogo foi mais do mesmo, um Benfica pastoso, manietado e sem soluções. Teve o dom Rui Vitória, desta feita, de ter feito boas substituições que mudaram bastante a história do jogo. Talisca foi espetacular. Tem uma qualidade superior e será engraçado ler os jornalistas amanhã depois de o terem enxovalhado no último domingo ("está de férias", "jogou zero", etc). Talisca joga muito, ponto. Mas pode jogar mais ou menos consoante as ordens que o treinador lhe dá e o local do terreno que ocupar. Aquele pé esquerdo é fabuloso e Talisca será um jogador de eleição, não tenho a mínima dúvida. Oxalá continue connosco bastantes anos. Craque!

De Júlio César só se pode esperar categoria. Hoje safou o Benfica várias vezes e mostrou que é um dos grandes GR mundiais, faz tudo bem. Diz-se que uma equipa top tem que ter um GR e um '9' de eleição. Guarda-redes já temos, um número nove ainda não sei...

Hoje o '9' foi Mitroglou. Completamente fora de forma (não sei que raio de pré-temporada fazem os gajos do Fulham...) e - outra vez - um corpo estranho à equipa. Dei por ele num falhanço foleiro já depois dos 60 minutos. Mas - e este mas não é de somenos - foi ele que abriu o marcador com um golo...à Cardozo. Isto é, estava no sítio certo para encostar. Mitroglou será a referência, o pivot deste Benfica 15/16, mas tem que melhorar muito ainda porque Jiménez está à espreita. O grego tem coisas de jogador de área como Cardozo e tem olfacto goleador como a lenda paraguaia mas isto são apenas conjecturas minhas porque a amostra real, para já, é curta. Espero que o "festejo à Mitroglou" vire moda em Portugal este ano. Era bom sinal.

Gostei muito mesmo do Vitor Andrade. A forma explosiva e carregadinha de alma com que entrou no jogo deve tê-lo deixado mais extenuado que companheiros seus que fizeram os 90 minutos. O miúdo queria ir a todas, disputava todas, corria para trás, para a frente, para os lados, uff, cansava e empolgava só de ver. Mas aquele sangue na guelra puxou pelos jogadores, puxou pelo público, e confesso mesmo que aquele cruzamento de primeira para o terceiro golo foi o momento em que me levantei entusiasmado pela primeira vez em todo o jogo (isto até ao golaço que foi o 4º).

O Vitor chegou do Santos (onde além de grande promessa vivia com rótulos de 'novo Robinho' e 'novo Neymar') e foi para a equipa B disputar uma segunda liga bem diferente do futebol brasileiro. Nunca se queixou, nunca amuou, foi jogando e evoluindo pouco a pouco sempre humilde e com um sorriso. Nunca teve hipóteses com Jesus (que eu me lembre...) mas nunca baixou os braços. Hoje - depois de nem ter sido chamado à pré-temporada - teve a sua chance e não defraudou. Mostrou aquilo que deve ser um suplente: os minutos que jogar - 5 ou 50 - têm que ser a alta rotação. Vitor Andrade entrou com alma até Almeida e foi recompensado, grande jogo e talvez a garantia de um lugar no plantel principal.

Mas aquele que enche as medidas é Nelsinho. Outro grande jogo de Nélson Semedo (chegou para a equipa B vindo do Sintrense pelas mãos de Norton de Matos se não estou em erro) culminado com um golaço depois da enésima genialidade de Nicolás Gaitán. O Semedo faz-me lembrar o Miguel, aquele Miguel empolgante quando surgiu a defesa direito. Velocidade, técnica, sprints, o miúdo tem tudo para ser um caso sério no futebol português, no Benfica e na Seleção.

Para quem, como eu, acompanha a equipa B, a qualidade do Nélson Semedo não é novidade nenhuma. Aquilo que estão agora a ver ele já fazia semanalmente na época transacta. Aquilo que me tem surpreendido é a tranquilidade (o despeito até) com que ele enfrenta rivais de primeira divisão. Não treme, não tem medo de "partir para cima" e não presta vassalagem a nenhum adversário. Se um miúdo acabado de chegar ao bicampeão nacional já se comporta assim...mal posso esperar para ver o Semedo lá para meio da época.

Contas feitas demos 4-0 (líderes) a um grande Estoril (que me surpreendeu imenso, excelente equipa) mas continuamos a jogar pouquinho. Depois de não sei quantas horas sem fazer um mísero golo, fizemos 4 num quarto de hora. Agora resta trabalhar. E trabalhar. E trabalhar. Muito! Porque temos demasiados bons jogadores para jogarmos tão pouco.

