sábado, 23 de maio de 2015

Espectacular !

Em 1990/1991, o Benfica recebia o Beira-Mar no Estádio da Luz, na última jornada, virtualmente campeão. Houve grande festa e havia ainda o desejo de ajudar Rui Águas a sagrar-se melhor marcador do Campeonato.

Nas Antas, Domingos fazia 4 (!!!) golos...(gostava de ver essas imagens...) e Rui Águas precisava de um golo para vencer. Nos últimos 3 minutos da partida, a RTP2 transmitiu toda essa emoção em directo e todos pudemos assistir à loucura que se viveu no Estádio da Luz naqueles instantes finais. Rui Águas marcou mesmo, no último minuto, e todos vibrámos numa comunhão única, como se de um título se tratasse.

Hoje, (apesar de termos direito a 90 min e não apenas 3) tive um dejá-vu dessa tarde de 1991. O público da Luz entusiasmou-se de tal maneira que naqueles minutos finais parecia reviver a emoção daquela conquista de 90/91.

Desta feita não pode ser, e não foi por culpa nossa ou do Jonas que marcou mesmo, mas foi-lhe incrivelmente anulado um golo legal (já para não falar na surreal atribuição de um auto-golo no Bessa a...Jackson Martinez), enfim...

Para quem quiser rever a festa de 90/91 e a classe de Rui Águas (no campo, mas sobretudo nas palavras) pode clicar neste link


Espectacular foi também ver a alegria genuína daquelas crianças benfiquistas que há uma semana atrás viveram um pesadelo. Enorme Vieira e Enorme o Benfica ao proporcionar - provavelmente - a maior alegria daqueles miúdos na sua curta vida, e sobretudo depois do trauma de Guimarães.

P.S. - fiquei com a sensação que para o ano teremos Jorge Jesus e Danilo (Marítimo) na Luz...

P.P.S. - na época passada, e depois de uma pré-época onde foi o grande destaque, Eduardo "Toto" Salvio lesionou-se em Alvalade, no fim de Agosto, quando se falava que aquele poderia ter sido o seu último jogo pelo Benfica pois ia transferir-se para o estrangeiro (Zenit provavelmente). Voltou muito perto do final dessa época gloriosa e partiu um braço no jogo do título, o que além de o ter impedido de comparecer no Marquês, terá impedido nova transferência. Hoje, e de novo na festa do título, Salvio volta a lesionar-se e numa altura em que se noticia que já estará "vendido". Veremos se é nova lesão a manter o argentino entre nós ou se, desta feita, não terá sido tão grave.

terça-feira, 19 de maio de 2015

10 anos depois...Tiago Caeiro fez de Joeano

Joeano

Tiago Caeiro


22 de Maio de 2005, o Benfica jogava no Bessa e só precisava empatar (o que aconteceu) para ser campeão. No Dragão, o Porto recebia a Académica e seria campeão SE vencesse e o Benfica perdesse. Qualquer resultado que não fosse a vitória dos portistas entregava automaticamente o título aos encarnados.

Tal como o golo de Tiago Caeiro do Beleneneses (17 de Maio de 2015), o golo de Joeano (Académica de Coimbra) fez o empate e surgiu quase no final do jogo (85' no Restelo; 89' no Dragão). Ambos os lances surgem no lado esquerdo da defesa portista e ambos despoletaram a loucura nos Estádios onde o Benfica jogava.

Quem não se lembra do festejo de Luisão no Bessa (ainda o jogo decorria) quando o barulho das bancadas vestidas de encarnado anunciava o "golo do título" no Estádio do Dragão ?

É verdade que em ambos os casos, o Benfica tinha tudo para ser campeão sem precisar da ajuda de terceiros, mas efectivamente são dois nomes que - pelos menos para mim - me trarão sempre boas recordações.

E há ainda outro ponto em comum, a fabulosa noite que se viveu na cidade do Porto (vestida de encarnado) nesses dois títulos emblemáticos.


P.S. - a equipa do título de 2004/05 acabaria por perder uma final (TPortugal) depois dessa conquista. Esperemos que em 2015, o Benfica não vacile e feche estes últimos 2 anos com 6 conquistas no bolso.

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Vídeo motivacional 2014/2015



Dos muitos vídeos excelentes, gostei particularmente deste, do Pedro Vicente. Congrats!

https://www.youtube.com/channel/UC6sfk7nwYvPBRYilPAiVRQg

sábado, 2 de maio de 2015

Como se diz 34 em espanhol ? MA - NI - TA!

Como havia dito, o Porto ainda não tinha desistido do título e apostou forte num tropeção do Benfica hoje em Barcelos. Usou todos os meios possíveis e imaginários, sobretudo o jornal oficial do clube (O Jogo), com uma capa embaraçosa a ultrapassar o mínimo aceitável, de forma a pressionar o árbitro.