P.S. - estamos a assistir aos últimos passes de mágica do Nico Gaitán entre nós, aproveitem e compareçam Domingo em Aveiro para ver o astro argentino. Para ver o Gaitán, para ver o Benfica e para vencer, como sempre.

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Sem cérebro, sem fio de jogo, sem treinador e sem Supertaça

O Benfica perdeu o primeiro troféu da época de forma justa. Não foi melhor que o Sporting em nada e nem sequer mostrou o coração a que apelei antes do desafio. Porque para mim era claro - antes do jogo - que se a lógica imperasse, o Sporting venceria. Mas o Benfica é o Benfica! E este Clube já nos habituou a tornar possíveis os impossíveis, portanto, mesmo sabendo que não é num passe de mágica, entenda-se uma semana de treinos, que as coisas passam do mau ao bom, alimentava a eterna chama imensa que no final pudessemos vencer (mesmo que o lado racional me dissesse o contrário).

Não aconteceu. Nem esteve perto de acontecer.

O que vimos do Benfica foi uma continuação daquilo que a pré-época já tinha demonstrado: jogamos muito pouco, não fazemos um golo nem ao arco-íris e os 11 jogadores parecem completamente perdidos e desligados uns dos outros. Não há fio condutor, não há uma ideia de jogo, às vezes pergunto-me se cada um dos nossos jogadores tem bem definidas as suas funções no terreno face a uma aparente dislexia de todos eles.

Acho que o único aspecto positivo foi mesmo a titularidade de Nélson Semedo. Saltava à vista que era o único lateral do plantel com velocidade e técnica para ser uma verdadeira mais valia ofensiva. Esteve bem Rui Vitória ao dar-lhe a merecida titularidade. De positivo acho que ficamos por aqui.

Vamos então a tudo aquilo que me pareceu errado (e foram muitas - demasiadas ? - coisas). Primeiro, acho que Rui Vitória foi comido de cebolada por Jesus antes, durante e depois da Supertaça. Quando JJ diz que Vitória não mudou nada, estaria ele num mind game para que o treinador do Benfica abandonasse o modelo (4-4-2) e as rotinas da equipa do Benfica by Jesus ?? Se foi o caso, Vitória caiu no engodo.

Vitória adoptou um 4-2-3-1 para surpreender tacticamente Jesus (o que não aconteceu) ou para tentar negar as palavras de JJ ? Qualquer que seja a resposta não resultou.

O jogo.

O Benfica entrou no jogo verdadeiramente nervoso. Não me lembro de ter esta sensação numa final (ou coisa que se assemelhe) com o Benfica: Dragão, Chelsea, Sevilla, Guimarães, Rio Ave, etc., não recordo um Benfica de tal forma receoso que esse "medo" era visível em toda a gente. Demorámos uns bons 15 minutos a finalmente estabilizar os batimentos cardíacos.

Lembro-me de ler alguns benfiquistas dizerem que haveria quem no Benfica (jogadores) estivesse muito motivado para bater o Sporting de Jesus. Não vi nada disso, vi sim um JJ e os seus jogadores hiper motivados para uma espécie de vingança ou marcar de posição que se foi escrevendo ao longo dos 90 minutos. E parece-me óbvio que Jesus queria provar quem quem ganhava era ele, que a "estrutura" era ele. No primeiro round venceu aos pontos...

Outra coisa que me fez muita impressão, Mitroglou fez um ou dois (?) treinos com a equipa e além de ser convocado (!) é a primeira opção de ataque (!!) da equipa ?? Isto depois de Jonathan Rodríguez ter sido aposta constante na pré-época ? Muito mal tem que estar o Benfica quando um gajo faz dois treinos e aparece logo a jogar. Só se fosse o Messi eu tolerava isso, não sendo parece-me: i) má gestão desportiva do grupo; ii) má gestão de Jonathan Rodríguez, que foi descartado por um concorrente caído do céu; iii) má gestão do próprio Mitroglou que, obviamente, não tinha qualquer conhecimento da equipa e dos colegas e acabou por demonstrar isso mesmo, um corpo estranho à equipa.

Dirão alguns que aquele tipo de '9' como Mitroglou não existe e que o grego seria uma alternativa única e interessante para o jogo. Diria que sim se ele não tivesse chegado na véspera e já levasse uma dezena de treinos de conjunto. Fica a ideia de Jonathan ser para encher chouriços e que Mitroglou é que é o salvador da pátria. Não gostei.

Como achei que o Guedes devia ter substituído o Ola John muito mais cedo. O Ola tee coisas interessantes, mas mostro uma enervante displicência que, infelizmente, já se tornou imagem de marca do holandês. O jogo pedia nervo e acutilância, John era pastoso e desmoralizante. Guedes trouxe, como se esperava, alguma raça e vivacidade ao jogo, pena que tenha tido poucos minutos.

Dos 90 minutos não me apetece falar muito, além de Semedo, o craque (único ?) desta equipa chama-se Nicolás Gaitán. É o gajo que verdadeiramente tem aquele plus dos craques, o tipo que pode sim ganhar um jogo sozinho, e actualmente não temos muitos desses. Se calhar não temos mesmo nenhum além do argentino.

E isto leva-me a outro aparte. Sendo praticamente seguro que Gaitán vai ser vendido este mês, acho que o Benfica devia esquecer os avançados (Mitroglou & Jiménez) e "apenas" trazer 2 jogadores: Fábio Coentrão e Lazar Markovic. Eram os únicos jogadores que eu contrataria esta época.

De regresso à Supertaça, foi deprimente (como os jogos com o America e Monterrey) ver um Benfica totalmente bloqueado e sem uma única ideia de jogo para além do chuveirinho. Foi mau demais. Mas o pior é que nem foi surpreendente para quem assistiu à pré-época com olhos de ver.

Para o final ficaram as declarações de Vitória que parecia ter jogado "apenas" a primeira jornada de um longo Campeonato. Não Rui, não empatámos em casa com o Estoril (cruzes canhoto), perdemos um troféu e não há margem de manobra, esta já foi. Aquela coisa do "no final vamos ver" não se adequa de todo a este jogo. Como não se adequa o teu amuo com o JJ ou lá o que foi aquilo. Já não tinha gostado das declarações cautelosas do pré match e menos gostei das esperanças que depositas no futuro. Precisávamos de um murro na mesa ANTES do jogo, ou mesmo no fm, algo como: «o Benfica vai mostrar porque é bicampeão. Estamos muito tristes mas vamos responder de forma clara e exemplar». Até um "o Estoril vai pagar as favas" seria mais interessante.

Mas se calhar Vitória não fala assim porque não sente a equipa com condições (ainda, espero eu...) para arrasar ou convencer. E se calhar os jogadores também não sentem (ainda...) que estejam no rumo certo. Os adeptos estão cheios de dúvidas, a amostra é horrível, a esperança baseia-se mais no lado emocional e menos no racional para acalentarmos um final feliz para todos nós benfiquistas.

Sou-vos sincero, não me custou muito perder a Supertaça, o que me doeu foi ver o jogo colectivo (?) inexistente do nosso Benfica. Foi vislumbrar - outra vez - aquele Benfica trapalhão e desconexo dos piores anos que sofria imenso para vencer um joguinho e que raramente participava nas decisões. E não é com contratações que isto se endireita. Ou Vitória tem um golpe de génio e demonstra que tem mãos ou o futuro será sombrio...

Enfim, resta-nos apoiar, resta-nos acreditar e Domingo temos nova oportunidade. Com todo o pessimismo que Rui Vitória trouxe ao meu horizonte de expectativas....continuamos a ser o Sport Lisboa e Benfica!

E PLURIBUS UNUM


segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Comigo vão jogar metade, e se calhar METADE é muito!

Em Portugal toda a gente fala de futebol, advogados, cozinheiros, médicos e relações públicas. 99% desses experts nunca deu um chuto numa bola (alguns até as regras desconhecem...). O "jornalista desportivo", no geral, sabe pouco mais de jogo jogado, de táctica e de futebol a sério. Talvez por isso se tenha entrado num "canto de sereia" onde a organização do Benfica é de tal forma TOP que será a principal responsável pelas vitórias e títulos do Clube.

Dá jeito é ter bons jogadores e sobretudo um bom TREINADOR.

Durante 6 anos a "estrutura" (arrepios) do Benfica teve um nome: Jorge Jesus. Durante 6 anos tivemos um Midas que parecia fazer de qualquer um jogador de futebol, que tornou o impossível possível e que mostrou a muito boa gentinha o que era e sempre deveria ser o futebol do Sport Lisboa e Benfica: ataque, ataque, ataque e golos, muitos golos!

Jesus é treinador de futebol da ponta dos pés à ponta das madeixas. Respira futebol 24 horas por dia e treina como muito pouca gente (estará, certamente, entre os 5/10 melhores treinadores da actualidade). Com as capacidades brutais de Jorge Jesus também vêm os defeitos, mas para mim nenhum desses defeitos são tácticos ou relativos ao crescimento de uma equipa de futebol.

Os jornalistas da vida airada (e muito boa gente - benfiquistas incluídos - entrou nessa onda) acharam que Jesus era apenas uma peça da organização e não A peça. Escrevia-se que JJ teve o que ninguém nunca teve e que com aquilo que lhe colocaram à disposição "só" tinha que ser Campeão (ainda este fim de semana, Manuel Machado, disse que Marco Silva ou Lopetegui seriam campeões caso treinassem o Benfica 14/15). Inserir gargalhada.