O Benfica deu um chapadão de 5 dedos a toda essa cambada, da maneira como faz sempre: dentro do campo, de forma limpa e justa. 0-5 num campo e numa altura da época difícil demonstram a categoria e a ausência de nervosismo dos campeões nacionais.

E são estas as vitórias que mais doem aos anti-Benfica: esmagadoras e imaculadas. À Benfica, portanto. Um jogo muito conseguido da parte de toda a gente, concentração elevada e brio profissional nos 90 minutos.

E este era mesmo o jogo do título, com esta vitória, temos as portas do bi-campeonato escancaradas. Mas há que vencer e quanto mais depressa nos sagrarmos campeões...melhor.

Destaco um pormenor que se ouviu na transmissão, aos 88 minutos e com o resultado feito, Júlio César berrava assim:

Vamos Eliseu! Concentração até ao fim, Eliseu!

Isto para mim demonstra muito o carácter desta equipa e sobretudo do enorme GR que é Júlio César. Alguém que sabe todos os segredos da baliza e que já venceu praticamente tudo a nível de clubes. É com homens destes que o Benfica será maior. Com Júlio César (que considero o único reforço melhor do que o jogador que saiu), Luisão, Maxi (alma até Almeida) e tantos outros ases que honram os nossos pergaminhos.

Quanto ao árbitro Capela, não se deu por ele e não teve qualquer influência no resultado. Mas acerca da pressão e choraminguice dos rivais do Norte, fica aqui um artigo interessantíssimo do blog Influência Arbitral:

http://influenciaarbitral.blogspot.pt/2015/05/lopetegui-critica-o-arbitro-joao-capela.html


P.S. - Joel Rocha, o treinador de futsal do Benfica, ameaça tornar-se num caso sério no panorama desportivo nacional. Depois de ter vencido a fase regular, pode amanhã vencer a Taça de Portugal depois de hoje eliminar o Sporting. Aqui ficam algumas palavras dele para ouvir e não esquecer:


sexta-feira, 1 de maio de 2015

Pablo, Pablito Aimar






Sempre um prazer ouvir um dos génios do futebol mundial. A humildade, a classe de Pablo Aimar continua no discurso como estava sempre na cancha em que entrava.

Notas:

Com o tempo foi aprendendo e percebendo a importância dos treinadores. E sobretudo a capacidade dos treinadores convencerem os jogadores e a equipa. Depois de jogar como 10 ( enganche ) na Argentina surge num Valencia como um segundo avançado, encostado aos centrais, a lutar com defesas mais fortes, mais altos mas onde a sua missão era fazer golos ou assistências. E refere que o seu trabalho defensivo melhorou depois de JJ o convencer, mas refere que o treinador só consegue fazer isso (convencer o atleta) com humildade, liderança e conhecimento.

JJ percebe "muchísimo de fútbol" e consegue convencer os jogadores, mas não tanto como Bielsa (o treinador preferido de Bielsa). Bielsa convenceu-o que a ideia dele, o processo é o que os vai fazer ganhar. Apesar de ter vencido títulos com outros treinadores, para Aimar, o melhor é Bielsa, precisamente pelo convencimento que consegue transmitir aos seus atletas.

Fala do fanatismo dos benfiquistas em Lisboa (tem 4 filhos, 2 meninas nasceram mesmo na Capital) que mostrou pela primeira vez aos filhos a estrela que era o pai.

Menciona Di María que jogou pouco no início, tapado por Reyes, mas que sempre viu que era un fenomeno. Um futebolista alegre que é super estrela quando está concentrado, segundo Aimar.

Aimar é o ídolo de Messi (que lhe pediu a camisola em 2 ocasiões, num Valencia - Barcelona e muitos anos depois num Benfica - Barcelona), mas quem era o ídolo de Aimar ? Néstor Gorosito. Jogador argentino que começou no River Plate e que agora treina o Argentinos Jrs (onde debutou Diego Armando Maradona).

Revela também a lesão crónica na zona do tendão de Aquiles, que já o impedira de participar em pouco mais de uma dezena de jogos no último ano de Benfica. Fez 2 operações, tem 4 meses de repouso (já passaram 2 e meio) e esperemos que o Mago possa voltar a encantar "un último partido que sea". É incrível ver o sorriso de Aimar com a esperança de poder voltar a calçar as chuteiras para entrar no Monumental de Nuñez, oxalá isso suceda!

- Pablo, gostavas de ser treinador ?

- Gosto dessa parte de ensinar aquilo que aprendi, não sei se tenho essa capacidade de ser treinador mas vou tentar. Adoraria formar jogadores.