E portanto como o mérito era da organização benfiquista, troca de despachar o melhor treinador que passou pela Luz desde Eriksson (dizem que até é o mais titulado da nossa história. Dizem.) e....e sei lá, seja o que Deus quiser.

O erro histórico (RAP dixit), para mim, passa mais pela contratação de Rui Vitória (o very affable chap, como lhe chamaram os comentadores da Fox Sports) que pela saída de Jesus. Marco Silva, Paulo Fonseca, Sérgio Conceição, qualquer um destes já mostrou que é muito mais treinador, aliás, até Hélder Cristóvão ou José Peseiro me teriam entusiasmado mais (para perceberem bem o meu nível de excitação perante a aescolha de Rui Vitória).

Não dava para trazer Guardiola, Simeone, Klopp ? Ok. Mas Rui Vitória ?!?? Nada pessoal contra o homem, parece genuínamente boa pessoa, mas como treinador não é iluminado nenhum, aquilo que ele mostra agora ao comando de um Ferrari sempre mostrou quando conduzia um Ford ou um Opel. Modelo de jogo curtíssimo para um clube da dimensão do Benfica!

Mas o Jesus era uma merda e havia que apoiar.

Abstive-me de publicar o meu real entendimento sobre o very affable chap porque todos merecem o benefício da dúvida e não gosto de criticar "só porque sim". Tinha as minhas (enormes) dúvidas mas resolvi deixar o homem trabalhar. Um mês depois os resultados (o score mas sobretudo o nível exibicional) conseguem ser piores que qualquer coisa que tivesse acontecido num pesadelo.

O melhor que este Benfica by Vitória (ahahahah) conseguiu foram os primeiros 45 min da época frente ao PSG. Aí ainda consegui ver muita mecanização do Jesus e o Benfica não parecia abalado pela saída do seu treinador.

Desde esse jogo até hoje caímos a pique. Quando normalmente as pré-épocas são em crescendo (a nível exibicional) e os últimos jogos são bastante melhores, neste Benfica 15/16 sucedeu o contrário. A equipa joga substancialmente pior em TODOS os sectores, repito, TODOS!! Parece algo impossível ou exagerado mas juro-vos que não é.

Nem vou pelos resultados, mas eles servem para dar umas pistas. Perder 3-2 com um PSG versão equipa B, depois de estar a vencer 1-2 (e até foi o nosso melhor jogo); 0-0 com uma Fiorentina do Paulo Sousa (jogámos com 10 e tal...); perder 2-1 com uns americanos do meio da tabela que jogaram com 1 ou 2 titulares e que apesar da boa vontade e capacidade física eram uma equipa ridícula (jogou um gajo de 16 anos contra nós porque o jogo nem era importante para eles); 0-0 com os mexicanos do América naquele que terá sido o pior jogo do Benfica em mais de uma década (amigável e oficial).

Da tragédia de ontem (ou hoje) não me apetece dizer nada além disto: Nélson Semedo.

- Viste o Monterrey - Benfica ?
- Vi, salvou-se o Nélson Semedo.

E é isto. Do primeiro jogo da pré-época para o último a equipa não evoluiu, zero. Aliás, parece-me bastante pior. Deixou de ter mecanismos, a defesa está constantemente a ser ultrapassada, não existem linhas de passe para eles e cá vai chutão (não foi o Vitória que disse que não suportava que os médios vissem o jogo sempre de olhos no ar a ver a bola passar ?). O ataque (?) não existe, de vez em quando aparece um médio (!) na área. UM! Jogo pelas alas, que é isso ? Com os jogadores que tem à disposição, Vitória tinha que fazer muito mais. Mas muito mais mesmo!!

Enfim, a equipa joga metade do que jogou contra o PSG e parece estar a milhas do Benfica de JJ. Vitória fez o impensável (ele que não era «tolinho para estragar o que de bom estava feito»), num mês obliterou toda e qualquer marca do futebol empolgante do Benfica dos últimos 6 anos. Esqueçam as vitórias "garantidas" na Luz, as goleadas ou o baixo número de derrotas no Campeonato, parece estar de volta aquele Benfica medonho sem raça, crer ou ambição, isto em vésperas de uma Supertaça que Jesus deixou "alinhavada"...

Pontos positivos ? Continuamos a ser o Sport Lisboa e Benfica e para nós benfiquistas não pode nunca haver limites. Se houver milagre (é a palavra que me ocorre e penso que se adequa) talvez daqui a 6 dias conquistemos um troféu (a um só jogo) mas não se iludam, nas provas de regularidade os milagres e a sorte não chegam.

Não prevejo um futuro nada risonho para Rui Vitória e por consequência para o nosso Benfica. Nunca desejei tanto na vida estar enganado.